Enchentes: saiba o que fazer se o seu carro for atingido

 

A cena é triste, mas corriqueira. Todo ano no verão, chuvas torrenciais costumam provocar enchentes nas cidades brasileiras. Se você mora em grandes centros urbanos, corre o risco de um dia encontrar uma enchente no meio do caminho. Mas o que fazer quando você é surpreendido por um “rio” bem no meio da rua? Ou se deixou seu carro estacionando e quando voltou ele simplesmente estava boiando?

Continue lendo este post e confira dicas para atravessar uma enchente e o que fazer para recuperar o seu carro depois que o pior aconteceu.

Segurança

Se você estiver andando de carro pela cidade e perceber que o nível da água começou a subir, procure lugares mais altos como postos de gasolina ou ladeiras. Se não tiver nenhum lugar seguro por perto, procure espaços em que as lâminas de água estejam mais baixas e mantenha uma distância de aproximadamente cinco metros dos carros que estão na sua frente ou ao seu lado. Fazendo isso, você evita que as ondas provocadas pelos outros veículos atinjam o seu.

Tente checar se o nível da água não ultrapassou a metade da roda do seu carro, mas se tiver e você precisar fazer curvas, esterce o volante o mínimo que puder.

É muito importante manter uma velocidade baixa e constante e deixar o motor do carro em primeira marcha. A velocidade baixa vai ajudar a não formar mais ondas. Frear o carro no meio de uma enchente pode não ser uma boa ideia, já que o próprio movimento da água fará com que ela volte contra o veículo e entre pelo escapamento.

Correnteza

Você está cercado de água, sem ter para onde correr e o seu carro “morreu”. Nessa situação, você não deve tentar dar a partida, pois a água pode invadir os cilindros e causar um prejuízo enorme, pode até ser necessário trocar o motor dependendo do tamanho do estrago.

Permaneça dentro do carro, que deverá estar desligado, e espere a água começar a baixar. Se isso não acontecer, e a água começar a subir, você tem duas opções: tentar se agarrar em algo fixo ou ser levado com o carro. Na teoria, você terá mais chances se ficar dentro do veículo, já que é mais fácil a correnteza arrastar uma pessoa sozinha do que um carro.

Prejuízo

Depois de passado o pânico e a chuva, chegou a hora de fazer as contas e ver de quanto será o prejuízo. Se o estrago foi pequeno, uma boa opção é a higienização, que consiste em retirar os bancos e o carpete do carro para chegar ao feltro e à lataria, que nunca vão secar se não forem realmente expostos (o feltro deverá ser trocado por outro). Depois disso, são aplicados detergentes específicos para limpar e tirar o mau cheiro. O interior do carro só deverá ser montado novamente após alguns dias.

Mas saiba que: quanto maior o nível de submersão do veículo, mais caro será o conserto. Se a água atingir os assentos dos bancos, o prejuízo poderá ser ainda maior, e se o painel foi atingido não existem limites para o gasto, já que nesse caso o preço vai depender se o carro é importado e quantos airbags tem, por exemplo.

 

2013-12-13T17:06:00-02:0013 de dezembro de 2013|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?