Etanol: boas perspectivas para o futuro

A questão da produção do etanol no Brasil tem sido complicada faz algum tempo. Por esse motivo, diversas medidas em relação ao seu abastecimento foram e continuam sendo tomadas. Com isso, já é possível ver alguns resultados, uma vez que a oferta desse combustível será maior do que a prevista para o ano. Isso pode influenciar nos preços e eventualmente chegar a valores menores para o consumidor final.

Na região Centro-Sul, a produção pode chegar a 27 bilhões de litros, de acordo com a Copersucar, a principal comercializadora de açúcar do país. Sendo que esse volume é 29% maior que a safra passada, equivalente a 21 bilhões de litros. A empresa ainda deve destinar 57,5% da cana processada à produção de etanol e o resto para o açúcar. Porém, segundo o presidente da empresa Paulo Roberto, a previsão antiga era de 55% para a produção desse combustível.

Nesse momento, a grande vantagem é o clima. Segundo o diretor técnico da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), Antonio de Pádua Rodrigues, as chuvas registradas entre o final de maio e início de junho no Centro-Sul indicaram uma redução da sacarose na cana, o que significa que a produção do etanol é mais vantajosa do que a de açúcar. Outro fator é o preço do açúcar, que reduziu e tornou a produção do etanol mais atraente.

Outra medida que ajudou a indústria foram os recentes incentivos tributários, o governo zerou PIS e Cofins para esse produto em abril. Assim, 15 bilhões de litros serão etanol hidratado que é uma oferta maior do que o consumo interno. Em 2012, foram 10 bilhões de litros consumidos.

Para a exportação, a previsão é de queda devido à supersafra de milho nos Estados Unidos, sendo que o que for excedente será destinado ao Brasil. Se esse ritmo continuar, podemos esperar preços cada vez mais competitivos. O que você acha? Conte pra gente suas previsões sobre o abastecimento no país!

2013-07-17T00:00:00-03:0017 de julho de 2013|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?