Ipem-SP lança cartilha para postos de combustíveis

Sabemos que a concorrência entre postos é alta devido a sua grande variedade presente nas cidades e nas estradas. Outro fator que influencia é a sua localização, que pode gerar diferenças no perfil do consumidor e no movimento diário do posto. Unido à grande demanda de combustíveis, mais do que nunca os postos devem fazer uma boa manutenção em seus equipamentos, correndo o risco de serem autuados e consequentemente perderem lucros futuros.

Além de correr esse risco, existe a possibilidade de receberem multas da equipe de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), que faz vistorias periódicas. Ao mesmo tempo, os consumidores estão cada vez mais procurando seus direitos e chamando atenção para irregularidades nesse setor.

Para evitar essa situação, o Ipem desenvolveu uma cartilha para donos e funcionários de postos. Esse informativo tem a intenção de divulgar a melhor forma de manter os equipamentos encontrados nos postos de acordo com as normas técnicas do Inmetro.

Na realidade a cartilha foi desenvolvida em razão do aumento das reclamações de consumidores, uma vez que entre 2009 e 2010 foi registrado na Ouvidoria do Ipem um crescimento de 5%. Ressaltando ainda mais a necessidade dos postos evitarem pequenas irregularidades, sendo do interesse de cada empresário que seu estabelecimento continue em funcionamento.

O conteúdo dessa cartilha fala sobre técnicas que mantém em pleno funcionamento os equipamentos de um posto. Dentre eles, podem ser verificados desde as bombas de combustíveis até outros produtos e equipamentos. Tudo que é fiscalizado pelo Ipem pode ser encontrado na Cartilha de Bombas, incluindo também as técnicas de manutenção.

Acreditamos que essa cartilha não só auxiliará os empresários a conduzirem seus negócios sem problemas com a fiscalização, como também deve continuar o processo de conscientização dos consumidores. Assim, eles poderão cada vez mais evitar irregularidades e ajudar na fiscalização. Essas informações também podem servir de exemplo para os outros estados, embora essa cartilha seja iniciativa do Ipem-SP acredita-se que pode ser útil para os postos de todo o país.

Lembramos ainda que não são só os equipamentos e os combustíveis que são fiscalizados. Outros produtos também são verificados, como a loja de conveniência. Esses outros fatores também podem interferir no funcionamento do posto sendo que sua função principal, que é abastecer, pode estar com todos os aspectos em dia.

2011-04-20T09:37:00-03:0020 de abril de 2011|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?