Entenda a importância da manutenção preventiva para o seu carro

Você só vai ao mecânico quando encontra algum problema no carro? É realmente incômodo deixar seu veículo parado durante dias para revisão, mas, apesar do costume de se atentar ao conserto apenas quando um defeito aparece, é válido saber que podemos nos livrar de muita dor de cabeça fazendo a manutenção preventiva do carro.

Um dos problemas a ser evitado é o gasto empregado no automóvel, que pode ser muito maior sem a manutenção preventiva. Uma correia dentada, por exemplo, tem o preço médio de R$ 150, porém, caso não seja trocada no tempo certo, pode causar sérios danos no motor chegando a custar R$ 4 mil.

Outras partes do carro que merecem atenção são: limpador e lavador de parabrisas danificados, pedal da embreagem com falhas, correia mal fixada, lâmpadas dos faróis queimadas, e até vazamento de óleo. Todos esses detalhes são cuidados na manutenção preventiva do carro antes dos problemas surgirem, não sendo necessário, por exemplo, trocar  futuramente uma peça inteira, pois a mesma foi bem conservada ao longo do tempo.

Nesse sentido, é interessante notar que a maioria dos motoristas descuida da manutenção preventiva conforme o tempo vai passando, quando o correto é justamente o contrário. Tal realidade foi comprovada por uma pesquisa realizada pelo GIPA, órgão internacional especializado em estudos de pós-venda de veículos, mostrando que 7 em cada 10 carros com até dois anos de vida fazem manutenção preventiva; enquanto nos carros com idade entre 10 e 15 anos, a manutenção preventiva acontece apenas em 4 a cada 10.

Isso pode ocorrer porque o motorista não vê necessidade na manutenção preventiva quando seu carro já não é mais novo, como se tal cuidado fosse um luxo exclusivo de veículos novos. Mas esse é um grave engano. Pois, deixar o carro rodar por muito tempo sem visitar um mecânico pode não só aumentar as chances do motorista ficar na mão no meio de uma viagem, como também colocar em risco a vida de sua família.

Por exemplo, dados do Ministério do Transporte mostram que a falta de manutenção é a causa de 30% dos acidentes de trânsito, e só no Brasil, de acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 35 mil pessoas morrem todos os anos em acidentes. Assim, fica claro quão importante é fazer a manutenção preventiva e evitar qualquer tipo de tragédia.

E os beneficiados com a manutenção preventiva não são apenas as pessoas, a natureza também agradece ao seu cuidado. Afinal, a falta de manutenção aumenta a emissão de gases poluentes na atmosfera. Isso fica nítido com os dados do Ministério do Meio Ambiente, cujo estudo revela que os carros e motocicletas emitem 40 vezes mais gás carbônico em comparação à frota de ônibus urbanos.

Ou seja, fazendo a manutenção preventiva você economiza dinheiro, evita sérios danos e ainda preserva a natureza e a vida daqueles que andam em seu carro. E aí, há quanto tempo você não faz uma manutenção preventiva? Algum motivo lhe impede de fazê-la? Deixe seu comentário!

2012-04-19T00:00:00-03:0019 de abril de 2012|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?