O hidratado deve ficar 10% mais caro até o mês de dezembro

Foi estimado que o preço do hidratado, que é vendido como produto final ao consumidor, deve chegar a R$ 1,30/L sem impostos na usina. Esse dado da Datagro indica que esse valor é 9,79% maior do que os R$ 1,184/L válidos atualmente. Em dezembro se inicia a entressafra de cana-de-açúcar no Centro-Sul e dessa vez ela será mais longa devido a todos os fatores que já discutimos em textos anteriores.

Com uma oferta menor nesse ano, os preços estão aumentando muito mais do que em períodos anteriores. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o litro do hidratado já vale 30% a mais do que nessa mesma época do ano anterior. Segundo a Unica (União da Cana-de-Açúcar), até 16 de setembro foram produzidos 9,4 bilhões de litros desse combustível, ou seja, 31% a menos do que nessa mesma data em 2010.

A quebra da safra foi um dos fatores que levou ao aumento dos preços. Quanto a isso Alísio Vaz, presidente executivo do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis), calcula que o etanol voltará a ser competitivo somente em 2013. No entanto, também avisa que essa é uma afirmação muito otimista.

Para que isso ocorra, Vaz diz que serão necessários incentivos aos produtores por parte do governo como, por exemplo, novas linhas de crédito e redução de impostos. Embora o etanol já seja menos tributado que a gasolina, o presidente executivo afirma que pode ser ainda mais em razão dos benefícios ambientais e sociais que pode trazer. Para isso, destacou que Minas Gerais reduzirá seu ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do Etanol de 22% para 19%.

Embora os preços do etanol estejam bem altos, a migração de consumo do para a gasolina impediu que seu preço acelerasse ainda mais. No entanto a maior demanda por gasolina também teve influência em seu preço, elevando os preços dos dois combustíveis. Agora com a chegada da entressafra poderemos de fato observar o impacto dessa quebra de safra e fazer outras previsões para o futuro.

Você também acha que o etanol voltará a ser competitivo em 2013? Qual a sua opinião em relação ao aumento dos preços?

2011-10-14T06:30:00-03:0014 de outubro de 2011|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?