Os novos rumos do Etanol

Já havíamos falado em nosso blog que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível (ANP) assumiria o controle do Etanol com o intuito controlar os preços desse produto no Brasil. Como previsto a presidente Dilma assinou no dia 28 de abril uma Medida Provisória (MP) que classifica o Etanol como combustível estratégico e não somente derivado da produção agrícola. Essa ação dá controle a ANP sobre a comercialização, armazenamento, exportação e importação desse combustível. Assim o governo poderá controlar seu preço, uma vez que todo seu processo será regulado pela agência.

No entanto, no presente momento os preços continuam a subir, algumas cidades estão com falta de gasolina e a importação de combustíveis está aumentando para suprir a demanda. Por isso, essa MP também definiu que a mistura de Etanol Anidro na Gasolina seja entre 18% e 25% sendo que até o momento era entre 20% e 25%. Estima-se que cada ponto percentual a menos de Anidro nessa mistura equivale a 250 milhões de litros a mais no mercado.

Acredita-se que essa ação ajudará a conter a alta do preço do Etanol e devido a sua mistura reduzir o da Gasolina. Sabemos que esses são os primeiros passos para melhorar a situação atual de abastecimento do país, então devemos continuar a observar o mercado como agora e ficar atentos as novidades. A Ruff pretende sempre manter seus parceiros informados sobre essas mudanças, por isso convidamos você a deixar suas perguntas e comentários sobre esse assunto. Queremos conversar com você!

2011-05-03T14:37:00-03:003 de maio de 2011|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?