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Vem aí a campanha Motorista Legal 2019

Todos os anos, a Ruff apoia a campanha Motorista Legal, organizada pela Rádio Cruzeiro FM de Sorocaba. A primeira edição do projeto foi realizada em 2009 e, desde então, milhares de motoristas já foram conscientizados pelos embaixadores da ação. O intuito é compartilhar orientações gerais sobre o bom comportamento e segurança no trânsito.

O Motorista Legal de 2019 já tem data marcada: ele será realizado entre os dias 12 de fevereiro e 03 de maio. A campanha vai passar por diversos postos Ruff de Sorocaba e da cidade vizinha Araçoiaba da Serra. Quer saber mais? Neste, post nós reunimos todas as informações sobre a edição deste ano. 

Conheça a campanha

A 10ª edição dessa campanha permanente já é esperada pelos motoristas de Sorocaba e região. O Motorista Legal faz parte do calendário da Rádio Cruzeiro FM, principal idealizadora e divulgadora do projeto. Calcula-se que desde 2019, mais de 40 mil veículos tenham passado pela blitz do Motorista Legal.

Essa ação nasceu como uma medida para conscientizar os motoristas sorocabanos não apenas sobre a importância do respeito às leis de trânsito, mas também sobre a imprescindibilidade de se abusar de virtudes como a paciência e a gentileza. Assim, busca-se melhorar o tráfego em Sorocaba, que costuma ser intenso e marcado por congestionamentos e acidentes nas principais vias.

O Motorista Legal lembra os motoristas de que não são só os carros que fazem parte do trânsito, mas também os ciclistas, motociclistas e pedestres. Além disso, são distribuídos kits com adesivo, saquinho de lixo e folhetos. E tem mais: nesse período, a Cruzeiro FM inclui dicas de segurança em sua programação.

10 dicas para ser um Motorista Legal

1- Todos no veículo, crianças ou adultos, devem sempre usar o cinto de segurança, inclusive aqueles que estiverem no banco traseiro.

2- Crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas no carro com equipamentos de proteção adequados à idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação).

3- Respeite sempre o pedestre. Em algumas situações, você também será o pedestre. Dê passagem à vida!

4- Dirigir embriagado reduz seu tempo de reação em até 25%, aumentando assim o risco de acidentes. Vai beber? Vá de ônibus, táxi, uber ou carona.

5- Bicicleta também é veículo. Portanto, o ciclista deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância de 1,5 metros ao ultrapassar ciclistas.

6- Respeite os limites de velocidade. Reduza-a em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestres.

7- Motociclista, preserve a sua segurança. Use os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaquetas.

8- Respeite as vagas reservadas para idosos ou pessoas com necessidades especiais. Esse respeito ajuda todos a conviver com um trânsito melhor.

9- O risco não é só seu. Em hipótese alguma use o celular enquanto dirige. Essa distração põe em risco a sua vida e a de outras pessoas.

10- Cole o adesivo da campanha Motorista Legal Cruzeiro FM no seu carro e faça a sua parte para reduzir o número de acidentes de trânsito.

Programação 2019

Confira os dias e horários em que o Motorista Legal vai passar pelos postos Ruff.

 

  • 12/02 – SUPER POSTO APARECIDINHA

Das 10h às 12h na Avenida 3 de Março, 6015 – Jardim Residencial Villa Amato, Sorocaba (SP)

 

  • 22/02 – CENTRO AUTOMOTIVO JUNDIAQUARA

Das 16h às 18h na Estrada Dr. Celso Charuri, 9230 – Jundiaquara, Araçoiaba da Serra (SP)

 

  • 27/02 – COMBUSTÍVEIS GRANJA OLGA

Das 10h às 12h na Avenida São Paulo, 4575 – Além Ponte, Sorocaba (SP)

 

  • 01/03 – AUTO POSTO PARQUE SÃO BENTO

Das 10h às 12h na Avenida Dr. Gualberto Moreira, 160 – Parque São Bento, Sorocaba (SP)

 

  • 13/03 – CENTRO AUTOMOTIVO JUNDIAQUARA

Das 10h às 12h na Estrada Dr. Celso Charuri, 9230 – Jundiaquara, Araçoiaba da Serra (SP)

 

  • 22/03 – SUPER POSTO APARECIDINHA

Das 16h às 18h na Avenida 3 de Março, 6015 – Jardim Residencial Villa Amato, Sorocaba (SP)

 

  • 03/04 – AUTO POSTO PARQUE SÃO BENTO

Das 16h às 18h na Avenida Dr. Gualberto Moreira, 160 – Parque São Bento, Sorocaba (SP)

 

  • 16/04 – COMBUSTÍVEIS GRANJA OLGA

Das 10h às 12h na Avenida São Paulo, 4575 – Além Ponte, Sorocaba (SP)

 

  • 24/04 – CENTRO AUTOMOTIVO JUNDIAQUARA

Das 16h às 18h na Estrada Dr. Celso Charuri, 9230 – Jundiaquara, Araçoiaba da Serra (SP)

 

  • 03/05 – COMBUSTÍVEIS GRANJA OLGA

Das 10h às 12h na Avenida São Paulo, 4575 – Além Ponte, Sorocaba (SP)


Você já tem dúvidas ou sugestões sobre a campanha Motorista Legal? Conte para gente nos comentários.

 

A Ruff mudou! Conheça a nova cara da nossa distribuidora de combustível

A história da Ruff começou em 1995 e, desde então, muitas coisas aconteceram: expandimos nossa área de atuação, inauguramos novas bases de armazenagem, ampliamos nossa frota e quadro de colaboradores, fomos listados entre as maiores e melhores empresas do país e muito mais.

Ao longo de todas essas conquistas, a maneira como a nossa marca é apresentada a você também passou por transformações. Por muito tempo, a bandeira com as cores amarela, azul e vermelha representou a nossa distribuidora de combustível e foi símbolo da eficiência e credibilidade de nossos serviços.

Agora, um novo capítulo começa a ser escrito na história da Ruff. A partir de hoje, nós entramos no processo de transição de nossa identidade visual. Você vai conhecer uma nova logo, um conceito contemporâneo e alinhado com os valores que abastecem a nossa relação com clientes e consumidores. 

A mudança já começou

Quando decidimos que a hora de inovar e dar uma cara nova à Ruff havia chegado, a nossa principal preocupação foi desenvolver uma identidade visual capaz de representar a nossa essência e, ao mesmo tempo, oferecer aos postos que têm a nossa bandeira a chance de tornar seus estabelecimentos ainda mais atrativos e modernos.

E esse processo de mudança já começou! As redes sociais da Ruff já absorveram os novos elementos visuais e conceito dessa nova fase. Em breve, você também vai poder conhecer o nosso site novo, muito mais dinâmico e cheio de conteúdo inédito.         

O pássaro Ruff

Para entender melhor o conceito inovador da Ruff, primeiramente, a gente precisa te contar um pouco sobre a origem do nome da nossa distribuidora de combustível.

Você sabia que a palavra Ruff em inglês é o nome de um pássaro? É isso mesmo! O termo se refere à ave Calidris pugnax, conhecida no Brasil como “Combatente”. A sua principal característica é a agilidade e superação para vencer disputas.

Nós continuamos entregando Energia para Superação

A nossa nova logo se remete, justamente, às asas do pássaro Ruff. Elas permitem que essa ave alce voos longos e viaje plenamente tendo como únicos combustíveis a liberdade e a energia para superar limites.

Assim como o pássaro Combatente, a distribuidora de combustível Ruff tem como lema a superação. Nós distribuímos energia automotiva para que nossos clientes e consumidores possam exceder distâncias em direção a novos caminhos. Além disso, dois importantes diferenciais do nosso atendimento estão presentes nos traços da letra “R” da novo logo: a agilidade e a velocidade.

Parque de tanques e frota

A Ruff conta com bases próprias nas cidades de Paulínia/SP, Ribeirão Preto/SP e Careaçu/MG. Os nossos parques de tanques são amplos e se diferenciam por dispor de instalações modernas e seguras. Agora, eles também vão ganhar uma cara nova.

Já que a tradicional bandeirinha tricolor da Ruff vai se aposentar, a nova identidade da marca também vai ser implementada em nossos parques de tanques. As referências às asas do pássaro Combatente estarão presentes por todo o espaço, simbolizando a nossa energia para superação.

E quando a nossa frota sair dos centros de armazenamento em direção aos postos parceiros, além do combustível, ela também levará estampada em seus tanques o nosso lema de alcançar novos caminhos por meio da energia automotiva.

Novas oportunidades para os postos Ruff

Embora nossa cara esteja mudando, a nossa essência permanece a mesma! Os nossos compromissos com os postos parceiros continuam sendo o atendimento personalizado, a eficiência na entrega, a alta qualidade dos produtos e a assessoria especializada.

A diferença é que agora os postos bandeirados Ruff contarão com uma identidade visual contemporânea. E qual é a vantagem disso? Além de ser muito mais atrativa e moderna, a nova marca oferece inúmeras oportunidades para os estabelecimentos poderem inovar em campanhas de marketing e no relacionamento com os consumidores.

Os serviços de loja de conveniência, troca de óleo e lava-rápido dos postos Ruff também ganharam um novo design.

A loja de conveniência da Ruff dispõe de um espaço moderno e acessível para receber os consumidores em busca de praticidade e de um atendimento diferenciado. Oferecemos todo o apoio necessário para o melhor gerenciamento da loja, garantindo sempre a reposição do estoque e a alta qualidade dos produtos.

Sistema avançado na troca de óleo e lubrificação onde são vistoriados diversos itens do veículo e motor. Garantimos a implementação de equipamentos modernos e a utilização de produtos de primeira linha. O serviço Center Oil dos postos Ruff é referência em qualidade e atendimento.

Um lava-rápido completo e eficiente para oferecer aos clientes a oportunidade de andar com o veículo limpo sempre que precisarem. Quem utiliza esse serviço, desenvolve uma forte relação de confiança com o posto Ruff por constatar o nosso cuidado especial com cada automóvel.

E aí? O que você achou da cara nova da Ruff? Conte para gente nos comentários e compartilhe esta novidade nas redes sociais.

 

 

5 dicas para treinar os colaboradores do seu posto

Uma equipe treinada faz toda a diferença no dia a dia de um posto. Além de executar as tarefas com eficiência, ela presta um atendimento capaz de cativar os clientes. Por isso, investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores é fundamental para garantir o bom funcionamento e o sucesso do posto de combustível.

Uma possibilidade é promover palestras periódicas tratando de questões de segurança, relação interpessoal ou mesmo de motivação. Além disso, é possível levar a equipe para conhecer o parque de tanques da distribuidora de combustível para conhecer o processo de armazenagem do produto. Tudo isso visando ao aprimoramento das habilidades dos colaboradores o aperfeiçoamento da atuação deles no posto.

Confira todas as dicas que nós reunimos aqui nesta matéria.                           

1 – Organize um intercâmbio de funções entre os colaboradores

Uma forma simples e econômica de treinar os colaboradores é oferecendo a eles a chance de passar por diferentes funções dentro do posto de combustível. Por meio da rotação de cargos, os profissionais vão poder adquirir novas habilidades e ajudar ou orientar outros colegas sempre que necessário.

Um frentista, por exemplo, pode ficar responsável pela troca de óleo por algum tempo, cuidar do lava-rápido ou mesmo atuar na loja de conveniência. Essa rotatividade é muito benéfica para os colaboradores, pois, além de se aprimorarem, podem identificar com quais funções têm mais afinidade.

Para o posto, a grande vantagem dessa prática é contar com uma equipe capacitada e pronta para desempenhar qualquer serviço caso algum colaborador precise faltar ou esteja sobrecarregado.

2 – Invista em palestras profissionais e motivacionais

Convide, pelo menos uma vez por mês, palestrantes para conversarem com a equipe. O bom disso é poder abordar assuntos dos mais variados tipos, desde temas ligados ao dia a dia do posto (atendimento, segurança, equipamentos) até tópicos mais gerais (motivação, família, relações pessoais).

As palestras podem ser realizadas em um espaço apropriado do estabelecimento ou alguns colaboradores podem ser enviados a uma palestra externa. Neste último caso, eles poderão compartilhar o que aprenderam com os demais colegas.

3 – Programe visitas técnicas

Entre em contato com a sua distribuidora de combustível e agende uma visita técnica para os colaboradores do posto. Assim, eles poderão conhecer os procedimentos de armazenamento e carregamento de combustível para ter uma noção mais sólida sobre a procedência do produto, controle de qualidade e transporte.

Além de expandir o entendimento dos profissionais sobre o processo, isso também vai motivá-los a se inteirar ainda mais sobre o segmento. Quando algum cliente tiver alguma dúvida técnica ou sobre a qualidade do combustível, eles serão capazes de responder a pergunta sem hesitar.

Os postos de combustível com bandeira da Ruff têm a chance de realizar esse tipo visita e ainda contam com assessoria especializada para oferecer treinamentos aos funcionários. Quer saber mais sobre as vantagens de ser Ruff? Clique aqui e descubra.

4 – Não se esqueça dos treinamentos de segurança

Os postos de combustível devem seguir uma série de leis e normas para garantir a segurança do estabelecimento. Para tudo correr de maneira ideal, é muito importante que toda a equipe conheça as regras e os procedimentos de segurança. Por conta disso, é essencial fornecer treinamentos alinhados com essa finalidade.

Uma possibilidade é contar com a supervisão ou consultoria periódica de um técnico de segurança do trabalho capaz de instruir os colaboradores e o próprio dono do estabelecimento. Outra ideia é convidar bombeiros para dar palestras sobre como atuar em caso de acidentes e como evitá-los. Vale ainda realizar simulações para que a equipe aprenda na prática a lidar com situações de perigo.

5 – Invista no desenvolvimento das habilidades de atendimento

Como já dissemos, os colaboradores do seu posto de combustível são parte vital do negócio. Afinal, eles têm a responsabilidade de cativar as pessoas que param no estabelecimento para abastecer. Para isso, é importante orientá-los sobre as melhores maneiras de tratar os clientes e de lidar com reclamações ou possíveis atitudes desrespeitosas.

Isso inclui ainda conscientizar a equipe sobre a postura ética que devem manter no dia a dia, abrangendo a noção de coletividade e as responsabilidades ambientais ligadas a essa área do mercado.  

Você tem dicas ou dúvidas sobre treinamento de colaboradores? Conte nos comentários!

 

Os 10 carros mais econômicos do Brasil

Você sabia que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também avalia a eficiência energética de automóveis? Anualmente, a organização lança uma lista na qual é possível constatar quais são os veículos mais beberrões e mais econômicos do país.

Em relação ao ranking de 2017, há algumas novidades entre os carros mais econômicos do país. Isso porque o mercado automobilístico de 2018 foi marcado pelo crescimento da oferta de carros híbridos e elétricos. Confira a lista com os 10 primeiros colocados!

10 – Ford Ka SE

Um dos queridinhos da Ford é também um dos carros mais econômicos do Brasil, segundo o Inmetro. Em décima posição, o morto 1.0 12V flex faz, com gasolina, 13,5 km/L na cidade e 15,7 km/L na estrada. Em relação às emissões de CO2, o Ford Ka SE bastecido com gasolina libera 86 g/km, ganhando nota A no quesito.

9 – Peugeot 208 1.2 Puretech

A montadora francesa trouxe ao Brasil um compacto que tem dois principais focos: a economia de combustível e o acabamento. O motor 1.2 Puretech de três cilindros do Peugeot 208 tem um consumo energético de 1,46 MJ/km. Para você ter noção, ele faz, com gasolina, 13,9 km/L na cidade e 15,5km/L na estrada. Com etanol, o valor é de 9,6km/L na cidade e 10,7 km/L na estrada.

8 – Fiat Mobi Drive GSR

O Fiat Mobi Drive GSR chegou ao mercado com a proposta de ser o carro ideal para enfrentar congestionamentos de forma ágil, confortável e econômica. Isso é possibilitado por seu câmbio automatizado capaz de tornar a condução mais eficaz dentro das áreas urbanas.

O motor 1.0 flex abastecido com gasolina chega a fazer 14 km/L na cidade e 15,9 km/L na estrada. Já com etanol, o consumo de combustível cai para 9,8 km/L na cidade e 11,1 km/L na estrada. Ele também ganhou nota A no quesito emissões de CO2 com gasolina, marcando 89 g/km.

7 – Lexus CT 200h

Na lista de etiquetagem veicular do Inmetro, também aparece a linha luxuosa Lexus. A marca é uma divisão da Toyota e produz apenas automóveis exclusivos e alto padrão. No Brasil, existem apenas duas concessionárias da montadora e ambas ficam localizadas em São Paulo.

O Lexus CT 200h é um dos cinco modelos da fabricante japonesa. Ele é um dos carros mais econômicos do Brasil, gastando cerca de 15,7 km/L na cidade e 14,2 km/L na estrada, isto quando movido a gasolina. O consumo energético dele é de 1,41 MJ/km.

6 – Volkswagen Move Up TSI

O compacto da Volkswagen destaca-se na sexta posição com consumo energético de 1,40 MJ/km e emite 86 g/km de CO2. O motor 1.0 12V TSI turboflex do Move Up com gasolina faz 14,3 km/L na cidade e 16,3 km/L na estrada. Com o tanque abastecido de etanol, o valor varia para 10 km/L na cidade e 11,5 km/L na estrada.

5 – Renault Kwid

O hatch subcompacto da Renault foi lançado no Brasil em 2017 e seu principal diferencial é o design que lembra o de uma SUV. Mesmo com pouco tempo de mercado, ele já ocupa o top 5 da lista de eficiência energética do Inmetro.

O consumo do seu motor 1.0 12V flex chega a 14,9 km/L na cidade e 15,6 km/L na estrada, quando movido a gasolina. Se levarmos em conta o etanol como fonte de energia, o consumo vai para 10,3 km/L na cidade e 10,8 km/L na estrada.

4 – Ford Fusion Hybrid

Na quarta posição dos carros mais econômicos do Brasil, está o sedan médio de luxo da Ford. O Fusion tem um consumo energético de 1,31 MJ/km. Na cidade, ele faz 15,1 km/L e, na estrada, 16,8 km/L. Isto considerando o seu motor 2.0 gasolina.

3 – Volvo XC90 T8

No top três, o primeiro destaque é o Volvo XC90 T8, conhecido por unir velocidade e economia. Com seu motor 2.0 a gasolina e 340 cv e um motor elétrico de 87 cv, ele tem uma eficiência energética de 1,20 MJ/km. No ciclo urbano, ele faz 16,4 km/L e, na estrada, 18,9 km/L.

2 – Toyota Prius

O compacto híbrido mais popular do país ocupa a segunda posição na lista do Inmetro graças ao seu consumo energético 1,15 MJ/km. O motor 1.8 VVT-i gasolina faz 17 km/L na estrada e 18,9 km/L na cidade. Em termos de CO2, a emissão marca 71 g/km.

1 – Renault Zoe

O Zoe, importado da França, é o automóvel 100% elétrico da Renault. Justamente por isso, ele ocupa a primeira posição da lista de veículos mais econômicos do país. O seu motor faz o equivalente a 32,2 km/L na estrada e 26,7 km/L na cidade. Como não utiliza combustível, ele não emite CO2.

O que você achou da classificação dos carros mais econômicos do Brasil? Conte para gente nos comentários.

 

5 dicas para administrar uma loja de conveniência

As lojas de conveniência fazem parte de um mercado não tão novo, mas que segue com um crescimento médio de 20% ao ano. Para se ter ideia do potencial delas, o faturamento médio no Brasil varia em torno de 100 mil reais por mês. É por isso que muitos postos de combustíveis investem nesse tipo de negócio.

Atualmente, apenas 15% deles usufruem desta junção estratégica para elevar os seus lucros. Ou seja, tem muita gente deixando a oportunidade passar! Não durma no ponto. Se liga nessas 5 dicas para administrar uma loja de conveniência com sucesso que preparamos para você.

O que é uma loja de conveniência?

Antes de compartilharmos as nossas sugestões, vamos entender um pouco mais sobre essa oportunidade de negócio. Uma loja de conveniência pode funcionar por 24 horas, dispor de produtos alimentícios, bebidas, cigarros, materiais de higiene e de limpeza. Qualquer item que faça parte do cotidiano dos consumidores pode ser encontrado lá.

Por ter essa proposta de facilitar a vida dos clientes, as lojas de conveniência fornecem praticidade aos atarefados e sem tempo, já que eles podem comprar o que precisam no caminho de casa ou enquanto abastecem o carro. Além disso, elas costumam ser um ponto de encontro de amigos.

Já deu para perceber como ela pode ser importante para um posto de combustível, não deu? Então, vamos para as dicas!

1. Mantenha tudo no seu devido lugar

Nem sempre as pessoas decidem comprar um produto apenas com base em seus benefícios e preço. O visual e a organização da loja também influenciam na hora das compras impulsivas, ou seja, decisões instintivas relacionadas ao estado emocional da pessoa.

Para incentivar este comportamento, é importante manter as gôndolas e os refrigeradores arrumados e abastecidos com produtos dispostos de maneira tática. Além disso, não se esqueça que o ambiente interfere na experiência do cliente. O local deve estar limpo, ter um cheiro e iluminação agradável, uma temperatura confortável e um som adequado. Qualquer situação de desconforto vai diminuir as suas chances de vender.

2. Treine a equipe

Funcionários sem treinamento espantam os clientes. Ser mal atendido causa uma impressão negativa do estabelecimento, mesmo que os produtos sejam de qualidade. Guarde bem essa dica: os colaboradores devem contribuir para tornar a compra em uma experiência prazerosa, sendo ágeis, cordiais e proativos.

Profissionais qualificados e competentes têm o poder de atrair novos fregueses e fidelizar os antigos. Por isso, é importante mantê-los comprometidos e motivados através de treinamentos constantes, estratégias de bonificações e reuniões para feedbacks.

O tamanho da equipe vai variar de acordo com o porte da empresa e dos serviços oferecidos. O importante é verificar se todos os deveres estão sendo cumpridos. Caso contrário, é necessário rever os erros ou pensar em incorporar novas pessoas.

3. Faça ações de marketing

Já falamos no blog sobre a importância deste assunto. Investir no marketing estratégico para a sua loja permite a conquista de melhores resultados nas vendas. Não é à toa que este tópico está entre as nossas dicas para administrar uma loja de conveniência.

Conheça o seu público-alvo. Realize pesquisas e analise as suas vendas para entender os padrões de compras, os produtos com maior rotatividade, os itens que faltam e os que não saem. A partir disso, você pode divulgar aqueles que trazem mais lucros, fazer promoções e ajustar os preços. Outro ponto importante: essas medidas facilitarão a administração do seu estoque.

Você pode fazer campanhas para divulgar o seu negócio e produzir conteúdo relevante para atrair novos clientes. É interessante também aproveitar as datas comemorativas, estações do ano ou segmentação de idade para implementar uma decoração atraente aos olhos dos consumidores.

4. Atente-se às normas específicas

Para oferecer qualidade e segurança aos seus clientes, uma loja de conveniência deve atender a algumas normas. Por exemplo, ela precisa estar registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dita algumas regrinhas para a manipulação de alimentos. E também na Secretaria de Estado de Saúde (SES), responsável pela inspeção sanitária.

Entenda que essa parte burocrática de alvará de funcionamento, certidões e outros documentos servem para evitar futuras dores de cabeça e garantir que esteja tudo dentro da lei. Isso vai ajudar a consolidar a sua marca perante ao público, tornando-a mais confiável.

5. Invista em delivery

Adaptar-se para atender as necessidades dos clientes é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Com as lojas de conveniência não é diferente. Imagine a praticidade de receber suas compras em casa. Por isso, invista nesse serviço.

Os pedidos podem ser realizados por telefone ou você pode associar esta ideia com e-commerces e plataformas de marketplace. Tudo que facilite a vida do seu público é válido para atrair atenção e potencializar as vendas de sua empresa.

Ainda está na dúvida? Abrir um negócio não é tarefa simples. O recomendado é estudar bem o mercado, fornecedores, concorrentes, oportunidades e preços para montar um Plano de Negócios bem estruturado.

Coloque em prática as 5 dicas para administrar uma loja de conveniência que apresentamos aqui e reduza os riscos e as incertezas do seu empreendimento.

O assunto te interessou? Deixe as suas dúvidas e opiniões nos comentários!

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