Carros verdes – o futuro da indústria automotiva

No Dia Mundial do Meio Ambiente, nada mais importante do que mostrar as iniciativas da indústria automotiva para tornar os automóveis cada vez mais ecológicos. Atualmente, alguns veículos nacionais já utilizam componentes internos renováveis na fabricação. Esses materiais podem ser reciclados e agridem menos a natureza.

As montadoras seguem o ritmo da direção sustentável: as carrocerias estão mais leves, os motores estão cada vez menores e consumindo menos combustível. O Alumínio e as fibras de carbono são materiais utilizados pelas montadoras para conseguir essa redução de peso.

Mudanças na estrutura interna dos veículos também fazem parte das ações para preservar o meio ambiente. Matérias-primas vegetais como a cana-de-açúcar, folha de bananeira, cascas de coco e madeiras de reflorestamento são utilizadas para fabricar painéis de portas, revestimentos de teto, revestimentos de porta-malas e outras peças.

Para ser utilizado nos componentes automotivos, o bagaço da cana-de-açúcar, por exemplo, é lavado, secado e processado. A partir disso, ele é usado em placas termicamente moldadas no formato específico para a indústria.

Os itens com fibras naturais têm características parecidas com as das peças feitas com polímeros. Porém, são ecologicamente eficientes, recicláveis e ajudam a preservar o meio ambiente.

Aproveite o dia especial e confira também matéria sobre o novo regime automotivo brasileiro, ele prevê algumas metas para montadoras, entre elas a redução do consumo de combustível. 


Veículo possui tapetes de folha de bananeira e console de material reciclado. (Divulgação)


Carro verde: usa energia solar para alimentar sistema de navegação. (Reuters)

2013-06-05T09:41:00-03:005 de junho de 2013|Novidade, Veículos|
Precisa de ajuda?