Carros high tech: segurança e conforto aos motoristas

Para os carros, o futuro já chegou. Nunca antes na indústria automobilística (nacional ou internacional) tecnologias tão avançadas estiveram prestes a ficar ao alcance de todos. Um exemplo é o iCar, um carro high tech que estava entre os projetos do ex-CEO da Apple, Steve Jobs, antes de morrer. O design do carro seria fiel ao estilo da empresa da maçã. O projeto parece que sairá do papel, uma montadora anunciou um automóvel que parece ter o mesmo conceito e deve ser batizado de iBeetle.

Completamente integrado ao iPhone, o modelo é o primeiro da montadora produzido em parceria direta com a empresa liderada por Tim Cook. No centro do painel, o iBeetle contará com uma docking station e terá ainda um aplicativo para auxiliar na integração entre dispositivo e carro.

Ao colocar o smartphone na docking station, praticamente todas as funções do iPhone serão repassadas ao automóvel. O usuário poderá, por exemplo, realizar chamadas, ouvir mensagens de texto e até mesmo repassar sua playlist do iTunes para o rádio do iBeetle. Disponível em versão coupé e conversível, o iBeetle deve chegar ao mercado já no início do próximo ano.

Segurança

Um sistema de segurança desenvolvido por uma montadora tem o potencial de auxiliar na redução de colisões corriqueiras envolvendo motoristas e pedestres. Ele monitora a distância entre o carro em movimento e possíveis alvos, como pessoas e animais. Ao sinal de uma colisão, o sistema aciona automaticamente os freios do carro.

Composto por câmeras e sensores, o sistema chamado City Safety é ativado quando o motorista se aproxima dos 50 km/h.

Segundo a montadora, 75% das colisões ocorrem a velocidades inferiores a 30 km/h e, em metade dessas situações, o motorista não chega sequer a pisar no freio por falta de concentração.

Wi-Fi no carro

Não consegue desconectar? Uma tecnologia transforma os carros em hotspots de conexão Wi-Fi. O sistema permite ao carro a distribuição do sinal de internet por até dez metros ao redor do veículo, quando inclusive, o mesmo estiver em movimento.

Para isso, o usuário deve inserir o chip de sua operadora, que permita, é claro, o acesso à internet. Depois de conectado, poderá utilizar até oito dispositivos diferentes, entre smartphones, tablets e notebooks na rede.

A tecnologia traz ainda novidades para o sistema de navegação do carro. O Google Street View, por exemplo, poderá ser visualizado em todas as perspectivas.

Estaciona sozinho

Ninguém gosta de ficar rodando o quarteirão várias vezes atrás de uma vaga. O carro é capaz de encontrar uma vaga e estacionar sem contar com um humano no volante. Para realizar a tarefa, o NSC 2015 adota um sistema de monitoramento remoto, composto por sensores que detectam o ambiente ao seu redor, câmeras panorâmicas e conexão 4G.

Ele funciona como um carro convencional, ou seja, o motorista pode dirigi-lo até o trabalho, e ao chegar, a pessoa deixa o veículo e segue normalmente para o seu compromisso.

Enquanto isso, o NSC 2015 continua para encontrar uma vaga e estacionar sozinho, seguindo as instruções enviadas pelo seu dono através do smartphone. Mas é claro que o inverso também é possível: quando o dono quiser, pode usar o gadget para acionar o carro, que deixa a vaga e segue em direção ao seu encontro. Prático não?

 

Ruff_carros high tech

Ruff_carros high tech

Fotos: divulgação

2013-08-01T14:12:00-03:001 de agosto de 2013|Veículos|
Precisa de ajuda?