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Selecionados Ruff: Chevrolet Opala

Em 1968, a Chevrolet lançou o Opala, primeiro carro de passeio fabricado pela empresa no Brasil. Até então, a montadora norte-americana só havia trabalhado com caminhões e utilitários no país. O carro chegou ao mercado para se tornar um automóvel referência em luxo e eficiência mecânica. Hoje, esse carrão é uma verdadeira relíquia. 

Nesta matéria, nós contamos para você sobre a história desse clássico da GM!

Uma breve história do Opala

O Opala foi desenvolvido com base em uma mistura entro o carro alemão Opel Rekord e o grande clássico norte-americano Impala. A fusão entre esses dois modelos não só deu origem a um automóvel de sucesso, como também influenciou na definição do nome do veículo: Opala = Opel + Impala.

Grande lançamento no Brasil

O grande lançamento do Chevrolet Opala em terras brasileiras foi realizado em 1968, no VI Salão do Automóvel de São Paulo. Exposto sobre um palco giratório, o novo modelo da GM, disponível nas versões standard e luxo, chamou a atenção do público por conta de sua carroceria imponente com quatro portas.

E sabe por que a estreia do Opala no Brasil foi tão significativa para a Chevrolet? Pelo fato de, até então, a montadora ter produzido apenas caminhões e utilitários em suas fábricas instaladas no país.

O Opala tornou-se, rapidamente, um nome conhecido no Brasil. Isso porque o carro ganhou as telinhas da TV em comerciais estrelados por grandes personalidades da época, como o cantor Jair Rodrigues, a atriz Tônia Carrero e o jogador Rivelino. Ao redor do mundo, o Opala foi divulgado por misses e por Stirling Moss, piloto inglês de Fórmula 1.

Além de ser um carro de passeio, ele também fez parte da frota da polícia. Hoje, ele ainda pode ser visto nas ruas em raras aparições ou exposto como artigo de coleção.

As principais versões

Standard

Logo em sua estreia no Brasil, o Opala esteve disponível em duas versões: Standard e Luxo. O modelo padrão, que passou a ser chamado de Especial a partir de 1971, tinha um acabamento mais simples e, consequentemente, custava menos. Ele foi comercializado com um motor de quatro cilindros 2500 e freios a tambor. O motor com seis cilindros 3800 também era uma opção.

Depois de 1980, houve uma mudança nas nomenclaturas. O Opala básico foi chamado apenas de Opala e, em 1985, ganhou o nome de Opala L. Pouco tempo depois, em 1988, o automóvel da GM foi rebatizado com base nas variações do Monza.

Luxo e Gran Luxo

A versão mais refinada do Opala contava com acabamentos cromados, podendo ser comprado com configurações diferenciadas, que incluíam teto de vinil, freios a disco e motor 3800. Mas, existia um modelo ainda superior: o Gran Luxo. Ele podia ser encontrado com motor de quatro cilindros 2500 ou seis cilindros 3800.

Diplomata

Em 1979, a versão Diplomata chegou ao mercado para marcar época. Além do luxo extra em relação à Caravan, o modelo se destacou por conta de seus detalhes diferenciados, como os faróis, ar-condicionado, toca-fitas, direção hidráulica e motor de 6 cilindros.

O que impressionava bastante no Diplomata era o seu conforto. Com a reestilização do interior do automóvel, ele passou a contar com vidros, travas e retrovisores elétricos. E não para por aí! Os motoristas ainda dispunham de facilidades como desembaçador traseiro. Como você pode perceber, o Diplomata foi a versão mais completa da linha.

Fim da produção e ascensão do Omega

Em abril de 1992, o Opala atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas. Apesar da conquista, poucos meses depois, em julho, a GM do Brasil deixou de fabricá-lo.

Um dos motivos que impulsionou a decisão foi a abertura do mercado nacional e a entrada de modelos importados. Com a dificuldade de competir com esses automóveis, o Opala saiu de cena e a GM investiu no lançamento do Omega. Apesar de já estar há tanto tempo fora do mercado, ele continua sendo a grande paixão de muitos motoristas.

Você já teve ou desejou ter um Opala? Conte pra gente nos comentários.

Descubra como é feita a armazenagem de combustível nas bases

Um ponto decisivo na cadeia de combustíveis é a armazenagem dos produtos. Esta é uma importante etapa que garantirá a qualidade final da mercadoria para os postos e consumidores finais. Além disso, ela é capaz de reduzir os custos e aumentar a eficiência da logística. Ficou curioso para saber como é feita a armazenagem de combustível? Então,confira a matéria!

Caminho

Primeiro, vamos entender o fluxo da gasolina e do diesel. O início do ciclo acontece nos campos de petróleoe, a partir deles, há a extração e o transporte para as refinarias. O próximo destino são os tanques de armazenagem das distribuidoras. Para chegar neles, os combustíveis são transferidos das refinarias por modal dutoviário, rodoviário ou aquaviário.

Já quando o assunto é o etanol, a diferença está na matéria-prima e na síntese. A produção desse combustível é realizada em usinas.

Armazenagem de combustíveis

Os estoques desses produtos envolvem diversos estudos a fim de desenvolver tecnologias capazes de proporcionar a segurança e a manutenção da qualidade dos combustíveis. Se quiser saber por que você deve se preocupar com o combustível que abastece o seu veículo, clique aqui.

Outro ponto que não deve ser esquecido é a regulamentação necessária para oferecer os serviços conforme as leis (falaremos disso mais para frente). As distribuidoras também devem estar atentas ao manuseio e aos prazos de validade dos combustíveis, além de realizar a limpeza adequada das instalações e se preocupar com fatores externos como, por exemplo, o controle da temperatura e da exposição à luz.

A manutenção da infraestrutura é uma atividade complexa e específica. Por isso, necessita de profissionais qualificados e atentos para evitarem-se acidentes. Estes são mais propensos a acontecer, devido tamanho de algumas instalações e riqueza de detalhes que as operações relacionadas exigem.

Padronização

Realizar um planejamento estratégico e padronizá-lo é uma forma de reduzir incidentes e eliminar possíveis problemas previamente detectados. Essa medida favorece a produtividade e a segurança dos trabalhadores. As distribuidoras devem realizar um checklist de inspeção não só dentro das suas propriedades, mas também nos veículos, motoristas e documentos inseridos no ciclo dos combustíveis.

Tudo deve ser bem sinalizado, transparente e eficiente para facilitar e agilizar os processos.Essas questões ainda beneficiam a comunicação individual e entre colaboradores, reduzindo os riscos relacionados aos desentendimentosevitáveis.

Principais normas e regras

Como mencionamos anteriormente, para estar em conformidade com as leis, a armazenagem de combustível deve cumprir diversos requisitos definidos na legislação. Esses itens são importantes para a preservação do meio ambiente e para as pessoas que vivem nas redondezas. E ainda contribuem para um local de trabalho mais favorável a saúde. Confira as principais leis:

- Norma Regulamentadora 20: esta normatrata dos requisitos mínimos para a segurança e saúde dos trabalhadores, relacionados aos riscos dos produtos inflamáveis e combustíveis líquidos;

- Resolução ANP 41: diz respeito à atividade de revenda dos combustíveis;

- Resolução CONAMA n° 273: refere-se aos riscos ambientais relacionados ao serviço;

- Lei 9.605: para proteção do meio ambiente e punição dos crimes ambientais;

- Normas técnicas da ABNT: regram os procedimentos para o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis.

Meio ambiente

Os combustíveis são potenciais poluidores da natureza, geradores de gases e provocadores de acidentes. Assim, qualquer distribuidora está sujeita a ter vazamento de produtos e sofrer as consequências desse imprevisto. Por isso, é importante que as empresas cumpram as leis e, mais do que isso, tenham consciência dos seus atos para o ecossistema.

É importante fazer a gestão ambiental para economizar recursos e reduzir os impactos para o meio ambiente. E da mesma forma é preciso gerir os riscos relacionados às atividades que compõe a armazenagem de combustível. Conhecer os potenciais pontos problemáticos é indispensável para definir e estabelecer planos assertivos em caso de acidentes.

A manutenção e a inspeção também são indiscutíveis para minimizar as chances de casualidades, contaminação de corpos d’água, solo e ar, incêndios, explosões etc.

Bases da Ruff

A Ruff possui três bases de armazenamento, sendo duas no interior de São Paulo, nas cidades de Paulínia e Ribeirão Preto, e outra na cidade de Careaçú, no sul de Minas Gerais. Ambas contam com um rigoroso controle técnico e operacional. A tecnologia permite que softwares de gestão sejam aliados estratégicos, que viabilizam o monitoramento das movimentações dos produtos, fatores de correção, saldos e outras informações significativas.

Um exemplo de tecnologia utilizada na rotina dos procedimentos é o SmartCard de automação no carregamento. Trata-se de um cartão com microprocessador e memória embutidos. Esses itens permitem o armazenamento de dados eletrônicos de forma segura, pois o cartão inteligente conta com sofisticados mecanismos de proteção.

Todas as bases dispõemde instalações modernas e automatizadas, que facilitam o manejo e proporcionam mais eficiência e segurança. Elas recebem os produtos diretamente da Petrobras e contam com amplos parques de tanques. Essa relação simplificadareduz o tempo de ressuprimento e determina menores custos logísticos. Além disso, aumenta a eficiência do transporte e a confiabilidade dos combustíveis.

Para garantir a qualidade dos produtos, a infraestrutura tem o suporte de um laboratório autorizado pela ANP, que emite boletins de conformidade a fim de comprovarem a legalidade dos combustíveis. As bases também oferecem estacionamento de espera para os caminhões tanques, sala de espera e apoio para os motoristas, e salas para locação para instalações de filiais da empresa.

Os colaboradores recebem treinamentos e qualificação para operarem as modernas ferramentas de trabalho e são incentivados a trabalharem com total comprometimento. Tudo isso faz da Ruff uma opção excelente para a armazenagem de combustível e não é à toa que a empresa tem tanta confiança do mercado e credibilidade no setor.

Viu só quantas coisas compõem o serviço de armazenagem? Deixe a sua opinião nos comentários!

Vem aí a campanha Motorista Legal 2019

Todos os anos, a Ruff apoia a campanha Motorista Legal, organizada pela Rádio Cruzeiro FM de Sorocaba. A primeira edição do projeto foi realizada em 2009 e, desde então, milhares de motoristas já foram conscientizados pelos embaixadores da ação. O intuito é compartilhar orientações gerais sobre o bom comportamento e segurança no trânsito.

O Motorista Legal de 2019 já tem data marcada: ele será realizado entre os dias 12 de fevereiro e 03 de maio. A campanha vai passar por diversos postos Ruff de Sorocaba e da cidade vizinha Araçoiaba da Serra. Quer saber mais? Neste, post nós reunimos todas as informações sobre a edição deste ano. 

Conheça a campanha

A 10ª edição dessa campanha permanente já é esperada pelos motoristas de Sorocaba e região. O Motorista Legal faz parte do calendário da Rádio Cruzeiro FM, principal idealizadora e divulgadora do projeto. Calcula-se que desde 2019, mais de 40 mil veículos tenham passado pela blitz do Motorista Legal.

Essa ação nasceu como uma medida para conscientizar os motoristas sorocabanos não apenas sobre a importância do respeito às leis de trânsito, mas também sobre a imprescindibilidade de se abusar de virtudes como a paciência e a gentileza. Assim, busca-se melhorar o tráfego em Sorocaba, que costuma ser intenso e marcado por congestionamentos e acidentes nas principais vias.

O Motorista Legal lembra os motoristas de que não são só os carros que fazem parte do trânsito, mas também os ciclistas, motociclistas e pedestres. Além disso, são distribuídos kits com adesivo, saquinho de lixo e folhetos. E tem mais: nesse período, a Cruzeiro FM inclui dicas de segurança em sua programação.

10 dicas para ser um Motorista Legal

1- Todos no veículo, crianças ou adultos, devem sempre usar o cinto de segurança, inclusive aqueles que estiverem no banco traseiro.

2- Crianças de até sete anos e meio devem ser transportadas no carro com equipamentos de proteção adequados à idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação).

3- Respeite sempre o pedestre. Em algumas situações, você também será o pedestre. Dê passagem à vida!

4- Dirigir embriagado reduz seu tempo de reação em até 25%, aumentando assim o risco de acidentes. Vai beber? Vá de ônibus, táxi, uber ou carona.

5- Bicicleta também é veículo. Portanto, o ciclista deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância de 1,5 metros ao ultrapassar ciclistas.

6- Respeite os limites de velocidade. Reduza-a em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestres.

7- Motociclista, preserve a sua segurança. Use os equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaquetas.

8- Respeite as vagas reservadas para idosos ou pessoas com necessidades especiais. Esse respeito ajuda todos a conviver com um trânsito melhor.

9- O risco não é só seu. Em hipótese alguma use o celular enquanto dirige. Essa distração põe em risco a sua vida e a de outras pessoas.

10- Cole o adesivo da campanha Motorista Legal Cruzeiro FM no seu carro e faça a sua parte para reduzir o número de acidentes de trânsito.

Programação 2019

Confira os dias e horários em que o Motorista Legal vai passar pelos postos Ruff.

 

  • 12/02 – SUPER POSTO APARECIDINHA

Das 10h às 12h na Avenida 3 de Março, 6015 – Jardim Residencial Villa Amato, Sorocaba (SP)

 

  • 22/02 – CENTRO AUTOMOTIVO JUNDIAQUARA

Das 16h às 18h na Estrada Dr. Celso Charuri, 9230 – Jundiaquara, Araçoiaba da Serra (SP)

 

  • 27/02 – COMBUSTÍVEIS GRANJA OLGA

Das 10h às 12h na Avenida São Paulo, 4575 – Além Ponte, Sorocaba (SP)

 

  • 01/03 – AUTO POSTO PARQUE SÃO BENTO

Das 10h às 12h na Avenida Dr. Gualberto Moreira, 160 – Parque São Bento, Sorocaba (SP)

 

  • 13/03 – CENTRO AUTOMOTIVO JUNDIAQUARA

Das 10h às 12h na Estrada Dr. Celso Charuri, 9230 – Jundiaquara, Araçoiaba da Serra (SP)

 

  • 22/03 – SUPER POSTO APARECIDINHA

Das 16h às 18h na Avenida 3 de Março, 6015 – Jardim Residencial Villa Amato, Sorocaba (SP)

 

  • 03/04 – AUTO POSTO PARQUE SÃO BENTO

Das 16h às 18h na Avenida Dr. Gualberto Moreira, 160 – Parque São Bento, Sorocaba (SP)

 

  • 16/04 – COMBUSTÍVEIS GRANJA OLGA

Das 10h às 12h na Avenida São Paulo, 4575 – Além Ponte, Sorocaba (SP)

 

  • 24/04 – CENTRO AUTOMOTIVO JUNDIAQUARA

Das 16h às 18h na Estrada Dr. Celso Charuri, 9230 – Jundiaquara, Araçoiaba da Serra (SP)

 

  • 03/05 – COMBUSTÍVEIS GRANJA OLGA

Das 10h às 12h na Avenida São Paulo, 4575 – Além Ponte, Sorocaba (SP)


Você já tem dúvidas ou sugestões sobre a campanha Motorista Legal? Conte para gente nos comentários.

 

A Ruff mudou! Conheça a nova cara da nossa distribuidora de combustível

A história da Ruff começou em 1995 e, desde então, muitas coisas aconteceram: expandimos nossa área de atuação, inauguramos novas bases de armazenagem, ampliamos nossa frota e quadro de colaboradores, fomos listados entre as maiores e melhores empresas do país e muito mais.

Ao longo de todas essas conquistas, a maneira como a nossa marca é apresentada a você também passou por transformações. Por muito tempo, a bandeira com as cores amarela, azul e vermelha representou a nossa distribuidora de combustível e foi símbolo da eficiência e credibilidade de nossos serviços.

Agora, um novo capítulo começa a ser escrito na história da Ruff. A partir de hoje, nós entramos no processo de transição de nossa identidade visual. Você vai conhecer uma nova logo, um conceito contemporâneo e alinhado com os valores que abastecem a nossa relação com clientes e consumidores. 

A mudança já começou

Quando decidimos que a hora de inovar e dar uma cara nova à Ruff havia chegado, a nossa principal preocupação foi desenvolver uma identidade visual capaz de representar a nossa essência e, ao mesmo tempo, oferecer aos postos que têm a nossa bandeira a chance de tornar seus estabelecimentos ainda mais atrativos e modernos.

E esse processo de mudança já começou! As redes sociais da Ruff já absorveram os novos elementos visuais e conceito dessa nova fase. Em breve, você também vai poder conhecer o nosso site novo, muito mais dinâmico e cheio de conteúdo inédito.         

O pássaro Ruff

Para entender melhor o conceito inovador da Ruff, primeiramente, a gente precisa te contar um pouco sobre a origem do nome da nossa distribuidora de combustível.

Você sabia que a palavra Ruff em inglês é o nome de um pássaro? É isso mesmo! O termo se refere à ave Calidris pugnax, conhecida no Brasil como “Combatente”. A sua principal característica é a agilidade e superação para vencer disputas.

Nós continuamos entregando Energia para Superação

A nossa nova logo se remete, justamente, às asas do pássaro Ruff. Elas permitem que essa ave alce voos longos e viaje plenamente tendo como únicos combustíveis a liberdade e a energia para superar limites.

Assim como o pássaro Combatente, a distribuidora de combustível Ruff tem como lema a superação. Nós distribuímos energia automotiva para que nossos clientes e consumidores possam exceder distâncias em direção a novos caminhos. Além disso, dois importantes diferenciais do nosso atendimento estão presentes nos traços da letra “R” da novo logo: a agilidade e a velocidade.

Parque de tanques e frota

A Ruff conta com bases próprias nas cidades de Paulínia/SP, Ribeirão Preto/SP e Careaçu/MG. Os nossos parques de tanques são amplos e se diferenciam por dispor de instalações modernas e seguras. Agora, eles também vão ganhar uma cara nova.

Já que a tradicional bandeirinha tricolor da Ruff vai se aposentar, a nova identidade da marca também vai ser implementada em nossos parques de tanques. As referências às asas do pássaro Combatente estarão presentes por todo o espaço, simbolizando a nossa energia para superação.

E quando a nossa frota sair dos centros de armazenamento em direção aos postos parceiros, além do combustível, ela também levará estampada em seus tanques o nosso lema de alcançar novos caminhos por meio da energia automotiva.

Novas oportunidades para os postos Ruff

Embora nossa cara esteja mudando, a nossa essência permanece a mesma! Os nossos compromissos com os postos parceiros continuam sendo o atendimento personalizado, a eficiência na entrega, a alta qualidade dos produtos e a assessoria especializada.

A diferença é que agora os postos bandeirados Ruff contarão com uma identidade visual contemporânea. E qual é a vantagem disso? Além de ser muito mais atrativa e moderna, a nova marca oferece inúmeras oportunidades para os estabelecimentos poderem inovar em campanhas de marketing e no relacionamento com os consumidores.

Os serviços de loja de conveniência, troca de óleo e lava-rápido dos postos Ruff também ganharam um novo design.

A loja de conveniência da Ruff dispõe de um espaço moderno e acessível para receber os consumidores em busca de praticidade e de um atendimento diferenciado. Oferecemos todo o apoio necessário para o melhor gerenciamento da loja, garantindo sempre a reposição do estoque e a alta qualidade dos produtos.

Sistema avançado na troca de óleo e lubrificação onde são vistoriados diversos itens do veículo e motor. Garantimos a implementação de equipamentos modernos e a utilização de produtos de primeira linha. O serviço Center Oil dos postos Ruff é referência em qualidade e atendimento.

Um lava-rápido completo e eficiente para oferecer aos clientes a oportunidade de andar com o veículo limpo sempre que precisarem. Quem utiliza esse serviço, desenvolve uma forte relação de confiança com o posto Ruff por constatar o nosso cuidado especial com cada automóvel.

E aí? O que você achou da cara nova da Ruff? Conte para gente nos comentários e compartilhe esta novidade nas redes sociais.

 

 

5 dicas para treinar os colaboradores do seu posto

Uma equipe treinada faz toda a diferença no dia a dia de um posto. Além de executar as tarefas com eficiência, ela presta um atendimento capaz de cativar os clientes. Por isso, investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores é fundamental para garantir o bom funcionamento e o sucesso do posto de combustível.

Uma possibilidade é promover palestras periódicas tratando de questões de segurança, relação interpessoal ou mesmo de motivação. Além disso, é possível levar a equipe para conhecer o parque de tanques da distribuidora de combustível para conhecer o processo de armazenagem do produto. Tudo isso visando ao aprimoramento das habilidades dos colaboradores o aperfeiçoamento da atuação deles no posto.

Confira todas as dicas que nós reunimos aqui nesta matéria.                           

1 – Organize um intercâmbio de funções entre os colaboradores

Uma forma simples e econômica de treinar os colaboradores é oferecendo a eles a chance de passar por diferentes funções dentro do posto de combustível. Por meio da rotação de cargos, os profissionais vão poder adquirir novas habilidades e ajudar ou orientar outros colegas sempre que necessário.

Um frentista, por exemplo, pode ficar responsável pela troca de óleo por algum tempo, cuidar do lava-rápido ou mesmo atuar na loja de conveniência. Essa rotatividade é muito benéfica para os colaboradores, pois, além de se aprimorarem, podem identificar com quais funções têm mais afinidade.

Para o posto, a grande vantagem dessa prática é contar com uma equipe capacitada e pronta para desempenhar qualquer serviço caso algum colaborador precise faltar ou esteja sobrecarregado.

2 – Invista em palestras profissionais e motivacionais

Convide, pelo menos uma vez por mês, palestrantes para conversarem com a equipe. O bom disso é poder abordar assuntos dos mais variados tipos, desde temas ligados ao dia a dia do posto (atendimento, segurança, equipamentos) até tópicos mais gerais (motivação, família, relações pessoais).

As palestras podem ser realizadas em um espaço apropriado do estabelecimento ou alguns colaboradores podem ser enviados a uma palestra externa. Neste último caso, eles poderão compartilhar o que aprenderam com os demais colegas.

3 – Programe visitas técnicas

Entre em contato com a sua distribuidora de combustível e agende uma visita técnica para os colaboradores do posto. Assim, eles poderão conhecer os procedimentos de armazenamento e carregamento de combustível para ter uma noção mais sólida sobre a procedência do produto, controle de qualidade e transporte.

Além de expandir o entendimento dos profissionais sobre o processo, isso também vai motivá-los a se inteirar ainda mais sobre o segmento. Quando algum cliente tiver alguma dúvida técnica ou sobre a qualidade do combustível, eles serão capazes de responder a pergunta sem hesitar.

Os postos de combustível com bandeira da Ruff têm a chance de realizar esse tipo visita e ainda contam com assessoria especializada para oferecer treinamentos aos funcionários. Quer saber mais sobre as vantagens de ser Ruff? Clique aqui e descubra.

4 – Não se esqueça dos treinamentos de segurança

Os postos de combustível devem seguir uma série de leis e normas para garantir a segurança do estabelecimento. Para tudo correr de maneira ideal, é muito importante que toda a equipe conheça as regras e os procedimentos de segurança. Por conta disso, é essencial fornecer treinamentos alinhados com essa finalidade.

Uma possibilidade é contar com a supervisão ou consultoria periódica de um técnico de segurança do trabalho capaz de instruir os colaboradores e o próprio dono do estabelecimento. Outra ideia é convidar bombeiros para dar palestras sobre como atuar em caso de acidentes e como evitá-los. Vale ainda realizar simulações para que a equipe aprenda na prática a lidar com situações de perigo.

5 – Invista no desenvolvimento das habilidades de atendimento

Como já dissemos, os colaboradores do seu posto de combustível são parte vital do negócio. Afinal, eles têm a responsabilidade de cativar as pessoas que param no estabelecimento para abastecer. Para isso, é importante orientá-los sobre as melhores maneiras de tratar os clientes e de lidar com reclamações ou possíveis atitudes desrespeitosas.

Isso inclui ainda conscientizar a equipe sobre a postura ética que devem manter no dia a dia, abrangendo a noção de coletividade e as responsabilidades ambientais ligadas a essa área do mercado.  

Você tem dicas ou dúvidas sobre treinamento de colaboradores? Conte nos comentários!

 

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