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Gestão de fornecedores no posto de combustível: qual a importância?

Fundamental para a lucratividade de qualquer empresa, a gestão de fornecedores não pode ser deixada de lado em seu posto de combustíveis. Ela faz toda a diferença se você quiser que seu negócio se destaque em um mercado tão competitivo como atualmente.

Mas o que é a gestão de fornecedores? Quais as vantagens em fazê-la e quais serão os seus benefícios? Entenda melhor com esta matéria.

Boa leitura!

 

O que é gestão de fornecedores?

Em tempos de contenção de gastos e crise econômica, você não vai ao mercado e escolhe o primeiro produto que vê na prateleira, não é mesmo? Geralmente você realiza uma pesquisa para saber qual marca tem o melhor custo x benefício antes de realizar a compra. Por que com os fornecedores do seu posto de combustível seria diferente?

E é exatamente isso que a gestão de fornecedores é. Por meio de uma pesquisa de mercado é feita uma coleta de todas as informações pertinentes de quem irá fornecer os produtos para o seu posto de combustível. Não deixe nada passar batido: qualidade do produto, preço, atendimento, rapidez na entrega e satisfação de outros compradores.

Só assim você poderá assegurar que os produtos comercializados no seu posto de combustível são de qualidade e estão com o preço competitivo no mercado, garantindo que os clientes fiquem satisfeitos e retornem ao seu estabelecimento mais vezes.

Não esqueça de fazer a gestão em todo o seu posto, e não apenas na parte de abastecimento. Olhe também para os fornecedores da sua loja de conveniência e da manutenção e troca de óleo.

 

Qual a importância e os benefícios da gestão de fornecedores?

Os fornecedores são responsáveis por boa parte dos gastos de um posto de combustível, por isso é importante levar em consideração os investimentos feitos nessa área garantir uma boa gestão. É importante lembrar que um bom trabalho de gestão de fornecedores envolve também estar sempre de olho nos estoques para não deixar faltar produtos.

Outros fatores devem ser levados em conta na hora de decidir investir na gestão de fornecedores. Como os preços serão praticados abaixo do normal, mais clientes darão credibilidade ao seu posto e ele ficará melhor posicionado neste mercado tão competitivo.

Seu posto de combustível estará sempre bem abastecido e a perda de produtos pelo prazo de validade será muito menor, diminuindo também sua perda de investimento e, consequentemente, aumentando a lucratividade final.

 

Como fazer uma boa gestão de fornecedores?

Faça uma planilha e anote o máximo de dados possíveis de todos os fornecedores, lembre-se de deixar a planilha sempre atualizada para quando for necessário realizar um novo pedido já ter tudo em dia.

 

Não é difícil manter uma boa gestão de fornecedores em seu posto de combustível. Não esqueça da importância desse investimento e como ele impactará positivamente na lucratividade do seu posto.

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Selecionados Ruff: Volkswagen Passat

(Foto: Pinterest/automobilio.info)

 

Criado para ser uma versão mais popular do Audi 80, o Volkswagen Passat surgiu em 1973 e trouxe uma configuração única, que mudou a maneira como a marca produzia seus carros.

Até então, tudo o que a Volkswagen produzia era movido por motor boxer refrigerado a ar pendurado na traseira, enquanto o Passat possuía perfil fastback e quatro cilindros em linha com arrefecimento líquido debaixo do capô dianteiro. Além disso, o veículo também contava com suspensão dianteira independente, traseira com eixo de torção e motor de quatro cilindros com comando de válvulas no cabeçote.

O Passat chegou ao Brasil em setembro de 1974 e, desde então, foram apresentadas diferentes versões do sedã:

 

TS – Touring Sport

Com quatro faróis redondos e reconhecido pelo ótimo desempenho do motor 1.6 e 80cv, esse modelo conseguia ir de 0 a 100km/h em apenas 14 segundos.

 

GTS Pointer

Para combater a concorrência, a Volkswagen lançou, em 1983, a versão esportiva GTS Pointer, que contava com rodas de liga-leve, suspensão recalibrada, acabamento diferenciado e motor com potência de 99 cv.

 

Santana e Quantum

Traços mais retos marcaram essa atualização do Passat que, dessa vez, trouxe versões sedã e perua e que foram comercializadas no Brasil como Santana e Quantum.

 

Passat GL 2.0 e Passat Exclusive 2.8 VR

Em 1994, a Volkwagen lançou o Passat GL, com motor 2.0 de 116 cv, e o Passat Exclusive com motor VR6 de 174 cv.

 

Passat CC

Esse modelo, além de se destacar por sua esportividade, foi lançado em 2008 e contou com três opções de motor: 1.8, 2.0 e VR6 com 3,6 litros.

 

Você já teve alguma dessas versões do Volkswagen Passat? Conte para nós!

Como fazer gestão de pessoas em posto de combustível

 

Em qualquer tipo de empreendimento existem problemas de gestão de pessoas que necessitam ser identificados e combatidos para que não evoluam para perdas de lucro (em outro post apresentamos algumas dicas de gestão financeira, confira).

Em um posto de combustíveis não é diferente, ainda mais sendo este um negócio que tem como sua fachada os funcionários que fazem diretamente o atendimento aos clientes.

Quando os colaboradores são mal geridos pode haver consequências graves para o empreendimento, como a queda na qualidade do atendimento e, consequentemente a menor fidelização de clientes.

 

Saiba quais são as principais dificuldades na gestão de pessoas em postos de combustíveis e como contorná-las para não ter prejuízos.

 

Trabalhe com endomarketing

Tudo começa aqui! As técnicas de endomarketing são as chaves para uma boa gestão de pessoas nos postos de combustíveis. Elas ajudam a diminuir a rotatividade de funcionários e melhoram a motivação deles.

Trabalhe bem com canais de comunicação interna, não precisa ser nada elaborado, um simples painel de cortiça com comunicados anexados nele já ajudam nessa ação! Oferecer palestras motivacionais ou treinamentos especiais para melhorar as habilidades de alguns dos colaboradores também é uma ótima opção de endomarketing.

Dedicamos uma postagem toda para falar sobre estratégias de endomarketing, confira aqui.

 

Motive seus funcionários

Este é um dos pontos de maior atenção e também maior problemática para os gestores. A maior parte não entende o quanto é importante manter os funcionários motivados ou então não sabe quais os melhores caminhos para trabalhar a motivação.

As soluções são bem simples e vão desde bonificações salariais para alcanço de metas até trabalhar com horários mais flexíveis (ou adotar o banco de horas). Pense também na possibilidade de adotar planos de carreira, que são ótimas oportunidades para os funcionários se destacarem nas atividades.

 

Positividade sempre

Nada pior do que trabalhar em uma empresa em que o clima é pesado, os funcionários não possuem afinidade e os gestores não estão presentes. Por isso, prevenir e resolver os problemas que surgem na equipe é uma das principais estratégias de gestão de pessoas em posto de combustível.

Adote táticas para melhorar as relações interpessoais, incentivar os trabalhos em equipe e identificar as mudanças no comportamento de seus funcionários em poucos dias. Além disso, promova sempre reuniões fora do expediente para celebrar que a equipe atingiu uma meta ou então comemorar o aniversário de um dos colaboradores.

 

Gostou das dicas sobre gestão de pessoas em posto de combustível? Comente no post e deixe sua opinião!

Seguro para carros antigos: existe um específico?

 

Sair com seu carro antigo ou clássico na rua gera muitas preocupações para você?  Fazer o transporte até um evento, mesmo que seja com guincho, te deixa com a pulga atrás da orelha? Está com dúvidas se existe um tipo de seguro para carros antigos?

Sim, existe este tipo de seguro, mas ele possui algumas especificidades que o diferenciam do seguro para carros novos. A seguir daremos algumas informações sobre como ele funciona.

 

Você realmente possui um clássico?

Existem algumas diferenças que o Denatran impõe entre os automóveis clássicos e os tradicionais, e saber as especificidades de cada um e em qual categoria seu carro se encaixa é essencial na hora de contratar o seguro.

Segundo o órgão, “os antigos, clássicos, de coleção ou de placa preta devem ter mais de 30 anos de fabricação, conservar características originais de fábrica e possuir certificado de originalidade”.

Para adquirir o certificado, é necessário que você seja cadastrado em um Clube de Autos Antigos ou alguma outra entidade credenciada pelo Denatran. Se seu automóvel não tem essas especificidades ele não se enquadra na categoria antigo ou clássico e você não conseguirá contratar um seguro diferenciado.

 

Particularidades do seguro para carros antigos

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que os seguros para carros clássicos ou antigos é um pouco diferente do mesmo serviço para carros novos. O automóvel precisa atender a todas as exigências do Denatran, como estar com todos os itens de segurança e condições de rodagem em dia.

Além disso, o uso do veículo não pode ser regular. Isso quer dizer que você precisa ter um segundo meio de locomoção para usar diariamente e o auto antigo deve ser colocado nas ruas esporadicamente (para idas a encontros ou passeios curtos de final de semana).

 

Saiba quais são suas necessidades

Antes de contratar o seguro para carros antigos você precisa ter anotada toda a sua rotina com o automóvel e quais são as suas expectativas contratando o seguro. Isso porque as seguradoras precisam dessas informações para colocar em uma balança as condições de uso e apresentar a você o serviço que mais se adequa as suas necessidades.

 

Qual o valor?

Normalmente o valor para seguro de auto antigo é bem mais em conta do que para carros normais. Isso acontece pelo motivo do automóvel não ser usado para o dia a dia e também pelo seguro cobrir apenas danos causados por terceiros. Também existe uma diferenciação no valor quanto à idade do condutor principal e do condutor secundário.

 

Ainda tem dúvidas sobre seguro de carros antigos? Deixe um comentário que nós respondemos!

 

Como tornar a loja de conveniência o chamariz do seu posto

 

Os consumidores estão mais cautelosos, conscientes e atentos aos preços, e assim, conquistá-los está cada vez mais difícil. Pensando nisso, iremos listar na matéria 5 dicas que transformarão a sua loja de conveniência no maior chamariz do seu posto, e aumentarão os rendimentos do seu estabelecimento.

 

Atendimento de qualidade

Quem não gosta de chegar a um estabelecimento e ser bem atendido? Um atendimento de qualidade é o principal fator para manter a competitividade da sua loja de conveniência.  Estimule a cortesia dos seus funcionários, mantenha sempre os produtos organizados nas prateleiras com as devidas etiquetas de preços e o local limpo.

Neste texto, você pode conferir 6 dicas para ter qualidade no atendimento.

 

Variedade de produtos

É importante ter uma variedade de produtos que agrade diversas faixas etárias, bolsos e pessoas com diferentes estilos de vida. Dê atenção também às pessoas com estilos de vida diferentes, como os vegetarianos, veganos, ou fitness.

A loja de conveniência é mais do que uma simples parada no posto. É aquele ponto de necessidade no meio da noite, ou aquilo que pode salvar a pessoa em uma emergência. Invista sem medo!

 

Conforto dos clientes

Muitas vezes, o veículo precisa de uma manutenção ou reparo que demanda certo tempo. Para que o cliente se sinta confortável enquanto aguarda a finalização do trabalho, disponibilize um espaço de leitura, entretenimento e descanso dentro da loja de conveniência.

Esse pequeno detalhe faz com que o seu posto de combustível se diferencie dos concorrentes. Outra dica é oferecer um “espaço pet” para que os animais de estimação que estiverem acompanhando os consumidores também possam aguardar em um local confortável.

 

Wi-Fi grátis

Disponibilizar uma rede de internet sem fio de qualidade e gratuita para que o cliente possa navegar enquanto toma um café em sua loja de conveniência é indispensável.

Atualmente, o Facebook lançou uma ferramenta que integra a página do seu negócio com o roteador (o aparelho também precisa ter essa função). Funciona assim: o cliente acessa o Wi-Fi da sua conveniência, e o Facebook abre em seu navegador. Depois que ele logar no perfil e fizer check-in, dizendo aos amigos onde está, a navegação é liberada para qualquer site.

Além da comodidade para os consumidores, esse recurso ajuda a divulgar o seu negócio para outras pessoas sem precisar investir em mídia.

 

Promova os programas de fidelização

Mais importante do que atrair clientes novos é fidelizar os antigos. Possuir um banco de cadastro e associar os clientes a um programa de pontos, que una o posto de combustível à loja de conveniência, é uma boa tática.

Em cada abastecimento ou compra na loja, por exemplo, um número de pontos é computado à conta. Após atingir uma quantidade específica, o cliente pode trocar por brindes, serviços, entre outras coisas.

Confira mais dicas para fidelizar clientes nesta matéria do blog.

 

Gostou das dicas? Qual você já aplica na sua loja de conveniência? Deixe seu comentário! 

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