7 cuidados que elevam a vida útil do motor

Da manutenção até a hora de dirigir, alguns cuidados podem aumentar a vida útil do motor do carro.  Veja sete dicas fáceis de serem implantadas que podem fazer a diferença na durabilidade do seu automóvel.

1 – Troca de óleo 

Rápida e fácil de ser feita, a troca de óleo é essencial para o bom funcionamento do seu carro. Além de facilitar o movimento interno das peças, o lubrificante retira os fragmentos metálicos gerado do contato entre as peças e limpa o motor. É importante lembrar que cada motor tem um lubrificante apropriado, por isso, o ideal é consultar o manual do veículo.

2 – Aditivada, sempre

A gasolina aditivada é composta por aditivos que auxiliam na limpeza interna das partes móveis do motor e bicos injetores. Sem os resíduos, a queima de ar e combustível na câmara de combustão será realizada com perfeição.

3 – Filtros 

Troque os filtros de ar, de óleo e de combustível dentro dos prazos estabelecidos pela montadora. Eles evitam a entrada de impurezas no motor.

4 – Água do radiador 

O nível correto da água do radiador é fundamental para a durabilidade e o bom funcionamento do motor. A marcação do reservatório deve estar sempre entre a mínima e a máxima quando o motor estiver frio. O nível errado pode levar o motor ao superaquecimento. 

5 –Troca de marchas 

Evite esticadas e faça a mudança de marchas suavemente. Caso tenha dúvidas, o manual do veículo indica a velocidade correta para as trocas.

6 – Aceleradas 

Não acelere no momento da partida, enquanto estiver parado e quando for desligar o motor. Aceleradas desnecessárias aumentam o gasto de combustível e geram o desgaste do motor.

7 – Amaciamento 

Carros novos ainda precisam de um período inicial de amaciamento. Até os três mil quilômetros, evite passar da velocidade recomendada pelo fabricante, evite aceleradas bruscas e não passe das 5 mil rotações por minuto. 

Fique atento!

2015-10-14T11:35:00+00:0014 de outubro de 2015|Dicas e Cuidados|