7 dicas para cuidar do carro no inverno

Você sabia que a baixa temperatura afeta algumas partes do seu carro, como o motor, a bateria, os pneus e o ar-condicionado? Isso porque o frio faz com que o carro precise gastar mais energia para funcionar adequadamente. Se você não tomar alguns cuidados especiais durante o inverno, esses e outros itens podem ser danificados e até mesmo colocar a direção em risco.

Para te ajudar, nós reunimos nesta matéria 7 dicas importantes para te ajudar a cuidar do seu carro no inverno. Confira:

1 – Motor de Arranque

O motor de arranque é uma das partes do carro mais afetadas pelo frio. Caso ele esteja com algum problema, dificilmente você vai conseguir dar partida. O bendix e as escovas são os itens que mais apresentam defeitos durante o inverno. Por isso, fique sempre de olho neles. Ah, não se esqueça de dar aquela conferida no carburador também, já que o afogador costuma ser usado mais frequentemente durante a época do frio.

2 – Bateria

Apesar de o motor ser uma das principais vítimas das temperaturas baixas, a bateria é a campeã de problemas nesse período. Isso porque o frio impacta as reações químicas ocorridas na bateria, diminuindo a velocidade desse processo. Assim, ela acaba sofrendo um desgaste mais intenso no inverno e o seu funcionamento fica comprometido.

A dica é sempre dar partida com algum acessório do veículo ligado, como o ar-condicionado, luzes ou o som. Vale ainda sempre manter os conectores da baterias limpos e apertados para evitar problemas. Agora, se o seu carro não sai muito da garagem, é importante ligá-lo uma vez por dia e dar leves aceleradas. Não precisa deixar ele funcionando por muito tempo, apenas 10 minutos são suficientes.

Caso a bateria do seu carro não seja selada, é bom verificar o nível de água e completar quando for necessário. Lembre-se: é preciso utilizar água própria para bateria, a destilada. Embora fazer reparos nesse item do carro seja fácil, é importante tomar esses cuidados básicos para não entrar em uma fria.

3 – Ar-condicionado

Outra dica importante para cuidar do carro no inverno está ligada ao ar-condicionado. Se você pensou “mas eu nem preciso usar o ar-condicionado no frio” essa é justamente a questão. Ficar muito tempo sem utilizar esse item pode fazer com que ele fique danificado. O problema maior de mantê-lo desligado durante toda a estação é em relação às borrachas de vedação. Nessas circunstâncias, elas acabam ressecando. Além disso, a tubulação também pode ser prejudicada.

Para conservar o bom desempenho do ar-condicionado, é indicado mantê-lo funcionando por, no mínimo, 10 minutos e, no máximo, uma hora por semana. Se o seu carro tiver a função de ar quente, ativá-lo pode ser uma solução.

4- Partida

Um drama vivido por muitos motoristas em manhãs frias é dar partida no carro e ele não pegar de primeira. Alguns não têm muita paciência e ficam insistindo sem parar, o que acaba forçando e prejudicando vários itens do automóvel. As velas, por exemplo, são bastante afetadas, podendo ficar encharcadas.

Vale lembrar ainda que o motor, o câmbio, os freios e a suspensão precisam atingir uma temperatura ideal para funcionar adequadamente. No inverno, é preciso ter paciência, pois pode levar um tempinho maior para esses itens esquentarem adequadamente. Portanto, se o carro não pegar de primeira, não abuse! Espere algum tempo até o combustível evaporar e depois tente de novo. Se ainda assim o carro não funcionar, o indicado é chamar o seu mecânico de confiança.

5 – Pneus

Cuidar do carro no inverno inclui ainda ficar atento à calibragem dos pneus. A baixa temperatura afeta a calibragem, fazendo com que os pneus fiquem murchos com mais facilidade. Por isso, o recomendado é calibrar o pneus pelo menos uma vez por semana, sempre levando em consideração as recomendações do fabricante do veículo.

Não ande por aí com pneus murchos! Isso exige mais do carro e aumenta o consumo de combustível. Ah, outra dica importante é prestar atenção se os pneus estão carecas, já que no frio as vias ficam mais escorregadias por causa umidade.

6- Reservatório da gasolina

Não é novidade que os motoristas costumam ter dificuldade para ligar os automóveis movidos a etanol. Para resolver esse problema, os carros flex contam com um reservatório de gasolina para ajudar na hora de dar partida. Por isso, ele deve estar sempre cheio no inverno, preferencialmente, de gasolina aditivada para auxiliar na ignição do motor.

Um cuidado necessário em regiões onde o inverno é mais rigoroso, como no Sul do país e em áreas de altitude elevada, é em relação à quantidade de aditivo no sistema de arrefecimento. Consulte o manual do veículo para saber se ela está correta. Nessas localidades de frio intenso, também é importante adicionar um anticongelante ao combustível.

7 – Para-brisa

O frio resseca as palhetas de borracha do para-brisa, o que acaba riscando os vidros. Por isso, coloque palhetas novas durante o inverno para evitar esse tipo de problema. Normalmente, essa troca é recomendada de três em três meses.

Outra dica é manter o reservatório de água do para-brisa sempre cheio durante o inverno. Isso porque a neblina pode levar bastante sujeira ao vidro do carro. Além da água, é importante adicionar uma pequena quantidade de algum detergente específico para auxiliar na limpeza.

Você conhece outras dicas importantes para cuidar do carro no inverno? Conte para gente nos comentários. Não se esqueça de compartilhar esta matéria nas redes sociais.

 

 

2019-06-18T14:11:29-03:0020 de junho de 2018|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?