Dicas para treinar os frentistas do seu posto de combustível

Toda empresa precisa fornecer treinamentos aos seus funcionários para que eles sejam mais produtivos e obtenham resultados ainda melhores. Nos postos de combustíveis não é diferente! Existem três tipos de treinamentos essenciais para os frentistas: comercial, financeiro e de segurança. Eles ampliam o conhecimento dos colaboradores e refletem na qualidade do atendimento nos estabelecimentos. Saiba mais!

Treinamento comercial

O treinamento comercial prepara o frentista para atender bem o cliente, já que, na maioria das vezes, ele é o único funcionário com o qual o consumidor tem contato no posto de combustível.

Ensine a importância de realizar as atividades com um sorriso no rosto, o tipo de comunicação verbal e corporal que deve ser utilizada, como oferecer serviços extras, lidar com reclamações e se despedir do cliente. Apesar de parecerem básicas, essas informações são primordiais para um atendimento de qualidade.

Treinamento financeiro

Nessa capacitação é preciso ensinar os funcionários as formas de pagamento aceitas pelo posto, como contabilizar e devolver o troco, registrar os pagamentos, operar e guardar o dinheiro no caixa (caso não tenha nenhum colaborador responsável por essa função no momento).

Você pode criar quadros com um fluxograma das rotinas financeiras e colocá-los em uma parede que todos os frentistas tenham acesso. Assim, eles poderão consultar sempre que surgir alguma dúvida.

Treinamento de segurança

A primeira dica é conscientizar o frentista sobre os cuidados necessários no manuseio dos combustíveis dentro do posto. Mostre a ele o que pode acontecer quando as pessoas usam o celular nas áreas restritas do estabelecimento. Ensine os procedimentos diários de segurança, as recomendações aos clientes no momento de abastecer o carro e o que fazer em caso de acidentes ou emergências.

O estudo e a análise da norma regulamentadora NR 20, que trata da segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis, também é imprescindível e exigido por lei.

Não esqueça: o treinamento e a motivação são a base de uma equipe de sucesso!

2015-09-02T10:06:00-03:002 de setembro de 2015|Dicas e Cuidados|
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