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Projeto de lei pode aumentar pena para adulteração de combustível em postos

O Projeto de Lei 517/11, apresentado pelo deputado Dr. Aluizio, tem a intenção de fazer com que a punição para postos que adulteram combustíveis seja mais rígida. A pena atual pode ser de um a cinco anos de detenção por compra, venda ou revenda de derivados de petróleo ou gás adulterados.

A nova proposta visa aumentar para dois a seis anos de pena mais multa, uma vez que a adulteração seja feita nos postos. Sua intenção é de diminuir as irregularidades com combustíveis nos postos. O projeto está em tramitação na Câmara apensado aos PLs 1336/03 e 2498/03, veja as três propostas abaixo.

- PL-1336/2003

- PL-2498/2003

- PL-517/2011

Mesmo que ainda em processo acreditamos que essa ideia pode melhorar a qualidade dos combustíveis no mercado brasileiro. Por isso, aproveitamos essa oportunidade para informar essa novidade e convidá-los a continuar acompanhando seu desenvolvimento com a gente. A Ruff apóia ações como essa que visam favorecer o consumidor e dar valor a postos que fornecem combustíveis de qualidade. O que você acha dessa iniciativa?

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Obrigado por 15 anos de trabalho em conjunto!

Em 2010 a Ruff fez 15 anos de seu estabelecimento, que foi comemorado com muita alegria junto a seus colaboradores. Acreditamos que o sucesso da empresa é fruto de uma excelente equipe de profissionais que trabalham com honestidade e transparência.

No dia 8 de maio de 1995, a Ruff iniciou suas operações com a emissão de sua primeira nota fiscal. Sendo essa mais uma comemoração que queremos compartilhar com vocês. Gostaríamos de agradecer nossos colaboradores pela dedicação e integridade, fazendo da Ruff uma empresa cada vez melhor. Obrigado também aos nossos parceiros, pela confiança e por todos esses anos de trabalho em conjunto.

Esperamos continuar a fazer nosso trabalho com qualidade e melhorar cada vez mais nossos serviços. Assim poderemos manter nossa relação de confiança e trabalho em conjunto por mais anos. Vocês fazem parte do nosso sucesso!

Etanol ou Gasolina?

A frota de automóveis brasileira é predominante de bicombustíveis e com o grande volume de vendas atual, deve continuar crescendo nos próximos anos. Com as recentes oscilações de preço dos combustíveis, muitas pessoas ficaram na dúvida de qual combustível compensa mais abastecer de acordo com seu preço. Tendo em vista de que essas mudanças podem continuar, decidimos explicar como é feito o cálculo de vantagem.

Para compreendê-lo é preciso saber que motores abastecidos com etanol consomem em média 30% a mais do que com gasolina. Esse fato indica que a gasolina rende mais do que o etanol e uma simples conta de porcentagem pode resolver esse impasse, ou seja, o etanol é mais vantajoso se seu litro custar até 70% do litro da gasolina.

A regra se aplica a todos os veículos, mesmo com diferentes modelos. Embora outros fatores externos ou particulares de cada carro possam fazer com que o rendimento varie, o cálculo permanece o mesmo. Para assegurar que seu automóvel mantenha o rendimento máximo procure fazer as revisões periódicas, ficar atento a quantos Km/L o carro faz a cada vez que abastece e utilizar sempre combustíveis de qualidade.

Dessa forma você garante maior rendimento com gastos reduzidos. Se você tiver perguntas sobre esse assunto, escreva nos comentários abaixo. Assim você conhece mais sobre o mercado de combustíveis e nós compartilhamos essas informações importantes com vocês.

Os novos rumos do Etanol

Já havíamos falado em nosso blog que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível (ANP) assumiria o controle do Etanol com o intuito controlar os preços desse produto no Brasil. Como previsto a presidente Dilma assinou no dia 28 de abril uma Medida Provisória (MP) que classifica o Etanol como combustível estratégico e não somente derivado da produção agrícola. Essa ação dá controle a ANP sobre a comercialização, armazenamento, exportação e importação desse combustível. Assim o governo poderá controlar seu preço, uma vez que todo seu processo será regulado pela agência.

No entanto, no presente momento os preços continuam a subir, algumas cidades estão com falta de gasolina e a importação de combustíveis está aumentando para suprir a demanda. Por isso, essa MP também definiu que a mistura de Etanol Anidro na Gasolina seja entre 18% e 25% sendo que até o momento era entre 20% e 25%. Estima-se que cada ponto percentual a menos de Anidro nessa mistura equivale a 250 milhões de litros a mais no mercado.

Acredita-se que essa ação ajudará a conter a alta do preço do Etanol e devido a sua mistura reduzir o da Gasolina. Sabemos que esses são os primeiros passos para melhorar a situação atual de abastecimento do país, então devemos continuar a observar o mercado como agora e ficar atentos as novidades. A Ruff pretende sempre manter seus parceiros informados sobre essas mudanças, por isso convidamos você a deixar suas perguntas e comentários sobre esse assunto. Queremos conversar com você!

O que é combustível de microalga?

O biodiesel é um combustível com grande potencial no Brasil e já tem sido utilizado obrigatoriamente em 5% da mistura do diesel, além de abastecer alguns automóveis de transporte coletivo. Esse combustível pode ser produzido a partir de gorduras animais ou óleos vegetais, sendo que a melhor matéria-prima para isso é o dendê que produz 4,4 mil litros por hectare a cada ano. No entanto, apenas 22% do volume de sementes desse vegetal são aproveitados, levando os cientistas brasileiros a procurarem alternativas.

Recentemente foram iniciadas pesquisas com a intenção de viabilizar economicamente a produção de biodiesel, utilizando algas microscópicas como matéria-prima. Sua grande vantagem econômica é que de todas as outras fontes essa é a única que fornece uma produtividade grande. Em comparação com o dendê, um hectare de microalgas produz até 90 mil litros de combustível também em um ano. Isso ocorre pelo fato do aproveitamento da microalga ser grande, uma vez que em algumas espécies chega a até 90%.

O desenvolvimento desse biodiesel pode trazer outros benefícios além de ser fonte de energia automotiva. Algumas microalgas, por exemplo, podem ser cultivadas em água salobra ou com resíduos, reduzindo a demanda de água doce e tratada que é utilizada na produção de outras fontes de biocombustíveis. Outra vantagem é que o cultivo pode ser feito na região semiárida brasileira através da água salobra fornecida por lençol freático, não desperdiçando solo e melhorando a economia dessa área.

Como as microalgas são menos sensíveis a fenômenos naturais, sua safra não sofreria grandes variações e manteria a produtividade estável. Ainda dentre suas diversas vantagens, essa matéria-prima é uma excelente fixadora de carbono, ou seja, contribui na redução dos efeitos do aquecimento global.

Mesmo com todos esses benefícios para o país, acredita-se que a produção desse combustível não será economicamente viável em menos de uma década. Afinal, existem diversos fatores técnicos que devem ser desenvolvidos no processo de produção, fazendo com que seja lucrativo e otimizado. Ainda que em longo prazo, essa é uma grande iniciativa do Brasil que pode favorecer  todos desse setor e também os consumidores.

Fonte: Estadão

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