Dicas para a bateria do carro durar mais

Rodas, freios, acessórios de segurança, motor… São tantas as preocupações quando se tem um carro que a bateria sempre acaba esquecida, e o motorista lembra-se de cuidar dessa importante parte de seu automóvel somente quando aparece algum problema. Para evitar que você fique na mão no meio de uma viagem ou tenha gastos desnecessários, hoje vamos dar dicas para a bateria do carro durar mais.

E, para começar, vale citar um erro clássico da maioria dos motoristas – esquecer acessórios eletrônicos ligados. Para a bateria do carro durar mais, é essencial não deixar alarme, rádio, rastreadores e outros componentes elétricos ligados sem necessidade, principalmente a iluminação interna, que sempre passa despercebida. Esses aparelhos possuem a corrente stand by, que descarrega o acumulador. Por isso, para a bateria do carro durar mais é importante adquirir apenas peças originais e verificar a capacidade máxima do alternador antes de instalá-las.

Outro erro clássico é esquecer dos equipamentos no veículo que continuam a puxar energia mesmo depois de desligá-lo. Nesse caso, uma dica legal para a bateria do carro durar mais é desligar o cabo do terminal positivo enquanto ele está parado, e, assim, não encontrá-lo totalmente descarregado após algumas semanas. Porém, lembre-se que, apesar de ser simples, isso exige cuidado e uma leitura atenta do manual de usuário para evitar, por exemplo, de levar um choque.

E quando o veículo for ficar inutilizado por mais de vinte dias, também é recomendável que se mantenha as capas plásticas de proteção em cima dos pólos negativos e positivos da bateria, a fim de evitar contato com objetos metálicos e causar curto-circuito. Além disso, fique atento a essas outras dicas para a bateria do carro durar mais:

– Em carros mais sofisticados, é recomendável desligar o acendimento automático antes de dar a partida.
 
– Retire a frente destacável dos rádios, ela pode consumir até 800mA de stand by.

– Dê partidas curtas entre 5 e 7 segundos.

– Se você ligou o veículo, deixe-o em funcionamento por, pelo menos, 20 minutos. Assim, a carga perdida pela bateria com a partida é totalmente recomposta.

– Cada modelo de bateria tem uma amperagem correspondente, por isso, nunca aplique bateria com amperagem inferior.

– Você percebe que a bateria está sem energia quando há dificuldade de partida, luzes fracas, problemas causados por regulador de voltagem, correia frouxa ou fio de terra solto.

Vale lembrar que a constatação de defeito só é possível por meio de testes realizados com equipamentos próprios em todos os elementos da bateria. Por isso, procure sempre um mecânico de sua confiança. Seguindo essas dicas, será possível colaborar muito para a bateria do carro durar mais, chegando até três anos.

E você, tem seguido essas orientações? Quais são as suas dicas para a bateria do carro durar mais? Conte pra gente!

Dica Ruff: você também pode curtir nosso post de dicas sobre como economizar gasolina.

2012-04-12T00:00:00-03:0012 de abril de 2012|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?