6 dicas de gestão financeira para postos de combustível

Para que seu posto de combustível esteja sempre em dia financeiramente, é preciso seguir algumas regrinhas de gestão financeira. Você que está iniciando os negócios agora, e também quem precisa de auxílio para que suas atividades entrem na linha, preparamos 6 dicas super úteis e fáceis de serem seguidas para se tornar o gestor financeiro de sucesso do seu posto de combustível.

 

Montar um fluxo de caixa

Podemos dizer que esta é a primeira dica a seguir para começar uma boa gestão financeira. Você precisa tomar nota de todo o dinheiro que entra e que sai do seu caixa, registrando as atividades financeiras do posto. Comece colocando em uma planilha todos os gastos fixos – como o salário de funcionários, impostos e contas – e também os variáveis – multas, horas extras e outros imprevistos. Tente registrar também como essas contas foram pagas, se no dinheiro, cartão de débito ou crédito, depósito em conta, transferência ou cheque.

Dessa forma, você terá informações muito mais precisas de seus lucros e poderá fazer o planejamento de alguma promoção para atrair mais clientes ao seu posto.

 

Utilize ferramentas de controle

Contratar alguma ferramenta, como por exemplo um software de gestão financeira, facilita o trabalho, pois ela realiza a integração de todos os dados de variados setores, além de proporcionar muito mais segurança e monitoramento maior e mais preciso.

Os softwares são ótimos para ter controle do volume de combustível estocado e adquirido, ou para controlar o estoque de uma loja de conveniência, venda de itens e peças automotivas. Dessa forma, você terá controle maior dos produtos que têm mais saída e poderá tomar decisões de reposição de estoque com mais segurança.

 

Planejamento de contas

O equilíbrio financeiro de seu posto só será atingido quando o gestor conseguir colocar as contas a pagar e as contas a receber em sintonia. Isso deve ser feito com antecedência e mensalmente, fazendo uma análise de como os recebimentos e pagamentos operam no fluxo de caixa da empresa, seus valores e datas.

 

Planejamento estratégico

Trace suas metas e objetivos e elabore uma boa estratégia de mercado fazendo um estudo da concorrência e de outros fatores que possam atrapalhar ou ajudar sua gestão. Procure fazer este planejamento mensalmente e com metas específicas, ao fim do mês compare o desempenho com os meses anteriores para saber onde estão os acertos e os erros no planejamento e fazer as mudanças que irão levar seu posto de combustível a uma melhora.

 

Verba pessoal e verba da empresa

Um grande erro do gestor é usar o dinheiro pessoal para cobrir uma despesa da empresa, ou vice-versa. Isso gera confusão na hora de fazer a contabilidade e vai dificultar na hora de medir se o posto está dando lucro ou prejuízo.

 

Controle as retiradas

Para deixar seu posto com saúde financeira sempre em dia, controle a retirada de recursos do caixa. Nunca faça isso de maneira excessiva ou desordenada para que seu fluxo de caixa não fique em desequilíbrio.

 

Tenha um contador

Além manter sempre organizados os documentos fiscais, o contador pode analisar os fluxos financeiros do seu posto de combustível e organizar da melhor forma um planejamento tributário.

 

Siga essas dicas para evitar os problemas financeiros do seu posto de combustível e obter um crescimento sustentável em seu negócio. Entre em contato conosco e seja um de nossos bandeirados. 

 

2016-04-27T11:53:00-03:0027 de abril de 2016|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?