7 dicas para escolher o melhor fornecedor de combustível

Atentar-se à qualidade do combustível adquirido é primordial. Existem diversos fornecedores no mercado e o desafio maior é saber identificar quais deles executam, de fato, um trabalho confiável e baseado em rigorosos padrões de qualidade e segurança.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher o melhor fornecedor de combustível. Confira!

Priorize garantias de qualidade e segurança

O primeiro ponto ao qual você deve se atentar na hora de analisar possíveis fornecedores de combustível para um posto é a qualidade. Além de levantar informações para saber se a empresa cumpre as normas de qualidade e de segurança da ANP, órgão regulador do segmento.

É possível examinar algumas propriedades do combustível distribuído a olho nu mesmo. No entanto, o mais indicado é realizar ou ter acesso a dados de testes de laboratório que indiquem a composição do produto. Vale lembrar ainda da importância de verificar se os lacres de segurança da carga chegam aos postos nos padrões estabelecidos por lei.

Por fim, não se esqueça de observar se a distribuidora de combustível tem certificações nacionais e internacional de segurança e qualidade, como as emitidas pela ISO.

Análise a reputação da empresa

Antes de fechar pareceria com um fornecedor de combustível, faça uma busca online utilizando sites como o Google para descobrir qual é a imagem dessa empresa na internet. Além disso, faça uma pesquisa de mercado para averiguar quem são os clientes da distribuidora que você está analisando. Com essa informação, vai ser possível averiguar como tem sido a experiência desses postos, e mesmo dos consumidores, em relação aos produtos e serviços contratados.

Verifique preços e prazos

Esses dois outros pontos são muito importantes e devem ser levados em consideração. Se você desconfiar que o valor cobrado pelo serviço de distribuição de combustível está muito abaixo da realidade do mercado, redobre a atenção! No caso de suspeitar que a empresa esteja impondo preços exorbitantes, faça uma pesquisa e consulte o órgão regulador para esclarecer a situação.

Para evitar atrasos e transtornos no reabastecimento do posto, fique atento ainda aos prazos estipulados pelo fornecedor. Vale ainda verificar qual é a distância entre o ponto de distribuição mais próximo e o seu estabelecimento, além de se certificar de que a empresa conta com uma frota eficiente.

Procure um fornecedor que ofereça uma variedade de produtos

Se o seu posto vende produtos variados, o melhor a se fazer é centralizar todo o serviço de fornecimento para tornar o processo mais prático e ágil. E nunca é demais lembrar que é preciso se certificar do processo de controle de qualidade utilizado no armazenamento e distribuição dos produtos.

A Ruff, por exemplo, oferece uma gama extensa de combustíveis aos clientes, incluindo gasolina comum, gasolina aditivada, diesel S500 comum, diesel S500 aditivado, diesel S10 comum, diesel S10 aditivado e etanol.

Não se esqueça dos cuidados com o meio ambiente

O fornecedor de combustível que você tem em vista se preocupa com o meio ambiente? Antes de fechar negócio, verifique se a atuação da empresa está de acordo com todas as normas ambientais. Você pode ainda observar se a distribuidora apoia ações socioambientais e se há informações no site dela sobre a destinação de resíduos e os processos sustentáveis de atuação.

Atentar-se a esse quesito é fundamental porque, além de ser importante para o equilíbrio e manutenção do ecossistema, também evita que o seu posto seja atuado e até fechado por comercializar produtos que desrespeitem as resoluções ambientais.

Investimento em tecnologia avançada

As distribuidoras de combustível que você está analisando investem em tecnologia para aprimorar a eficiência dos serviços prestados? É importante que, além de oferecer produtos de qualidade e com segurança, o seu fornecedor tenha à disposição uma infraestrutura completa e moderna.

O processo de carregamento, por exemplo, precisa de um sistema de automação para acompanhar todo o procedimento logístico. Já os equipamentos, precisam ser modernos para garantir a eficácia do controle técnico e operacional.

Procure uma distribuidora com atendimento diferenciado

Pergunte ao fornecedor de combustível quais são os diferenciais dele. Uma distribuidora de excelência também oferece vantagens aos seus clientes. Geralmente, são soluções ou atividades extras voltadas para o desenvolvimento dos postos e de seus colaboradores.

A Ruff, por exemplo, disponibiliza uma assessoria exclusiva aos seus parceiros com o intuito de esclarecer dúvidas e fornecer treinamentos técnicos a gerentes e frentistas. Além disso, colocamos à disposição dos clientes um veículo de controle de qualidade equipado com laboratório para análise de combustíveis.

Você tem alguma dúvida sobre como escolher o melhor fornecedor de combustível? Conte nos comentários.

2021-06-28T15:17:09-03:0028 de fevereiro de 2019|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?