8 dicas para lavar o carro e deixá-lo brilhando

Lavar o carro pode parecer uma tarefa simples, mas é preciso tomar alguns cuidados. É importante, por exemplo, escolher com cuidado os produtos a serem utilizados e saber qual é a melhor maneira de limpar certos itens do automóvel, como os vidros e o painel. Para te ajudar a cuidar bem do seu automóvel, nós reunimos nesta matéria 8 dicas importantes.

1 – Avaliar a situação do carro

Antes de pegar o balde e o sabão, avalie a condição geral de limpeza do seu carro para saber se ele precisa de uma lavagem completa ou apenas uma limpeza simples. Isso porque muitas pessoas acabam criando a rotina de lavar o carro todos os finais de semana, mesmo sem necessidade.

Caso você pegue estradas de terra ou rodovias diariamente, o recomendado é cuidar da limpeza do carro a cada 15 dias. O mais importante é não deixar a sujeira ficar acumulada por muito tempo, pois ela pode acabar danificando a pintura. Tratando-se de lama, a situação pode ser ainda mais delicada, pois ela pode enferrujar a lataria se permanecer no veículo por um longo período.

2 – Lave o carro na ordem correta

Sim! Existe uma ordem ideal para lavar o carro. O mais indicado é começar de cima para baixo, ou seja, do teto até chegar aos pneus. É mais prático e ágil! Além disso, nunca ensaboe o carro todo para depois enxaguá-lo. A dica é ir lavando o veículo por partes para evitar que o produto de limpeza seque e manche a pintura.

Na hora de lavar o carro, prefira fazer isso sob uma sombra para evitar o surgimento de manchas no veículo. Ah, não se esqueça de utilizar a água de forma consciente!

3 – Não utilize produtos derivados de petróleo

Não utilize querosene ou qualquer outro produto derivado de petróleo na hora de lavar o carro, principalmente na lataria ou no interior do veículo. Isso porque esse tipo de composição pode causar reações químicas capazes de deteriorar a pintura do automóvel. Portanto, lembre-se sempre de ler as especificações do produto.

4 – Não se esqueça do aspirador

Por motivos óbvios, nada de usar água corrente na hora de limpar o interior do automóvel. O aspirador de pó é o melhor recurso a ser utilizado nesse momento. Então, tire os tapetes e demais itens de dentro do carro para poder aspirar tudo! E por falar em tapetes, não há nenhum grande segredo para lavá-los. Uma escova, água e sabão são suficientes para deixá-los como novos.

Mas, e qual é a melhor forma de limpar o painel, o volante e as peças de plástico/couro? Use sempre produtos automotivos! Nada de aplicar lustra móveis ou qualquer outra coisa que não seja especificamente destinada a carros. Álcool também não é um boa ideia, pois ele tem o poder de ressecar materiais de plástico. No caso do couro, você pode hidratá-lo com água mesmo. 

5- Cuide bem dos bancos

Ainda na parte interior do veículos, os bancos podem ser limpos com a ajuda de uma solução caseira bastante simples. Você só precisa misturar os seguintes itens em um recipiente:

– 500 ml de água
– 1 colher de amaciante
– 1 colher de bicabornato de sódio
– ¼  xícara de álcool

Esse procedimento remove aquela sujeirinha mais profunda e ainda deixa o estofado do carro com cheirinho de limpeza. Para aplicá-lo, você pode usar tanto uma flanela quanto uma escova. Essa dica também é válida para os bancos de couro! Além de limpá-los, essa receita fácil e barata ajuda a hidratar o couro.

Clique aqui para conhecer mais dicas sobre a melhor forma de limpar os bancos do seu carro.

6 – Escolha o tipo de cera ideal para o seu carro

Depois de lavar o carro, é hora de dar aquela polida para ele ficar brilhando! Além de deixar o automóvel com cara de novo, a cera tem a função de proteger a superfície do carro do acúmulo de poeira e água, evitando o surgimento de manchas. O que muitos não sabem é que existem muitas variedades de ceras e, por isso, é preciso saber identificar qual é a melhor para o seu carro. A dica é sempre ler as informações contidas no rótulo para se certificar se ela é apropriada ou não.

Outra recomendação importante é garantir se você está levando uma cera de boa qualidade. Desconfie de ceras muito baratas, pois elas podem ser duras e nada eficientes. Se for aplicada uma cera realmente boa no seu carro, o polimento poderá ser feito de 6 em 6 meses. E, por falar em polimento, você sabia que existe uma temperatura ideal para polir o carro? O indicado é não deixar para fazer isso quando estiver muito calor, com o termômetro marcando mais de 30ºC, pois nessas condições a cera seca muito rapidamente e torna o trabalho de polir mais difícil. Já em temperaturas abaixo de 13ºC, a cera não espalha muito bem sobre o carro.

7 – Limpe os vidros de forma correta

Para a limpeza do carro ficar completa, o vidros também precisam de atenção especial. Por isso, utilize um limpa vidro capaz de formar uma película protetora e de boa qualidade, de preferência aqueles sem amônia na composição. Panos macios e que não soltem fiapos são os mais indicados para aplicar o produto nos vidros. Para finalizar e dar aquele brilho, use um jornal amassado. Outra dica é fazer movimentos verticais e horizontais para evitar que o vidro fique riscado.

8- Deixe os pneus brilhando     

O famoso pretinho, produto utilizado para deixar os pneus brilhando, é item quase obrigatório para quem quer sempre manter o carro com aparência de novo. Opte por produtos confiáveis, ou seja, aqueles que contêm a descrição de sua fórmula no rótulo. Os melhores são aqueles fáceis de aplicar e que mantêm os pneus com brilho por um longo período.

Você tem alguma outra dica para lavar o carro? Conte aqui nos comentários!

 

2019-06-18T13:46:40-03:008 de agosto de 2018|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?