Airbag: dicas para sua segurança

A partir de 2014, o airbag se tornará item obrigatório nos veículos fabricados no Brasil. Essa resolução foi feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que implementou a medida e estabelece a obrigatoriedade do airbag frontal para o motorista e o passageiro dianteiro.

Segundo o NHTSA, órgão norte-americano que faz estudos sobre segurança no trânsito, essa tecnologia aliada ao uso correto do cinto de segurança garante uma probabilidade de sobrevivência de 51% dos usuários. Já o não uso do cinto reduz as chances em 12%. Esses números revelam o quanto o airbag é importante para a segurança. Porém, ter a tecnologia no automóvel não é tudo, é preciso alguns cuidados para tornar o dispositivo mais eficiente e não transformá-lo em vilão.

Anote as dicas

• Jamais deixe de utilizar o cinto de segurança. Ele é o item de retenção mais eficaz na prevenção de lesões após acidentes e serve para que o contato da pessoa com o airbag seja feito corretamente.

• Com o dispositivo no carro, é importante não dirigir muito próximo ao volante. Recomenda-se que o motorista fique a 25 centímetros da direção. Já o passageiro dianteiro deve manter a distância de 40 centímetros.

• O passageiro do banco dianteiro não deve colocar os pés sobre o painel do veículo. Essa postura não é segura. Quando ativada, a bolsa de ar infla em milisegundos em uma velocidade de aproximadamente 300 Km/h. Num acidente, as pernas podem ser pressionadas contra o tórax e acarretar em lesão grave.

• Crianças não devem ser transportadas no banco da frente, isso é lei. Com o airbag, isso deve ser respeitado à risca, pois o dispositivo não foi criado pensando nelas. O choque com o item pode ser agressivo para estruturas corporais e causar sérias lesões. 

2013-05-15T12:12:00-03:0015 de maio de 2013|Dicas e Cuidados, Veículos|
Precisa de ajuda?