Bagageiro externo: conheça as regras de uso

O bagageiro externo é essencial para o transporte de objetos, principalmente em viagens longas em que é necessário carregar mais cargas e deixar espaço livre para que os ocupantes do carro tenham conforto. Confira o peso máximo permitido, a maneira ideal de transportar bicicletas e as regras para transportar cargas em picapes. 

 

Carga Máxima

Antes de instalar o equipamento é necessário saber qual é o peso máximo que será carregado. Normalmente, os tetos dos automóveis suportam em torno de 50 a 80 quilos. Por lei, a carga não pode ultrapassar os 50 cm de altura, com exceção das bicicletas que tem uma legislação específica de transporte.

Sempre coloque no bagageiro os itens de menor peso e que ocupam mais espaço dentro do carro. Para evitar que a bagagem caia na estrada e afete a dirigibilidade de outros motoristas, ela deve ser presa com cadeados e travas específicas.

 

Bicicletas

Existe uma parte específica no Código de Trânsito que trata do transporte de bicicletas na parte externa do veículo (capítulo III da Resolução 349/2010, do Contran – Conselho Nacional de Trânsito).

A bicicleta pode ser transportada na parte posterior externa ou sobre o teto, desde que fixada em dispositivo apropriado, móvel ou fixo, aplicado diretamente no veículo ou acoplado ao gancho de reboque. Os racks mais conhecidos são aqueles que ficam apoiados na tampa do porta-malas do veículo.

Elas não podem impedir a visão pelo vidro traseiro nem esconder as luzes de freio, ré, dos indicadores de direção e nem exceder a largura máxima do automóvel. A altura máxima permitida para carregar o equipamento no teto do automóvel é de 4,40 m.

 

Picapes

As leis de transporte de carga também se aplicam as picapes, além da carga normal que ela transporta, elas aceitam um pequeno bagageiro para colocar uma carga adicional, que nunca deve exceder a largura total da picape. Em caso de cargas muito extensas que excedam o tamanho da caçamba, é permitido ultrapassar somente 60% do comprimento entre as duas rodas, contado a partir da roda traseira.

O bagageiro pode ser utilizado para transportar sofás, caibros e madeira, desde que respeite os limites de carga e mantenha a placa e as lanternas traseiras visíveis para o motorista que vem atrás.
 

Desempenho

O comportamento do carro muda após a instalação do bagageiro. O centro de gravidade se desloca um pouco e o veículo fica mais instável, principalmente nas curvas realizadas em alta velocidade e trechos inclinados. Por isso, é preciso muito cuidado!
 

Fique atento às leis e bom transporte!

2014-12-17T16:21:13-02:0017 de dezembro de 2014|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?