Como manter a calma no trânsito

Uma fila enorme de carros que andam milímetros a cada meia hora. Aquele compromisso que já está super atrasado e será impossível participar. O cansaço ao volante. Essas são situações que todos nós já enfrentamos alguma vez na vida, quando parece impossível não ficar estressado. Mas, como manter a calma no trânsito?

Essa parece ser uma discussão pouco importante, afinal, podemos achar que não há como manter a calma no trânsito. Mas, você sabia que uma pesquisa na Alemanha constatou a origem da causa de 40% dos acidentes no trânsito concentrada em 9% dos condutores? Ou seja, são poucas pessoas as responsáveis pela maior parte dos acidentes; e na Conferência de Roma, realizada já há muito tempo atrás (em 1984), foi observado que o comportamento do motorista é o principal fator para os acidentes. Isso inclui decisões em cima da hora, não observar a sinalização, ou simplesmente a falta de paciência.

Assim, saber como manter a calma no trânsito pode ser um elemento crucial para, por exemplo, não estragar seu dia inteiro ficando sem carro ou então parar toda sua vida devido a um grave acidente. São apenas alguns minutos, ou até poucos segundos, para evitar um problema muito maior. Tudo é questão de ter calma e pensar em evitar o pior.

E, para isso, existem algumas dicas de como manter a calma no trânsito. Dá uma olhada:

• Procure caminhos alternativos: o segredo de como manter a calma no trânsito, às vezes, pode estar até mesmo antes de sair de casa. Estude se existem rotas alternativas para chegar ao seu destino sem passar pelos locais mais movimentados.

• Saia mais cedo de casa: apesar de parecer impossível, por conta do dia-a-dia corrido, sair mais cedo de casa é um ótimo meio para manter a calma no trânsito. Quando estamos com pressa, nossa atenção diminui e ficamos mais vulneráveis a erros.

• Distraia-se enquanto estiver parado: buzinar, xingar motoristas ou gritar não vai fazer o fluxo andar mais rápido. Por isso, sempre tenha à mão uma distração, como um livro, rádio e até celular, que podem ser utilizados para passar o tempo em meio a um engarrafamento.

• Mantenha a cabeça no lugar: o trânsito cria uma situação em que tudo parece estar contra a gente. O movimento, os outros motoristas, as condições da estrada, tudo isso pode parecer colaborar para nos deixar nervosos. Mas, a verdade é que acabamos levando problemas do dia-a-dia ao dirigir. Esqueça dos problemas, respire fundo e siga em frente!

• Respeito: algo básico, mas que é esquecido por muitos na hora de pensar em como manter a calma no trânsito. Lembre-se sempre que não é culpa de ninguém todo aquele congestionamento. Dê passagem quando possível, respeite os pedestres e não reaja a provocações, pois, para o bem de todos alguém precisa saber respeitar.

E, se todas essas dicas ainda não lhe ajudam no dia-a-dia, talvez valha a pena pensar em como manter a calma no trânsito sem um carro. Isso mesmo! Considere usar meios alternativos de transporte, como bicicleta ou ônibus, ou até ir a pé ao trabalho. Além de praticar um exercício, você contribuirá com a natureza.

E você, tem alguma dica sobre como manter a calma no trânsito? Compartilhe com a gente e nos conte quais situações, em sua opinião, são difíceis de enfrentar.

2012-05-17T00:00:00-03:0017 de maio de 2012|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?