Cuidados com a moto: como ampliar a vida útil

As pessoas apaixonadas por motos sabem o quanto é importante tomar alguns cuidados extras para evitar o desgaste precoce de componentes da sua companheira de duas rodas. Confira abaixo algumas dicas para que sua parceira de viagem possa lhe acompanhar por muito tempo.

 

Lubrificar sempre

Fazer a lubrificação da coroa, do pinhão e da corrente é extremamente importante. Essas são peças que fazem a transmissão do movimento entre o câmbio e a roda, quando a moto está em movimento a corrente sofre muito atrito e sua temperatura vai às alturas. Se estiver sem lubrificação, o calor gerado pelo atrito dilata os componentes e ocasiona o desgaste prematuro.

 

Os pneus merecem atenção

Lembre-se de deixar sempre os pneus calibrados de acordo com as instruções da montadora, caso a calibragem esteja abaixo do indicado, o desempenho da moto vai cair, o desgaste do pneu irá acelerar, o consumo de combustível vai aumentar e o risco de acidentes também cresce. Calibre os pneus semanalmente ou sempre que fizer uma viagem.

Outro ponto importante é que os pneus têm um prazo de validade de 5 anos, após esse período o material da peça começa a ficar mais frágil, ressecado, sem flexibilidade e correndo o risco de estourar enquanto a moto está em movimento.

 

Atenção à temperatura do motor

Temperaturas altas no motor, acima de 100ºC, alteram o desempenho da moto e podem levar a panes. Por isso, nunca deixe de conferir o nível de fluído e sempre completar até a marca indicada quando ele estiver abaixo do sugerido pela montadora.

O ideal é usar uma mistura de etileniglicol ou coolant com água destilada, conforme descrito no manual. Nunca utilize água da torneira, pois ela contém diversos componentes que vão corroer o motor.

 

Regule a corrente periodicamente

Não se esqueça da regulagem da corrente! Com o passar do tempo ela pode ficar mais folgada ou mais apertada, o que pode danificar o motor ou ainda causar um acidente grave. Faça sempre a regulagem com a moto no chão e o piloto em cima dela, para que fique perfeita.

 

Com essas dicas, sua companheira de duas rodas nunca vai te deixar na mão!

2016-10-05T15:37:00-03:005 de outubro de 2016|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?