Evite transtornos ao estacionar

Vagas apertadas, disputa por espaço e manobras complicadas são muito comuns na hora de estacionar o veículo na garagem. Confira algumas dicas que auxiliam nesse processo e facilitam a vida dos motoristas!

 

Como estacionar

A melhor maneira de estacionar em uma vaga de shopping ou garagens residenciais é usar a marcha ré. Essa técnica possibilita ao motorista esterçar as rodas com mais facilidade e simplificar a manobra.

De acordo com especialistas, além da praticidade, a manobra garante mais segurança ao condutor e uma visão ampla dos outros carros.

 

Paredes e obstáculos

Caso o tamanho da vaga seja limitado e existam paredes ou colunas nas laterais, deixe o veículo o mais rente possível a um dos lados.  O objetivo é ter mais espaço entre os carros.

Fique atento a objetos como extintores e torneiras, que devido ao tamanho, podem ficar ocultos em alguns ângulos.

Na hora de estacionar, observe também os limitadores de roda e tenha atenção redobrada com a altura da vaga e das tubulações.

 

Retrovisor e película escura

O “truque” de dobrar o retrovisor para facilitar a passagem entre os carros é muito comum. Porém, nunca deve ser feito antes que a manobra seja realizada para não reduzir a visibilidade do motorista e evitar acidentes.

Se o carro for equipado com película escura, a manobra deve acontecer com o vidro aberto.

 

Acessórios adequados

Alguns acessórios foram fabricados especialmente para auxiliar o motorista a estacionar o veículo sem transtornos.

Nos prédios, os administradores podem adquirir protetores de colunas fabricados com espuma que reduzem os danos em caso de batidas.

Os frisos laterais podem ser comprados separadamente, conforme o modelo e largura do carro e protegem contra batidas de porta com porta.

A câmera de ré é um acessório indispensável para ampliar a visão traseira.

Outro recurso muito utilizado é o sensor de estacionamento, que emite um sinal sonoro conforme o carro se aproxima de um objeto. Eles podem ser instalados na traseira ou na dianteira e alguns modelos têm uma tela com um gráfico em cores que mostra quando o veículo se aproxima de outro objeto.

É válido lembrar que a instalação de equipamentos não originais pode comprometer a garantia do veículo.

 

Vagas em prédios

Em prédios, quando a vaga é predeterminada, o ideal é negociar o espaço com o seu vizinho. De acordo com instrutores especializados, o ideal é que cada um estacione em extremidades opostas da vaga para que sobre um corredor no meio delas. Em vagas mais extensas, procure intercalar a posição com outro carro, assim diminui o risco de pequenas batidas entre portas e retrovisores.

 

Verifique

Para evitar surpresas, a melhor maneira é descer do carro e ver se há o espaço necessário para estacionar. Em vagas comerciais, é importante conferir o estado do carro antes de estacioná-lo e, depois, quando for retirá-lo é essencial verificar se existem riscos inesperados.

 

Curtiu as dicas? Siga o nosso blog e fique sempre bem informado!

2014-08-13T10:51:00-03:0013 de agosto de 2014|Dicas e Cuidados|
Open chat
Precisa de ajuda?