Funilaria ou pintura? Saiba a melhor opção em caso de batidas!

 

Bater ou raspar o carro é sempre uma situação desagradável. Muitas vezes a necessidade de solucionar o dano com rapidez faz com que muitos motoristas tenham prejuízos. Escolher uma oficina que realize um serviço de qualidade é de extrema importância para evitar problemas futuros.

 

Verifique os valores

Serviços de funilaria e pintura exigem o uso de materiais de ótima procedência, qualidade, habilidade manual e prática. Bons profissionais costumam cobrar mais caro pelo serviço.  Por isso, fique atento aos preços muito abaixo do mercado.

Um trabalho realizado de forma inadequada na funilaria, na maioria das vezes aparece com o tempo: pintura manchada, descascando, o que torna necessário efetuar um retrabalho.

 

Funileiro e Pintor

Por se tratar de atividades distintas, nem sempre o mesmo profissional executa os dois tipos de serviços. Pesquisar especialistas em cada área na hora de escolher uma oficina para realizar o trabalho é muito importante.

 

Martelinho ou funilaria

Martelinho é uma técnica utilizada para remover pequenos amassados nas partes em que a tinta não foi removida. Caso ocorra o contrário, é necessário realizar o serviço de funilaria.

 

Desamassar

Essa nem sempre é a melhor técnica a ser aplicada. Para desamassar uma peça é preciso esquentar e estanhar, esse processo na maioria das vezes altera a resistência da chapa e a deforma, tornando necessária a substituição do item danificado.

 

Pintura

Observe se a oficina escolhida possui cabine de pintura, ferramentas de polimento e funcionários devidamente uniformizados para evitar que a poeira do ambiente prejudique a qualidade do serviço.
Evite empresas que utilizam jornal para proteger as peças envolvidas na pintura, o ácido das folhas pode deixar manchas na lataria.
O preparador de tinta é essencial para uniformizar a tonalidade das cores da tinta velha com a tinta nova do carro.
Verifique o tempo de secagem que cada oficina oferece apara não ter problemas posteriores com a pintura.

 

Peças recondicionadas

Não existe problema em utilizar peças recondicionadas, desde que sejam adquiridas no mercado legal e que o serviço executado tenha qualidade.

 

Cuidados com o meio ambiente

As oficinas de qualidade seguem a legislação quanto à coleta de resíduos. A água utilizada deve ser tratada antes de retornar a rede pública. Sobras de tinta, solventes e verniz precisam ser armazenadas em locais apropriados e coletados por uma empresa especializada.

 

Indicação

É importante ter alguém de confiança para realizar o trabalho. Portanto, consulte sempre alguém que já precisou utilizar esse tipo de serviço e peça indicação de bons profissionais.

 

Curtiu as dicas? Siga o nosso blog e fique sempre bem informado sobre cuidados com o seu veículo!

2014-07-30T10:33:00-03:0030 de julho de 2014|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?