Moto: evite o desgaste da embreagem

Motociclistas sabem o quão importante é a embreagem para a moto. A peça é responsável por transmitir o movimento de rotação do motor à transmissão e roda da motocicleta, possibilitando que a mesma entre em movimento.

Porém, o que poucos sabem é que é possível evitar o desgaste da peça. Maus hábitos na pilotagem, envelhecimento natural dos componentes, acionamentos bruscos, além de manobras muito radicais – como empinadas e burnout – contribuem para a redução da vida útil da embreagem.

A peça dá sinais perceptíveis de que apresenta problemas e, acredite, eles são mais comuns do que parecem. Barulho em excesso, trepidação, dificuldade para engatar as marchas, manete pesado, giros em falso e embreagem patinando são alguns deles.

Manutenção periódica e mudanças no estilo da pilotagem são os principais conselhos para prevenir os problemas e prolongar a vida útil da sua embreagem. Aprenda como:

Troque o óleo no período certo. A falta de lubrificação nos discos pode causar um desgaste prematuro. Por isso, o óleo deve estar sempre no nível adequado e ser substituído nos períodos recomendados pela fabricante.

Regule sempre o cabo da embreagem. A folga do cabo não pode ultrapassar um intervalo entre um e dois centímetros. Essa tolerância varia de acordo com o modelo da moto, portanto, fique atento aos limites estabelecidos pelo manual do veículo e faça revisões periódicas.

Evite a troca de marcha com o acelerador acionado. A prática sobrecarrega a embreagem, que é forçada a trabalhar em giros muito mais altos que o normal.

Não acelere sem soltar o manete. A ação é a que mais prejudica a vida útil do componente. Também conhecida como “queimar a embreagem”, a prática é comum entre pilotos principiantes e em subidas muito inclinadas. Porém, quando usada com muita frequência e intensidade pode acabar com o sistema em minutos.

Arranque de maneira suave. Saia da imobilidade de maneira tranquila, sem movimentos bruscos, para evitar sobrecargas. Solte a embreagem aos poucos e acelere gradualmente.

2014-05-28T11:27:00-03:0028 de maio de 2014|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?