Proteja o seu veículo!

Os índices de roubos a veículos não param de aumentar no Brasil. Por isso, investir em seguro e em equipamentos de segurança já se tornou quase obrigatório. Afinal, ninguém quer estacionar o carro na rua, passar o dia inteiro no shopping, voltar das compras e se deparar com uma péssima notícia.

Pensando nessa situação desagradável, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), realiza uma avaliação técnica dos sistemas de segurança disponíveis no mercado. A entidade não menciona informações sobre a diminuição do número de roubos a veículos que utilizam esses acessórios, mas afirma que os produtos são bem valorizados pelas seguradoras na hora de dar descontos aos clientes.

Confira alguns equipamentos aprovados pelo órgão:

Bloqueadores

Caso o alarme seja disparado numa tentativa de furto, esse acessório bloqueia a ignição ou bomba de combustível do veículo. Além disso, ele manda uma mensagem sobre o roubo para a central de informações da empresa de monitoramento.

Segundo a Cesvi, esse equipamento ajuda a diminuir o risco de furto e possui um custo baixo: o valor médio fica em torno de mil reais, cobrado pela compra e a instalação do produto. Existe também uma mensalidade que custa em média 40 reais.

Localizadores

Esse equipamento informa a localização exata do veículo furtado ou roubado. Para isso, o motorista precisa acionar a central de monitoramento, que envia uma equipe até o local. Em seguida, avisa a polícia sobre o endereço que está o automóvel. Alguns modelos possuem bloqueio de ignição, mas existem poucos com essa tecnologia no mercado.

O sistema custa em média mil reais e a mensalidade varia entre 50 e 60 reais.

Rastreadores

O rastreador tem tecnologia mais avançada comparada aos dois acessórios anteriores. A vantagem do equipamento é que ele permite a consulta da localização do veículo, mesmo que o motorista não ative a central de atendimento. Além disso, ele mostra o caminho percorrido pelo carro.

Apesar das vantagens, o acessório é o mais caro. Ele custa em média de 6 a 10 mil reais e possui mensalidade de aproximadamente 250 reais. Segundo a Cesvi, o cliente pode pagar um valor adicional de 10 a 15 reais e obter serviços adicionais, como o monitoramento da localização do automóvel pela internet.

Motos

Um recado para os motoqueiros: existem sistemas de segurança para o veículo, a Cesvi já certificou equipamentos de segurança para motos.

Fonte: Revista Exame

2012-08-24T10:56:00-03:0024 de agosto de 2012|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?