Troca de óleo na prática

 

O óleo é o responsável por evitar o atrito entre as peças móveis do motor, o aquecimento excessivo e o desgaste do sistema mecânico. A troca é fundamental para o bom funcionamento e durabilidade do motor. A partir de agora, confira algumas dicas:

 

Troca

Em caso de veículos 0 km, no manual do proprietário, consta a informação com a data recomendada para troca de óleo, tipo e quantidade de litros que devem ser usados. Já os veículos seminovos tem um adesivo na lateral do para-brisa com a data da última troca para que o proprietário possa ficar atento à próxima.
As montadoras recomendam antecipar a troca de óleo em carros que andam muito, principalmente em engarrafamentos.

 

Local de troca

A medição do nível deve ser feita em um local plano e com o motor quente para que o óleo fique mais fluído e fino.

 

Filtros

Em toda troca, o filtro deve ser substituído para que os resíduos do óleo antigo não prejudiquem a eficiência do novo.

 

Completar o nível

Com o uso diário do carro, o nível do óleo baixa devido às folgas do motor e a queima parcial na câmara de combustão. Devido a isso, é necessário completar os níveis enquanto não estiver na data de troca e a marcação estiver no mínimo. A marca escolhida deve ser sempre a mesma marca para não misturar diferentes componentes.

 

Óleo Preto

A cor escura do óleo não significa que ele está velho. Ao contrário do que muitas pessoas pensam é sinal de que a lubrificação está sendo realizada corretamente. Siga os prazos de troca que constam no manual do proprietário corretamente.

 

Cuidados com o meio ambiente

Os postos de serviço são treinados para o manuseio e possuem local apropriado para o descarte das embalagens e resíduos. Porém, caso seja você mesmo quem vai trocar o óleo do seu motor, é importante ficar atento a alguns procedimentos para não prejudicar o meio ambiente:

 

  • No caso de vazamentos, limpe o local com material absorvente ou serragem;

  • Não reutilize embalagens;

  • Nunca descarte o óleo lubrificante na rede de esgotos.

 

Fique de olho no nível do seu óleo e em nosso blog para não perder nossas dicas!

 

2014-06-25T10:38:00-03:0025 de junho de 2014|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?