Vícios na direção: saiba como evitar certas atitudes no volante

(foto: Thinkstock)

Dirigir um veículo requer tempo e muita prática. Com esses dois fatores juntos, o motorista adquire experiência e também alguns hábitos, manias que devem ser evitadas na direção. Veja alguns vícios que se tornaram hábitos e o que fazer para evitá-los:

Mãos no volante

Mantenha as duas mãos na direção. Utilizar apenas uma das mãos para dirigir é perigoso. O correto é mantê-las na posição “9h15”, igual ao dos ponteiros do relógio. Essa atitude é mais segura e ajuda o motorista a fazer manobras mais precisas. Além disso, também auxilia na hora de reagir rapidamente aos imprevistos no trânsito.

Use os retrovisores

Acredite: muita gente esquece de usar os retrovisores na hora de dirigir o veículo. O resultado disso é imprudência nas ruas. Por isso, antes de mudar de faixa, lembre-se de olhar nos retrovisores. Eles garantem que a mudança de faixa seja segura.

Ande na pista da direita

Se você não está com pressa e prefere andar abaixo do limite de velocidade, utilize a pista da direita. A pista da esquerda é usada para ultrapassagens. Motoristas que dirigem na pista da esquerda lentamente são alvos de reclamações. Por isso, seja educado e não atrapalhe o trânsito.

Ajuste o encosto do banco

O ângulo do encosto do banco deve ficar entre 100° e 110°. A dica para saber a distância ideal que o banco deve ter é esticar os braços. Os punhos devem ficar sobre o volante. Essa posição ajuda a dirigir melhor e evita dores nas costas e nos braços.

Calibre os pneus

A maioria das pessoas esquece a importância de se calibrar os pneus, essa manutenção evita aumento do consumo de combustível, desgastes e problemas na direção. Os pneus devem ser calibrados toda semana.

Desça engrenado

O hábito de deixar o carro solto na descida não economiza combustível e ainda sobrecarrega o sistema de freios. Por isso, desça com o motor engrenado.

Pé na embreagem

Evite deixar o pé descansando sobre o pedal da embreagem, isso prejudica bastante a peça do carro.  A pressão acaba acionando o disco de embreagem e provoca o desgaste precoce.

Anotou as dicas?

Veja mais informações sobre revisão das peças do automóvel e da sua moto. Cuide bem do seu veículo!

2013-01-16T11:09:00-02:0016 de janeiro de 2013|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?