Como montar uma oficina mecânica e dar destaque ao seu posto de combustíveis

É comum que as pessoas não identifiquem com facilidade as diferenças existentes entre os postos de combustíveis. Assim, a escolha na hora de abastecer, por muitas vezes, é definida de acordo com o preço ou localização, e, nesse caso, aquele que oferece o valor mais baixo ou que está mais perto de onde o consumidor encontra-se leva vantagem.

Porém, para estar sempre à frente da concorrência é necessário mais do que uma boa localização, um combustível de qualidade e um bom preço, é preciso agregar serviços diferenciados ao estabelecimento. Já que, com concorrentes praticando preços muito similares, esse diferencial pode ser o fator-chave para a fidelização de clientes.

Serviços extras para o seu posto de combustível

1. Loja de conveniência

Ter uma loja de conveniência é um dos serviços que pode aumentar o fluxo de pessoas e o faturamento, principalmente, dos postos que ficam em bairros que possuem supermercados que aos finais de semana não abrem ou funcionam por um pequeno período.

Além disso, ao ter uma loja você faz pessoas que não possuem veículo irem até o seu estabelecimento e cria um relacionamento com esse público que, no futuro, pode comprar um carro ou moto e tornar-se consumidor do seu posto de gasolina.

2. Troca de óleo e calibragem de pneus

Outros serviços que podem ser oferecidos são a troca de óleo e a calibragem de pneus. Esses procedimentos, apesar de serem comuns, são de grande utilidade para aqueles que estão prestes a percorrer uma longa distância, por exemplo.

3. Limpeza de automóveis

Também, uma boa opção é ter um espaço para ducha, para que antes ou depois do abastecimento o cliente possa fazer uma limpeza em seu automóvel. Além disso, disponibilizar, caso o espaço permita, a secagem, enceramento e cristalização da pintura pode ser um diferencial do seu posto.

4. Banco

Ainda, tenha implantado um banco 24 horas. Ter esse caixa disponível pode ser uma forma de incentivar o seu cliente a consumir algo na loja de conveniência ou até mesmo aproveitar para abastecer o carro.

5. Oficina mecânica: como montar uma?

Além de todos esses serviços citados, uma oficina mecânica é uma boa opção para agregar valor ao seu posto de combustíveis. Ela dará mais praticidade aos seus clientes, que ao invés de precisar ir em dois lugares para abastecer e fazer a manutenção, poderá realizar ambas atividades em apenas um local.

Por isso, reunimos algumas dicas para você entender como montar uma oficina mecânica e ter mais sucesso em seu posto de gasolina. Confira!

  • Pense na estrutura da sua oficina

Primeiramente, você precisa avaliar o espaço disponível para construir sua oficina e as instalações que deverão ser feitas. Para isso, é importante encontrar um imóvel com o tamanho ideal para realizar a manutenção de veículos e um local onde serão armazenados equipamentos e máquinas.

  • Tenha uma equipe de profissionais

O serviço oferecido dentro da oficina precisa ser cuidadoso e de qualidade, afinal, a imagem do seu posto estará atrelada a ele. Então, preocupe-se em escolher pessoas comprometidas para trabalhar no seu estabelecimento e tenha ao seu lado profissionais que irão conseguir atender às necessidades dos clientes.

Ainda, invista em treinamento contínuo, para ter um quadro de funcionários qualificado e que segue as tendências do mercado automobilístico.

  • Adquira equipamentos modernos

Montar uma oficina mecânica requer, além de um ótimo espaço e bons profissionais, ferramentas que ajudem a oferecer o melhor serviço ao cliente, por isso, invista em novos equipamentos e tecnologias.

Os scanners automotivos e os elevadores são alguns dos itens que você precisará adquirir. Contudo, cuidado com as compras! Invista, principalmente, na compra de ferramentas que serão usadas no dia a dia e, para montar seu estoque, faça uma pesquisa com os seus mecânicos sobra a rotina de trabalho deles. Assim, você vai descobrir o que você precisa ter e em qual quantidade. Caso contrário, você poderá ter prejuízos ao gastar com peças inúteis.

Além disso, para manter o visual da sua oficina moderno, tenha uma verba destinada a atualizações dos equipamentos. Utilize a tecnologia para otimizar os processos realizados, facilitar os serviços, aumentar a produtividade e diminuir a ocorrência de falhas.

  • Prepare a documentação

Essa é uma parte que vai precisar do seu tempo e da sua atenção. Nesta etapa, será necessário procurar alguns órgãos para providenciar os documentos obrigatórios e montar sua oficina mecânica. São eles:

– Junta Comercial: para fazer o Contrato Social da oficina. Este documento conta com todas as informações do negócio, como endereço, responsáveis pela administração, atividades executadas, etc.

– Receita Federal: o objetivo é criar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

– SEFAZ: para emitir a Inscrição Estadual.

– Prefeitura: para providenciar o alvará e a Inscrição Municipal do estabelecimento, além da habilitação para emitir notas fiscais de prestação de serviços.

– Corpo de Bombeiros: para solicitar a aprovação do funcionamento da empresa. Nesse caso, um profissional irá até à oficina para analisar as condições de segurança do local.

Dependendo da região, outros registros podem ser necessários para colocar a empresa em funcionamento. Por isso, se você não tiver tempo para realizar todas essas tarefas, é recomendado que contrate um bom profissional para te auxiliar.

  • Faça uma pesquisa de mercado

Antes de iniciar a montagem do negócio, realize uma pesquisa de mercado na sua região. Veja o que as oficinas próximas estão oferecendo, quais as principais reclamações dos clientes e os serviços que eles ainda sentem falta.

Vale ressaltar que não é indicado entrar nesse ramo, caso o seu objetivo seja apenas apresentar preços mais baixos do que as oficinais já existentes. Procure oferecer diferenciais que fará com que o seu negócio torne-se favorito na região e, consequentemente, isso dará destaque ao seu posto de combustível.

Como vimos no texto, ter uma equipe especializada que atenda às necessidades dos clientes, equipamentos de qualidades e seguir todas as dicas de como montar uma oficina mecânica, facilitará a criação do seu negócio.

Se você tem alguma dúvida ou dicas sobre assunto, fique à vontade para deixar uma mensagem nos comentários.

Você conhece a Ruff? A Ruff é uma distribuidora de combustível consolidada no mercado e referência em qualidade e atendimento. Confira mais sobre a nossa história clicando aqui.

2019-10-09T09:07:03-03:009 de outubro de 2019|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?