O extenso número de acidentes de trânsito no Brasil contribuiu para a criação do Dia Nacional do Trânsito, lembrado em 25 de setembro. Essa data tem como principal objetivo orientar e incentivar a população, por meio de eventos educativos, a ter um comportamento mais seguro e humano no trânsito.
“Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” é o tema desse ano, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e visa reforçar o respeito às faixas de pedestres, os perigos de usar o celular e fones de ouvido, o cuidado com o idoso que atravessa as ruas de forma mais vagarosa, a atenção redobrada do motorista em locais com menor visibilidade e a conscientização do pedestre quanto ao uso adequado da sinalização.
De acordo com os dados da administradora do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), o número de acidentes fatais no trânsito brasileiro é o maior do mundo. Somente no primeiro semestre de 2014, 25.181 indenizações por mortes foram pagas no país, em média 4.196 por mês. Desses casos, 76% das vítimas ficaram com sequelas permanentes e 12% vieram a óbito.
As ações para a Segurança no Trânsito ocorrem em todas as cidades e têm como foco reduzir em 50% o número de acidentes até 2020. A Ruff é parceira de uma campanha importante: o “Motorista Legal”, realizada anualmente em Sorocaba. O projeto é uma iniciativa da Rádio Cruzeiro FM com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que lembra aos motoristas – por meio de materiais educativos – a importância de uma boa convivência no trânsito.
Nas ruas, a maioria dos acidentes acontece por imprudência e estresse diário dos condutores. Buzinadas, ultrapassagem irregular, brigas por vagas em estacionamento e excesso de velocidade são algumas atitudes que deixam o trânsito perigoso.
Um motorista consciente respeita as leis de trânsito e mantêm sempre a calma. Faça parte dessa campanha!