Ar-condicionado do veículo deve passar por manutenção preventiva

Começo do ano é um bom momento para fazer uma revisão preventiva no carro antes de pegar a estrada. Itens como pneus, suspensão, freios, fluídos, lubrificantes, entre outros, precisam ser checados e até substituídos para evitar problemas. Mas muitos proprietários se esquecem de verificar um dos itens mais usados nesta época: o ar-condicionado.

As altas temperaturas do verão aumentam a freqüência do uso do equipamento, que pode causar problemas de saúde nos ocupantes do veículo se não for revisado periodicamente, já que a falta de manutenção pode acumular microrganismos no filtro.

O filtro do ar-condicionado bloqueia a entrada de fungos e sujeiras que podem acarretar alergias respiratórias. Quem possui um carro equipado com o sistema deve checar o filtro periodicamente para verificar as suas condições.

A manutenção correta do ar-condicionado, além de evitar alergias e doenças respiratórias, garante também que o equipamento funcione com maior eficiência, reduzindo o desgaste e o consumo de combustível.

Higienização e manutenção

• A higienização do ar-condicionado deve ser feita a cada seis meses em empresas e oficinas especializadas nesse tipo de serviço. No procedimento, o filtro antipólen é trocado e é realizada uma limpeza simples, injetando um produto específico para a higienização da tubulação.

• A cada 30 mil quilômetros deve ser feita uma manutenção mais completa, que substitui os filtros antipólen e secador, além de limpar o evaporador, mangueiras e válvulas de enchimento. As trocas do óleo e do gás do compressor do ar-condicionado também devem ser realizadas. 

 

2014-01-15T15:01:00-02:0015 de janeiro de 2014|Dicas e Cuidados, Veículos|
Precisa de ajuda?