Como fazer um teste de gasolina caseiro

Você sabia que existe uma porcentagem correta de álcool na gasolina vendida para nosso carro? Segundo a legislação de nosso país, desde o ano passado o teor de álcool anidro permitido de ser adicionado à gasolina é de 20%. Mas, como evitar ser enganado por um posto de gasolina? Seria interessante saber se aquele posto em que você abastece todos os dias vende um combustível de qualidade. Por isso, o teste de gasolina caseiro pode ajudar.

Apesar de não ser conclusivo, o teste de gasolina caseiro pode servir para dar uma noção se o combustível comprado é fiel. Além de poder ser feito por qualquer um, é uma maneira simples e útil de se livrar da famosa “gasolina batizada”. E, para fazê-lo, é muito fácil, basta ter à mão uma proveta (recipiente parecido com um tubo de ensaio) com cerca de 100 divisões, para obter uma leitura precisa da quantidade. Você pode encontrar essa proveta em casas de artigos para laboratório.

Tendo o recipiente, faça o teste de gasolina caseiro com um pouco de gasolina e água comum, em quantidades iguais que caibam na proveta (o ideal seria 50 ml para cada). A água deve ser adicionada à gasolina, assim, ela se juntará ao álcool anidro separando os dois elementos, evidenciando quanto da mistura é água, que ficará em baixo, e quanto é gasolina pura, que ficará por cima, por ser mais densa.

Para agilizar o teste de gasolina caseiro, pode-se tampar o tubo e mexer a mistura de um lado para outro, mas, caso não queira fazê-lo, a fim de evitar sujar as mãos ou o local do teste, basta aguardar que os dois elementos se separem. Então, considerando que a proveta possui 100 mililitros, é só observar quanto deles é ocupado pela gasolina.

Por exemplo, se no teste de gasolina caseiro aparecer a água misturada ao álcool anidro da gasolina marcando 60 ml, demonstra que, dos 50 ml de gasolina comercial, 40 ml são puros e 10 ml são de álcool anidro, sendo essa uma medida aceita, pois a mesma não poderá ultrapassar 20 ml, ou seja, 20% de álcool anidro adicionado à gasolina.

Essa é uma maneira rápida e simples de ficar esperto com o combustível vendido pelos postos. E você, gostou da dica? Sabe outros meios de descobrir a qualidade do combustível, além do teste de gasolina caseiro? Conte pra gente!

 

Dica Ruff: você também pode gostar de ler sobre “etanol ou gasolina, qual a melhor escolha para abastecer seu carro?”.

2012-05-28T00:00:00-03:0028 de maio de 2012|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?