7 dicas para evitar o motor superaquecido

Alguns cuidados básicos são suficientes para manter o sistema de arrefecimento do seu veículo em perfeito estado, evitando o motor superaquecido e possíveis paradas. Confira quais são eles!

 

Bomba d’água

Esse item tem a função de enviar água até o motor do carro, essencial para o sistema de arrefecimento do motor funcionar corretamente. Ruídos, barulhos estranhos e vazamentos de água por baixo do automóvel podem denunciar problema nesta peça. Ao notar qualquer um dos defeitos, o ideal é procurar um mecânico de sua confiança.

Válvula termostática

A peça tem a função de fazer com que o motor esquente o mais rápido possível após a partida. Caso apresente defeito, pode travar e causar o superaquecimento, já que o líquido quente ficará em contato com o motor. Manter a água do radiador com o aditivo indicado é a melhor forma de preservar a vida útil da válvula termostática.

Aditivos

Os aditivos usados nos veículos novos protegem o sistema de refrigeração do motor de corrosões e são fabricados à base de monoetilenoglicol, substância que amplia o ponto de ebulição, reduz o congelamento da água e evita a formação de bolhas. Ao longo dos dias, o líquido perde sua eficiência, por isso é importante efetuar a troca de acordo com o prazo estipulado no manual do proprietário do automóvel.

Tampa do reservatório

A tampa é responsável por regular a pressão do sistema de arrefecimento. Nos carros novos, ela não fica mais no próprio radiador, e sim dentro de um reservatório plástico que fica bem visível para os condutores. A peça tem um sistema de válvulas calibradas para suportarem a pressão da água quente. Porém, se apresentar algum problema, o líquido do reservatório começa a ser liberado em forma de vapor, deixando o nível abaixo do recomendado para o resfriamento do motor. O aconselhável é efetuar sua troca a cada 30 mil quilômetros rodados.

Mangueiras

As mangueiras levam a água até o motor. Se estiverem trincadas, estufadas ou ressecadas podem se romper e causar o superaquecimento. Ao constatar qualquer defeito na peça, é preciso substituí-la.

Líquido refrigerante

O líquido usado no radiador deve ser composto por água e aditivo de boa qualidade. A água não deve ser retirada da torneira ou de um poço, devido à presença de cloro e calcário, elementos nocivos ao bom funcionamento motor.

Lembre-se: o correto é colocar água destilada ou desmineralizada, e nunca efetuar a troca do líquido com o radiador quente.

Eletroventilador

Sua função é jogar ar para auxiliar no resfriamento do motor. Semelhante a um ventilador, o componente é acionado por meio de um sensor nas situações em que o motor não consegue captar ar do ambiente, como por exemplo em engarrafamentos ou tráfego lento. É importante prestar sempre muita atenção se a peça foi acionada.

 

Fique ligado!

2016-09-14T15:25:00-03:0014 de setembro de 2016|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?