Como abrir um posto de gasolina é uma grande dúvida de quem quer investir no setor de combustíveis. Afinal, com o aumento de automóveis circulando pelas cidades do país, abrir um posto pode ser uma ótima ideia de novo negócio. Porém, para que o empreendimento se torne um sucesso, é fundamental ter informações claras sobre tudo que deverá ser providenciado antes de colocar seu plano em ação.
Desse modo, reunimos neste artigo 6 dicas indispensáveis de como montar um posto de gasolina, desde a localização ideal, escolha de uma bandeira, até as questões legais. Confira-as a seguir!
1. Primeira dica: Entenda o mercado
Assim como em qualquer ramo de atuação, o empresário que pretende abrir um novo negócio no setor de combustíveis precisa estudar muito bem o mercado. Afinal, é preciso conhecer as atividades e também manter-se atualizado às novidades do setor.
Por isso, antes mesmo de pensar nos detalhes de como abrir um posto de gasolina, é fundamental que estes fatores sejam estudados:
- público alvo;
- concorrência;
- custos de operação;
- quais os valores que poderão ser praticados;
- projeção de de faturamento e rentabilidade do negócio;
- perspectivas econômicas do segmento;
- distribuidoras de combustíveis e outros produtos, para garantir a qualidade;
- quais serviços extras serão oferecidos, por exemplo o lava-rápido;
- quais opções de pagamento disponíveis para os clientes;
Em outras palavras, você deverá estar pronto para desenvolver estratégias de mercado efetivas. Assim, poderá se destacar em relação à concorrência, oferecer produtos exclusivos ou até mesmo disponibilizar serviços que ainda não são oferecidos na região.
Afinal, por mais que os clientes reconheçam qualquer posto de combustíveis ao o verem, destacar-se no mercado e fidelizar os clientes requer planejamento e diferenciais.
2. Escolha a melhor opção de bandeira
Uma das primeiras dúvidas dos empresários sobre como montar um posto de gasolina é a escolha da bandeira. Aliás, não poderia ser diferente: é um fator decisivo entre o sucesso e o fracasso em um empreendimento.
Aqui em nosso blog temos um artigo completo sobre a escolha de bandeira. Ainda assim, vale apontar que há dois caminhos possíveis: escolher pela bandeira branca ou adotar uma exclusiva de alguma distribuidora.
Na primeira opção, você terá que arcar com todos os gastos na construção do seu empreendimento. Porém terá flexibilidade para escolher um fornecedor que irá realizar o abastecimento das suas bombas de combustíveis.
Em contrapartida, ao adotar uma bandeira específica, os custos (parciais ou totais) de montagem e manutenção do seu negócio serão subsidiados pela distribuidora. Ou seja, o quanto custa um posto de gasolina ficará mais barato.
Desse modo, a bandeira terá exclusividade para fornecer os combustíveis comercializados em seu posto, o que — feita a escolha certa — dará um maior respaldo sobre a qualidade dos produtos.
3. Defina a localização ideal
Um fator fundamental dentre tudo o que precisa para abrir um posto de gasolina é a escolha da localização. Afinal, se o principal objetivo de um proprietário de posto é ver seu estabelecimento cheio de clientes, a facilidade de acesso, praticidade e proximidade são fatores determinantes.
Por certo, regiões, bairros, ruas e avenidas bem movimentadas devem ser os primeiros a serem considerados. Ainda assim, vale ressaltar um ponto que muitos deixam passar: a iluminação e sinalização do local. Placas de trânsito, cartazes e uma fachada desimpedida de obstáculos fazem total diferença na percepção dos clientes e também no acesso dos motoristas.
Entretanto, também é necessário atentar-se à concorrência: ainda que regiões de muito movimento sejam importantes, também é possível apostar em locais de menor fluxo, mas com menos concorrência. Ou seja, locais estratégicos dentro dos bairros, vias secundárias e regiões próximas às divisas municipais também são boas opções. Afinal, onde há fluxo de veículos, há a procura por combustíveis.
Por fim, vale relembrar uma questão da mais alta importância: a permissão e regulamentação da instalação do posto no local. Ou seja, é necessário conferir junto à prefeitura da cidade se há a liberação para construção e posterior funcionamento do posto. Se não houver, deve-se procurar outras opções de local.
4. Conheça as leis e normas
Em relação às leis e normas técnicas, o que precisa para abrir um posto de gasolina é:
- Cadastrar o seu posto na Receita Federal.
- Realizar o cadastro na Secretaria Estadual da Fazenda (o Posto Fiscal).
- Obter o alvará de funcionamento na Prefeitura e no Corpo de Bombeiros.
- Realizar o registro do negócio na Caixa Econômica Federal.
- Ter o negócio inscrito nos sindicatos das categorias que irão atuar no posto.
Além disso, é imprescindível estar de acordo com as leis do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) — veja nosso artigo sobre gestão ambiental — e as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biodiesel (ANP).
Por fim, é preciso atentar-se com a legislação e exigências específicas em nível tanto municipal quanto estadual, pois são elas que regulamentam de maneira mais direta a atividade dos postos de combustíveis.
5. Construa uma boa estrutura
Um posto de combustíveis requer instalações externas, subterrâneas e adicionais a serem feitas.
Primeiramente, as instalações externas abrangem a área de circulação dos veículos, clientes e funcionários. Similarmente, a cobertura do posto, as bombas de combustíveis, caixa, loja conveniência e calibrador de pneus também estão inclusos.
Em segundo lugar, as instalações subterrâneas configuram os tanques para armazenamento de combustíveis e equipamentos relacionados. Decerto, esta é uma parte fundamental do negócio e requer um grande cuidado com as normas técnicas e regulamentações de segurança.
Por fim, as instalações adicionais são aquelas que não estão ligadas diretamente a um produto ou serviço, mas que mantêm o posto funcionando. Ou seja, sistemas de segurança, banheiros, softwares de gestão, área de estacionamento, entre outras.
Com efeito, vale ressaltar que, para manter o posto em boas condições de funcionamento (o que também melhora sua percepção para com os clientes) é necessário realizar manutenções preventivas e corretivas em todas essas instalações.
6. Tenha uma equipe eficiente
Um atendimento diferencial pode fidelizar mais clientes do que preços baixos. Afinal, o cliente que teve uma experiência positiva pode não só voltar outras vezes como também pode indicar o posto para pessoas conhecidas.
Em outras palavras, investir em ações de capacitação e treinamento da equipe é fundamental para o negócio. Similarmente, para além da qualidade do atendimento, também é imprescindível que a equipe esteja preparada para situações de risco, urgência e emergência.
Ações como essas demonstram aos clientes que há ações concretas do seu posto em favor da qualidade e segurança. Semelhantemente, mostra aos colaboradores que você os valoriza tanto como funcionários quanto como indivíduos. Ou seja, são grandes investimentos no futuro do seu negócio.
Como abrir um posto de gasolina? Fale com a Ruff!
Você conferiu acima as 6 principais dicas de como abrir um posto de gasolina. Mas sabemos que não é o processo mais simples e que novas dúvidas podem surgir. Certamente abrir um posto de gasolina tem seus riscos, porém pode valer muito a pena.
A Ruff tem quase 30 anos de experiência no segmento de combustíveis: somos bandeira, armazenadora e distribuidora. Além disso, nossos postos de combustível bandeirados contam com as melhores facilidades para os seus clientes: o Mix Conveniência, o Center Oil e o LavPlus.
Nesses anos todos, ajudamos investidores, empresários, colaboradores e parceiros a entender melhor o segmento, expandir seus produtos e serviços e a ter um negócio bem estruturado. Criamos, em conjunto, histórias de sucesso que nos enchem de orgulho.
Exatamente por isso, estendemos aqui um convite: fale conosco. Seja pelo nosso site ou pelo WhatsApp, nossa equipe está pronta para te ajudar a alcançar os seus objetivos. Pare de pensar em como abrir um posto de gasolina e comece a colocar na prática!