Como abrir um posto de combustível

 

O cenário no Brasil é excelente para abrir um negócio próprio! O bom momento da economia brasileira frente às crises internacionais coloca nosso país sob os olhos de investidores e pessoas que sempre sonharam em abrir um negócio próprio. Segundo pesquisa feita pela GEM 2011 (Global Enterpreneurship Monitor) em parceria com o SEBRAE, o Brasil é o terceiro país, em um ranking de 54, com maior número de empreendedores no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, respectivamente.

Isso demonstra o quanto nossos cidadãos são empreendedores e estão dispostos a criar seu negócio próprio. Por isso, a Ruff pergunta a você, caro empreendedor: já pensou em abrir um posto de combustível? Nesse momento oportuno, um dos setores atrativos para investimento é o de combustível, afinal, trata-se de um produto que será cada vez mais requisitado. De acordo com levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizado em 2011, o número de veículos mais que dobrou nos últimos dez anos, chegando a 64,8 milhões em dezembro de 2010.

Com essa atrativa demanda, abrir um posto de combustível se torna um investimento interessante. Apenas em São Paulo, a frota de carros chega a 20.537.480, segundo o Denatran, e todo esse contingente sempre precisará de combustível. Mas, como abrir um posto de combustível? O primeiro passo é pensar em sua localização, ou seja, onde seu negócio será aberto.

Tal variável é crucial na hora de abrir um posto de combustível, tanto em relação aos lucros como em atendimento à legislação. Pois, o posto precisa ser facilmente acessível, sobretudo nos horários de picos, e evitar lugares retirados da circulação de veículos. Além disso, você precisará do aval do Plano Diretor Urbano (PDU) da prefeitura de sua cidade, conforme as leis que determinam em quais lugares se é permitido estabelecer empreendimentos.

Após a definição do local para abrir um posto de combustível, que pode ser um terreno comprado ou alugado em uma rodovia ou em uma área da cidade, é hora de decidir pela escolha da distribuidora. Apesar de existirem postos de bandeira branca, é válido dizer que ter o apoio institucional de marca e de sustentação do negócio fornecido pela distribuidora de combustível faz toda diferença.

No caso da Ruff, por exemplo, o empreendedor pode já ter um posto ou um terreno para construção, além do capital para investir. Assim, nós damos todo suporte necessário àqueles que pensam em abrir um posto de combustível, criando sólidas parcerias com os revendedores, padronizando toda sua identidade visual, dando assessoria especializada, oferecendo sistema de troca de óleo, lojas de conveniência e sistema de lavagem.

Esses diferenciais da Ruff são muito importantes, pois uma dica aos interessados em abrir um posto de combustível é, justamente, oferecer serviços agregados aos clientes, que é, na verdade, como um posto se destaca perante tantos outros. Portanto, na hora de escolher onde abastecer, o consumidor leva em conta serviços como troca de óleo, sistemas de lavagem e até lojas de conveniência.

Além disso, ao abrir um posto de combustível será necessário ficar atento a diversas regras específicas estabelecidas no setor pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por isso, a Ruff também acompanha seus revendedores nas questões legais, orienta sobre o atendimento ao consumidor, e disponibiliza canais de comunicação como este Blog e suas newsletters para manter relacionamento constante com seus parceiros.

E você, está à procura de uma ideia para abrir um negócio próprio? Pense em abrir um posto de combustível e conte com a Ruff nessa decisão. Para maiores informações, acesse nosso site ou então entre em contato: (19) 21201-7833.

 

2012-08-01T17:10:00-03:001 de agosto de 2012|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?