Posto 24 horas: quais as vantagens e as desvantagens?

Posto 24 horas, para muita gente, é sinônimo de praticidade. Porém, para alguém que queira investir no setor e ter um posto de serviços, será que é isso mesmo? Antes que você tome uma decisão sobre ter ou não um posto de combustível 24 horas, confira este artigo que preparamos. Aqui você encontrará as principais vantagens e desvantagens desse tipo de negócio e, portanto, estará melhor preparado para tomar sua decisão.

O que precisa para ter um posto 24 horas?

Já exploramos aqui em nosso blog a dúvida se vale a pena ou não investir na compra de um posto, bem como já demos dicas de como abrir um posto de gasolina. Confira ambos esses conteúdos para entender melhor os riscos e benefícios de cada uma dessas modalidades. Entretanto, um posto de combustível 24 horas possui algumas particularidades.

Isto é, como todo posto de gasolina, o posto 24 horas também precisa obter liberação para sua construção e operação, seguir as normas de segurança (tanto para o público quanto para os colaboradores) e de proteção ambiental. O grande diferencial, porém, é a permissão de funcionamento contínuo.

De maneira geral, cada município possui leis próprias que regulamentam o funcionamento dos estabelecimentos comerciais. Ademais, também é possível que as cidades limitem regiões nas quais podem haver comércios 24 horas. Semelhantemente, há prefeituras que restringem também quais tipos de comércios e de quais áreas de atuação podem trabalhar sem fechar. 

Além disso, acordos entre sindicatos, cooperativas e associações comerciais também podem influenciar na permissão que um posto tem em operar. 

Em resumo, para que um posto de gasolina fique aberto 24 horas, ele precisa de aprovação municipal e de grupos trabalhistas. Portanto, o mais indicado é conferir diretamente nas sedes municipais em questão.

3 vantagens de um posto de combustível 24 horas

Maior lucratividade

Um posto 24 horas tende a ter uma maior lucratividade que seus pares. Isto é, além do período maior de funcionamento, o fato de os clientes saberem que o posto está disponível a qualquer momento melhora a percepção do mesmo. Consequentemente, a fidelização dos clientes fica facilitada, o que também tende a melhorar a satisfação dos mesmos.

Ainda assim, é importante ressaltar que lucratividade, rentabilidade e retorno financeiro são valores distintos. Portanto, acesse nosso texto sobre o tema para entender melhor como fazer o controle financeiro do seu posto.

como abrir posto 24 horas com a ruff

Ficar com o posto de gasolina aberto 24 horas é uma boa forma de melhorar o retorno financeiro.

 

Melhor utilização de recursos

Eficiência operacional é uma grande máxima para qualquer negócio. Afinal, trazer mais resultados com o mesmo investimento é uma das grandes chaves para o sucesso de uma empresa. Portanto, é claro que com postos de serviços não seria diferente.

Ou seja, contanto que o proprietário atente-se às manutenções periódicas de equipamentos, treinamento dos colaboradores e na segurança das operações diárias, a eficiência na utilização dos recursos do posto será melhor na operação 24 horas.

Lembrando que isso vale tanto para as linhas de abastecimento quanto para serviços adicionais, como a troca de óleo, lava rápido e loja conveniência.

Diferencial competitivo

Ao operar um posto de gasolina aberto 24 horas, cria-se imediatamente um diferencial em relação aos postos que não funcionam nesse regime. 

Além disso, muitos postos 24 horas também contam com serviços extras — tal qual a loja conveniência — o que significa que uma parte dos clientes de outros comércios (padarias, mercados, lojas de utilidades domésticas, etc.) também passarão a frequentar o local.

Em outras palavras, o diferencial se faz notar tanto em relação a postos competidores quanto também em outros ramos de atividade. Isso torna o posto 24 horas como uma referência na região, o que é ótimo para os negócios.

3 desvantagens de um posto de gasolina 24 horas

Custos operacionais mais altos

Uma vez que o estabelecimento funcionará por mais tempo, logicamente os custos operacionais serão maiores. Isso inclui gastos com manutenção de equipamentos, reposição de produtos, segurança reforçada e, claro, contratações de funcionários e salários diferenciados.

Entretanto, vale destacar que maiores custos de atividade não significam perda de dinheiro. Muito pelo contrário, diversos proprietários de postos de serviço percebem que o investimento em expandir a operação traz um grande custo-benefício. 

Riscos de segurança

Infelizmente é uma realidade que negócios 24 horas estão mais suscetíveis a riscos de segurança. Isto é, a probabilidade de assaltos, golpes e similares tende a aumentar, especialmente em localidades com menor policiamento e/ou com maior fluxo de pessoas. 

Isso é um problema que afeta tanto o proprietário do posto quanto os colaboradores e clientes do mesmo. Uma vez que todos correm riscos semelhantes, também é de interesse mútuo reforçar a segurança do local.

Algumas das opções mais comuns para resguardar as pessoas e bens presentes são: seguros, alarmes e a vigilância patrimonial particular.

posto 24 horas próximo

Agilidade nos pagamentos é fundamental para a segurança de um posto de gasolina 24 horas.

Maior concorrência

Similarmente ao que mencionamos anteriormente, os postos 24 horas tendem a ofertar uma gama aumentada de produtos e serviços. Ao mesmo tempo que isso traz um diferencial, também implica em uma maior concorrência. Afinal, enquanto antes o posto competia apenas com outros postos, agora também compete com outros tipos de negócios.

Analogamente, vale apontar que se o local escolhido para abrir o posto for de alta competitividade, com diversos outros postos 24 horas próximos, isso também pode impactar negativamente na lucratividade.

Em resumo, mais do que nunca é necessário garantir a qualidade do atendimento e realizar bons negócios com as distribuidoras dos produtos que serão ofertados no seu posto.

Conte com a Ruff para ajudar seu posto 24 horas

Com quase 30 anos de experiência no setor de combustíveis, a Ruff é a escolha certa para você que está buscando uma consultoria de qualidade para seu posto de gasolina 24 horas. Isto é, mais do que simplesmente indicar ações e empresas, fazemos um atendimento completo, personalizado para as suas necessidades.

Possuímos diversas unidades de postos 24 horas espalhados pelo Brasil. Nos orgulhamos em dizer que temos o conhecimento e a habilidade para fazer a diferença no seu negócio. E mais: temos diversos cases de sucesso, comprovando que nossa metodologia é efetiva.

Fale conosco e iremos te direcionar para um de nossos especialistas. O futuro do seu posto de combustível está com a Ruff!

2023-05-02T11:47:14-03:007 de junho de 2023|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?