Como fazer a “chupeta” na bateria do carro

A bateria do carro arria devido a vários motivos, e não apenas por esquecimento do rádio ligado ou alguma luz acesa. Em dias mais frios, o óleo lubrificante fica mais denso, eliminando as folgas entre as peças do motor, como consequência o carro consome mais bateria do que o usual e pode ser que você fique na mão com uma bateria arriada.

Saber como fazer a chupeta em um carro é uma habilidade útil para não ficar em apuros quando a bateria fica sem carga. Para começar, a chupeta nada mais é do que ligar uma bateria com carga na bateria arriada por meio de um cabo elétrico para alta amperagem.

Para fazer este procedimento sem danificar seriamente a parte elétrica do seu veículo e também para a segurança de quem irá realizar o procedimento, sugerimos que você tenha no carro um cabo de força para chupeta e luvas isolantes de eletricidade. Caso você pegue o cabo emprestado, verifique o estado de conservação dele, se houver alguma parte com emendas ou descascada descarte o uso desse acessório e providencie outro.

O segundo passo é conseguir uma bateria auxiliar, pode ser usada a de outro carro, mas o importante é que as amperagens das duas sejam iguais, ou a bateria extra seja de maior amperagem, para não danificar a parte elétrica de ambos os automóveis. É importante que tudo que consome bateria seja desligado nos dois carros e que as carrocerias não se toquem.

O veículo com a bateria auxiliar precisa permanecer ligado durante o processo. Abra o capô dos carros e procure o pólo positivo de cada bateria – eles geralmente estão encapados, e comece o procedimento ligando estes pólos com o cabo de cor vermelha, seguindo esta ordem: primeiro ligue o cabo na bateria auxiliar e em seguida na bateria arriada, sempre se atentando para o cabo não encostar em nada, principalmente no outro pólo da bateria. Siga o mesmo procedimento com o pólo negativo usando o cabo preto, começando pela bateria auxiliar.

Agora chegou a hora de dar a partida no carro que está com a bateria arriada. Se em cinco tentativas o veículo não voltou a funcionar, será preciso levá-lo a um mecânico para ver o que está acontecendo. Para desconectar os cabos, faça a sequência inversa, comece pelo pólo negativo e depois o positivo. Pronto, seu carro está pronto para continuar a viagem em segurança! Caso você não vá sair com o carro de imediato, aguarde com ele ligado durante 10 a 15 minutos para que a bateria recarregue.

É interessante visitar um mecânico para saber qual foi o motivo da peça ter descarregado, o carro pode estar com algum problema elétrico ou apenas a vida útil da bateria já chegou ao seu fim.

 

Gostou das nossas dicas? Tem alguma dica extra para compartilhar com nossos leitores? Comente abaixo!

2016-08-24T18:07:00-03:0024 de agosto de 2016|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?