Conheça a importância das FISPQs

A Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico – FISPQ – é um documento que deve estar disponível, obrigatoriamente, para todos os ramos da atividade econômica em que são utilizados produtos químicos, atualizado de acordo com as normas regulamentadoras.

Cada produto possui uma ficha que tem como intuito orientar todas as partes envolvidas com o trabalho, transporte e manipulação da mercadoria. Nesse documento, constam os dados da empresa fornecedora, informações de segurança: combate a incêndios, medidas para controle em caso de vazamentos, informações de armazenamento e transporte. Também estão inclusas nas especificações tópicos de proteção à saúde e ao meio ambiente, como a identificação dos perigos gerados ao organismo humano, informações toxicológicas, efeitos sobre o solo e vias fluviais, além de métodos de reciclagem dos produtos que evitem a contaminação ambiental.

O padrão da FISQP é estabelecido pela ABNT e deve estar em conformidade integral com a norma técnica NBR-14.725. Todas as informações presentes no arquivo têm como referência fontes confiáveis, em especial de fornecedores primários.

 

A Ruff disponibiliza aos seus clientes as FISPQs atualizadas. Consulte!

2015-05-11T10:38:37-03:0011 de maio de 2015|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?