Descubra como é feita a armazenagem de combustível nas bases

Um ponto decisivo na cadeia de combustíveis é a armazenagem dos produtos. Esta é uma importante etapa que garantirá a qualidade final da mercadoria para os postos e consumidores finais. Além disso, ela é capaz de reduzir os custos e aumentar a eficiência da logística. Ficou curioso para saber como é feita a armazenagem de combustível? Então,confira a matéria!

Caminho

Primeiro, vamos entender o fluxo da gasolina e do diesel. O início do ciclo acontece nos campos de petróleoe, a partir deles, há a extração e o transporte para as refinarias. O próximo destino são os tanques de armazenagem das distribuidoras. Para chegar neles, os combustíveis são transferidos das refinarias por modal dutoviário, rodoviário ou aquaviário.

Já quando o assunto é o etanol, a diferença está na matéria-prima e na síntese. A produção desse combustível é realizada em usinas.

Armazenagem de combustíveis

Os estoques desses produtos envolvem diversos estudos a fim de desenvolver tecnologias capazes de proporcionar a segurança e a manutenção da qualidade dos combustíveis. Se quiser saber por que você deve se preocupar com o combustível que abastece o seu veículo, clique aqui.

Outro ponto que não deve ser esquecido é a regulamentação necessária para oferecer os serviços conforme as leis (falaremos disso mais para frente). As distribuidoras também devem estar atentas ao manuseio e aos prazos de validade dos combustíveis, além de realizar a limpeza adequada das instalações e se preocupar com fatores externos como, por exemplo, o controle da temperatura e da exposição à luz.

A manutenção da infraestrutura é uma atividade complexa e específica. Por isso, necessita de profissionais qualificados e atentos para evitarem-se acidentes. Estes são mais propensos a acontecer, devido tamanho de algumas instalações e riqueza de detalhes que as operações relacionadas exigem.

Padronização

Realizar um planejamento estratégico e padronizá-lo é uma forma de reduzir incidentes e eliminar possíveis problemas previamente detectados. Essa medida favorece a produtividade e a segurança dos trabalhadores. As distribuidoras devem realizar um checklist de inspeção não só dentro das suas propriedades, mas também nos veículos, motoristas e documentos inseridos no ciclo dos combustíveis.

Tudo deve ser bem sinalizado, transparente e eficiente para facilitar e agilizar os processos.Essas questões ainda beneficiam a comunicação individual e entre colaboradores, reduzindo os riscos relacionados aos desentendimentosevitáveis.

Principais normas e regras

Como mencionamos anteriormente, para estar em conformidade com as leis, a armazenagem de combustível deve cumprir diversos requisitos definidos na legislação. Esses itens são importantes para a preservação do meio ambiente e para as pessoas que vivem nas redondezas. E ainda contribuem para um local de trabalho mais favorável a saúde. Confira as principais leis:

– Norma Regulamentadora 20: esta normatrata dos requisitos mínimos para a segurança e saúde dos trabalhadores, relacionados aos riscos dos produtos inflamáveis e combustíveis líquidos;

– Resolução ANP 41: diz respeito à atividade de revenda dos combustíveis;

– Resolução CONAMA n° 273: refere-se aos riscos ambientais relacionados ao serviço;

– Lei 9.605: para proteção do meio ambiente e punição dos crimes ambientais;

– Normas técnicas da ABNT: regram os procedimentos para o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis.

Meio ambiente

Os combustíveis são potenciais poluidores da natureza, geradores de gases e provocadores de acidentes. Assim, qualquer distribuidora está sujeita a ter vazamento de produtos e sofrer as consequências desse imprevisto. Por isso, é importante que as empresas cumpram as leis e, mais do que isso, tenham consciência dos seus atos para o ecossistema.

É importante fazer a gestão ambiental para economizar recursos e reduzir os impactos para o meio ambiente. E da mesma forma é preciso gerir os riscos relacionados às atividades que compõe a armazenagem de combustível. Conhecer os potenciais pontos problemáticos é indispensável para definir e estabelecer planos assertivos em caso de acidentes.

A manutenção e a inspeção também são indiscutíveis para minimizar as chances de casualidades, contaminação de corpos d’água, solo e ar, incêndios, explosões etc.

Bases da Ruff

A Ruff possui três bases de armazenamento, sendo duas no interior de São Paulo, nas cidades de Paulínia e Ribeirão Preto, e outra na cidade de Careaçú, no sul de Minas Gerais. Ambas contam com um rigoroso controle técnico e operacional. A tecnologia permite que softwares de gestão sejam aliados estratégicos, que viabilizam o monitoramento das movimentações dos produtos, fatores de correção, saldos e outras informações significativas.

Um exemplo de tecnologia utilizada na rotina dos procedimentos é o SmartCard de automação no carregamento. Trata-se de um cartão com microprocessador e memória embutidos. Esses itens permitem o armazenamento de dados eletrônicos de forma segura, pois o cartão inteligente conta com sofisticados mecanismos de proteção.

Todas as bases dispõemde instalações modernas e automatizadas, que facilitam o manejo e proporcionam mais eficiência e segurança. Elas recebem os produtos diretamente da Petrobras e contam com amplos parques de tanques. Essa relação simplificadareduz o tempo de ressuprimento e determina menores custos logísticos. Além disso, aumenta a eficiência do transporte e a confiabilidade dos combustíveis.

Para garantir a qualidade dos produtos, a infraestrutura tem o suporte de um laboratório autorizado pela ANP, que emite boletins de conformidade a fim de comprovarem a legalidade dos combustíveis. As bases também oferecem estacionamento de espera para os caminhões tanques, sala de espera e apoio para os motoristas, e salas para locação para instalações de filiais da empresa.

Os colaboradores recebem treinamentos e qualificação para operarem as modernas ferramentas de trabalho e são incentivados a trabalharem com total comprometimento. Tudo isso faz da Ruff uma opção excelente para a armazenagem de combustível e não é à toa que a empresa tem tanta confiança do mercado e credibilidade no setor.

Viu só quantas coisas compõem o serviço de armazenagem? Deixe a sua opinião nos comentários!

2019-02-14T13:25:00+00:0014 de fevereiro de 2019|Mercado de Combustíveis|