A redução do etanol na gasolina resolverá o problema?

Para evitar uma futura escassez de etanol, a presidente Dilma Rousseff esta propondo diminuir a porcentagem de anidro na gasolina de 25% para 18%. Essa medida poderá ser formalizada ainda essa semana pelo Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool. Como já explicamos em outras publicações a mistura da gasolina deve conter 25% de etanol anidro, por isso a necessidade de redução da porcentagem.

Acredita-se que essa ação pode reduzir o consumo do etanol nesse ano em 2,2 bilhões de litros, resultando numa “folga” de 30% na demanda desse combustível. Essa redução deve ajudar a segurar a demanda pelo etanol hidratado, uma vez que esse é consumido como produto final.

Mesmo com essa medida é possível afirmar que o consumo de etanol está abaixo do ano passado, observando uma redução de 3,97 bilhões de litros consumidos em 2010 para 2,61 bilhões esse ano. Isso ocorre porque os preços desse combustível estão mais altos, fazendo com que a oferta e a demanda se mantenham equilibradas.

O diretor da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, afirmou que a menor oferta do etanol em 2011 deve manter os preços mais altos. Ainda observou que com a demanda menor é possível prever menor disparidade de preços na próxima entressafra, mas tudo depende do desempenho da safra atual.

Não se sabe se essas medidas de fato poderão evitar a escassez e o aumento de preços no futuro. Como já observamos a redução da porcentagem de anidro nem sempre ocorre de imediato ou não acontece. O importante no momento é continuar a observar essas informações e se planejar de acordo com elas.

2011-07-13T12:27:00-03:0013 de julho de 2011|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?