Pesquisa desenvolve combustível de sacola plástica

Foto: Getty Images

Um sério problema ambiental: segundo especialistas, cerca de 20% do nosso lixo doméstico é composto por plásticos. É um dos materiais mais encontrados em aterros sanitários e é um dos mais resistentes – o plástico dura séculos sem se decompor.

Pensando nisso, uma equipe de cientistas do Centro de Tecnologia Sustentável da Universidade de Illinois (EUA) encontrou uma solução inteligente para reciclar o material: transformar embalagens de plástico usadas em combustível. Isso mesmo!

Segundo os pesquisadores, o processo envolve o aquecimento dos sacos em uma câmara livre de oxigênio, um procedimento chamado pirólise. Da conversão, saem combustíveis diversos como o diesel e a gasolina. Além desses produtos, o gás natural, nafta (solvente), ceras e óleo de lubrificação também podem ser obtidos. De acordo com os cientistas, esse processo produz mais energia do que é preciso para extrair e destilar o petróleo.

A pesquisa é muito importante para o meio ambiente, já que reutiliza o plástico e impede que bilhões de embalagens plásticas sejam jogadas em locais inadequados, evitando a poluição ambiental e melhorando a qualidade de vida da população mundial.

Curtiu a matéria? Acesse nosso site e aproveite para conhecer as ações socioambientais da Ruff.

Nós prezamos pelo cuidado com o meio ambiente!

Fotos: L. Brian Stauffer/Universidade de Illinois

2014-03-12T09:43:00-03:0012 de março de 2014|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?