Consumidores migram do Etanol para a Gasolina

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) constatou que o consumo de Etanol hidratado cairá 50% nos meses de março e abril, ou seja, abaixo da média registrada em dezembro de 2010 que foi de 1,5 bilhão de litros.

Uma reunião sobre o assunto foi realizada dia 16 de março no Rio de Janeiro com representantes dos ministérios da Agricultura e das Minas e Energia, da ANP, de produtores, distribuidores e revendedores de Etanol. Nesse encontro também foi possível concluir que não foram encontrados sinais de descontinuidade no abastecimento de etanol pela ANP.

Antonio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria de cana-de-açúcar (Única), apontou que foi registrada nessa última semana uma considerável migração do etanol para a gasolina. Estima-se que nos meses de março e abril, o consumo de etanol hidratado seja cerca de 750 milhões de litros. Essa tendência se deve as recentes altas no preço do Etanol, fazendo com que os consumidores tenham preferência pela gasolina.

O representante das distribuidoras Alísio Vaz, presidente da Sindicom, confirma o aumento nas compras de gasolina e redução de hidratado para os próximos meses. Afirmou ainda, que as distribuidoras estão preparadas e em processo de contratação do volume de combustível necessário até a entrada da nova safra no mercado de etanol.

Até esse momento, o governo continuará a monitorar os estoques de hidratado e anidro presentes no mercado. O representante do Sindicom também informou que a expectativa é de que as distribuidoras precisem importar Etanol Anidro para suprir o mercado por duas semanas em abril. Como a gasolina deve conter em sua composição 25% desse combustível para ser comercializado e o consumo de gasolina está aumentando, a demanda por anidro também deve ser maior.

No entanto, o representante da Unica acredita que a oferta atual de anidro é suficiente para atender essa nova demanda. Ele também ressaltou que a maior preocupação é com o hidratado embora essa migração já tenha diminuído a demanda.

Em reunião também foi repassado o pedido do governo para que as usinas Centro-Sul antecipem a Safra 2011/12. Devido às chuvas e a seca de 2010, o desenvolvimento da cana que deveria ser colhida agora foi afetado, fazendo com que várias unidades não consigam antecipar o início da moagem.

A ANP deverá conversar com cada distribuidora de combustíveis para que possa monitorar seus estoques e vendas e outra reunião deve ocorrer com todos esses representantes em 15 dias. Por isso fique atento a novas informações, tendo em vista que todos devemos nos adaptar a essa mudança no mercado de combustíveis.

Fonte: Agência Estado

2011-03-22T00:00:00-03:0022 de março de 2011|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?