O que é combustível de microalga?

O biodiesel é um combustível com grande potencial no Brasil e já tem sido utilizado obrigatoriamente em 5% da mistura do diesel, além de abastecer alguns automóveis de transporte coletivo. Esse combustível pode ser produzido a partir de gorduras animais ou óleos vegetais, sendo que a melhor matéria-prima para isso é o dendê que produz 4,4 mil litros por hectare a cada ano. No entanto, apenas 22% do volume de sementes desse vegetal são aproveitados, levando os cientistas brasileiros a procurarem alternativas.

Recentemente foram iniciadas pesquisas com a intenção de viabilizar economicamente a produção de biodiesel, utilizando algas microscópicas como matéria-prima. Sua grande vantagem econômica é que de todas as outras fontes essa é a única que fornece uma produtividade grande. Em comparação com o dendê, um hectare de microalgas produz até 90 mil litros de combustível também em um ano. Isso ocorre pelo fato do aproveitamento da microalga ser grande, uma vez que em algumas espécies chega a até 90%.

O desenvolvimento desse biodiesel pode trazer outros benefícios além de ser fonte de energia automotiva. Algumas microalgas, por exemplo, podem ser cultivadas em água salobra ou com resíduos, reduzindo a demanda de água doce e tratada que é utilizada na produção de outras fontes de biocombustíveis. Outra vantagem é que o cultivo pode ser feito na região semiárida brasileira através da água salobra fornecida por lençol freático, não desperdiçando solo e melhorando a economia dessa área.

Como as microalgas são menos sensíveis a fenômenos naturais, sua safra não sofreria grandes variações e manteria a produtividade estável. Ainda dentre suas diversas vantagens, essa matéria-prima é uma excelente fixadora de carbono, ou seja, contribui na redução dos efeitos do aquecimento global.

Mesmo com todos esses benefícios para o país, acredita-se que a produção desse combustível não será economicamente viável em menos de uma década. Afinal, existem diversos fatores técnicos que devem ser desenvolvidos no processo de produção, fazendo com que seja lucrativo e otimizado. Ainda que em longo prazo, essa é uma grande iniciativa do Brasil que pode favorecer  todos desse setor e também os consumidores.

Fonte: Estadão

2011-04-27T00:00:00-03:0027 de abril de 2011|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?