Acompanhe a evolução do preço do etanol

A Ruff falou aqui no blog, há algumas semanas atrás, sobre o preço do etanol hidratado em São Paulo. Na semana passada, entre 5 e 11 de fevereiro, ele voltou a cair nesse Estado, chegando a R$ 1,839, valor 0,48% menor em relação à semana anterior a essa. Os dados são da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

De acordo com a Agência, o custo do etanol está valendo menos que 70% ao da gasolina nos Estados de São Paulo e Goiás (69%), o qual tem se mantido nesse nível há algumas semanas e, segundo especialistas, ainda não é mais vantajoso do que o consumo da gasolina, pois, para isso ocorrer, essa relação teria de ser bem menor que 70%. Na capital paulista o cenário começa a ser mais interessante, porque o preço do etanol hidratado na semana passada ficou equivalente a 68% ao do combustível fóssil, em R$ 1,816 o litro.

Tais mudanças se devem à diminuição na demanda pelo combustível. O desinteresse do brasileiro pelo biocombustível se iniciou no segundo trimestre de 2011 e persiste até o momento. Mas, é esperada uma reação dos motoristas em fevereiro, por conta do Carnaval, que estimula o consumo, e devido os postos de combustíveis serem afetados pela queda de preço ocorrida na usina. Júlio Maria Borges, sócio-diretor da JOB Economia, falou ao jornal Valor Econômico sobre essa perspectiva: “Esse nível de preço nos postos já é atraente para a demanda de forma que o consumo será retomado, dando destino aos estoques disponíveis”.

Vale destacar também, que, de acordo com boletim divulgado em 07/02 pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), a procura pelo etanol por parte das distribuidoras teve um leve aumento, o que, no entanto, não contribui para frear a queda do preço dos biocombustíveis nas usinas. 

Por outro lado, o preço da gasolina também apresentou declínio, conforme mostra a ANP. Na última semana, seu preço recuou em 18 Estados, destacando-se no Rio Grande Sul com retração de 1,14%. Segundo a Fecombustíveis, entidade nacional que representa os postos, os preços do anidro, que compõe 20% da gasolina, também caíram.

E você, o que tem percebido aí em sua cidade? Como vai o preço do etanol?

Tabela retirada de Valor Econômico

2012-02-15T00:00:00-02:0015 de fevereiro de 2012|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?