Domingos Malfará é entrevistado sobre o Congresso de Biodiesel 2011

Entre os dias 27 e 29 de julho ocorreu o Congresso de Biodiesel 2011. Como esse evento discutiu temas importantes para o setor, decidimos compartilhar com você mais informações sobre o assunto.
Para isso realizamos uma entrevista com Domingos Benedito Malfará, participante desse evento como diretor do Brasilcom (Sindicato das Distribuidoras Regionais Brasileiras de Combustíveis). Domingos também é diretor executivo da Ruff e se disponibilizou a responder nossas perguntas, veja a seguir a entrevista.

1. O que é esse evento?

Domingos: O Congresso de Biodiesel 2011 tem como objetivo discutir assuntos relevantes para o setor. O tema desse ano foi “Além do B5*”.

2. Qual é a sua finalidade?

D.: Apresentar a atuação dos diversos atores do segmento e o atual estágio do biodiesel no Brasil, para então refletir sobre a viabilidade de ir além do B5.

3. Como foi a participação do Brasilcom nesse evento?

D.: O Brasilcom foi convidado a presidir a mesa no segundo dia do evento.

4. Quais os principais temas abordados?

D.: -Evolução do Mercado Nacional e Balanço Socioeconômico;

-Analises: Dinâmica de Mercado, Incentivos;

-Desafios Internos e para Exportação;

-Experiência Mercado Europeu;

-Diversificação de Fontes Alternativas de Matéria-prima;

– Biodiesel de Cana

5. De que forma esse evento pode influenciar o mercado?

Pode contribuir para formar ou ratificar opiniões e ainda desencadear sugestões em direção a melhorias do programa.

6. Quais foram as principais conclusões do evento?

Há grandes virtudes no programa para o desenvolvimento econômico, a inclusão social e principalmente melhoria ambiental. Foi observado que o biodiesel tem alguns desafios a enfrentar nas questões de logística, modelo de comercialização, qualidade, manuseio e armazenagem. Foi possível ainda concluir que existe uma sinalização clara de que podemos ir além do B5 internamente. No entanto, ainda temos barreiras internacionais e em especial européias para exportação, com relação à certificação ambiental e a necessidade de algumas alterações de especificação de nosso produto.

* B5: Diesel com mistura obrigatória de 5% de biodiesel.

Você já conhecia esse congresso? Gostou do que foi discutido? Saiba mais sobre o evento através do site Biodiesel Congress. Aproveite também para deixar suas perguntas e comentários abaixo, pois gostamos de manter o diálogo com vocês.

2011-08-03T00:00:00-03:003 de agosto de 2011|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?