Novo regime promete reavivar a indústria do etanol

Foto: Paulo Fridman/Corbis

Após passar três anos esquecido e perder a competitividade, o setor do etanol começou 2013 com ótimas notícias. Além do aumento de 20% para 25% na mistura do combustível na gasolina, que deve acontecer a partir de primeiro de maio, o governo trabalha em um pacote de medidas com o objetivo de reavivar o interesse da indústria e do consumidor pelo produto. Para a União, a valorização do etanol e o investimento nessa área podem ajudar a controlar a inflação.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, a ideia é criar um novo regime para a produção do biocombustível e incluir nesse pacote desonerações tributárias.

Para o pacote, estão sendo analisadas medidas como a redução ou isenção total de PIS, Cofins e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Em conseqüência, as usinas deverão cumprir algumas metas como a ampliação de canaviais e investir no nível da produção e na formação de estoques. Essas medidas estão sendo estudadas em conjunto com o Ministério da Fazenda.

O aumento do percentual de etanol anidro na gasolina é um grande ponto positivo para o setor. De acordo com o banco inglês Barclays, essa estratégia vai elevar em 3 bilhões de litros a demanda pelo combustível no Brasil. Um ótimo incentivo para a indústria que, até meados de 2012, sofria com o baixo consumo do biocombustível e com dívidas de aproximadamente US$ 42 bilhões.

Fonte: Valor Econômico

2013-02-20T16:33:00-03:0020 de fevereiro de 2013|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?