Quais são os melhores softwares de gestão para postos de combustíveis?

Os softwares de gestão para postos de combustíveis ajudam a concentrar todas as informações administrativas do estabelecimento em único lugar. Além de agilizarem os processos de gerenciamento, eles reduzem custos e garantem a segurança dos dados.

Mas, você sabe como identificar quais são os melhores sistemas para gerir o dia a dia de um posto? Para te ajudar nessa missão, nós separamos algumas dicas e listamos alguns dos softwares utilizados no Brasil.

As vantagens de informatizar postos de combustíveis

Aquele antigo caderno para registrar as entradas e saídas em um posto de combustível já foi extinto. A informatização da administração de postos é um requisito indispensável nos dias de hoje, pois ela assegura a proteção das informações e fornece praticidade para os procedimentos de entradas e saídas.

Mas, quais são os benefícios específicos que os sistemas de gestão oferecem? Bem, as vantagens são diversas! Os softwares para postos centralizam todas as movimentações do estabelecimento em um único lugar, facilitando o controle interno. Por meio dessa tecnologia, é possível supervisionar o funcionamento das bombas e monitorar o estoque, por exemplo.

Agilidade é outro benefício proporcionado por esse tipo de sistema. Com ele, as informações podem ser acessadas e compartilhadas quase que de forma instantânea. Assim, a administração do tempo se torna mais eficiente, o que acaba refletindo positivamente no atendimento ao cliente.

Como escolher o melhor sistema de gestão?

Na hora de contratar um software de gestão para postos de combustíveis é preciso se atentar a alguns detalhes. O primeiro deles é verificar se o sistema atende às principais necessidades administrativas do seu estabelecimento. Por exemplo, ele oferece uma ferramenta de controle de colaboradores? Há uma área para registrar o reabastecimento dos fornecedores? Quais soluções ele fornece para facilitar o cumprimento de exigências fiscais?

Vale ainda observar se o software é capaz de gerar relatórios sobre as receitas, despesas, vendas e estoques do posto. Pergunte ainda sobre a garantia de segurança da informação. Ele realiza backup dos dados automaticamente ou é preciso contratar esse serviço de terceiros? É importante tirar todas as dúvidas para ter a certeza de estar fazendo o melhor investimento.

Alguns dos principais softwares para postos de combustíveis

1. Petroshow

O Petroshow é um software que reúne várias soluções para os donos de postos de combustíveis. Por meio dele, é possível centralizar praticamente toda a gestão do estabelecimento. Além dos processos e procedimentos ligados especificamente aos combustíveis, ele também pode ser aplicado nas lojas de conveniência.

Ele oferece a possibilidade de fazer o faturamento automático e permite a atualização inteligente dos preços dos combustíveis. Outra vantagem é o campo destinado à gestão das despesas logísticas a fim de otimizar os custos operacionais. Em relação à parte financeira, ele garante transações seguras com rotinas de conciliações bancárias.

O Petroshow pertence à empresa paranense Viasoft, que conta com mais de 35 mil usuários.

2. Linx Postos

Outro software bastante conhecido é o Linx. Ele pode ser utilizado tanto nos postos quanto nas lojas de conveniência. Um diferencial desse sistema é o fato de ele ser totalmente hospedado na nuvem, o que garante mais segurança para os seus dados, facilita o acesso às informações e exige menos investimento em hardware.

O Linx oferece vários módulos e você pode contratar apenas aqueles que fazem sentido para o seu negócio. Ele permite, por exemplo, integrar a operação com as transportadoras e controlar o fornecimento de combustíveis. Além disso, o sistema engloba a gestão da equipe do posto, possibilitando o cadastramento dos colaboradores para a criação de um histórico e a implementação de um ponto eletrônico.

3. Petros

O Petros é um sistema que também oferece diferentes módulos, sendo possível unificar o controle operacional, financeiro, fiscal e gerencial do posto. Ah, ele também é armazenado em nuvem e realiza backups diários, aumentando a segurança das informações.

Esse software faz a atualização e sincronização de dados automaticamente, além de ajudar a manter as obrigações fiscais em dia (Pis/Cofins, LMC, NFC-e, NF-e, SAT-CF-e, e outras). A gerência do posto de combustível pode controlar o acesso ao sistema e registrar informações relacionadas a frentistas e clientes.

Segundo informações institucionais, o Petros já foi instalado para mais de mil clientes.

4. Autoexpert

O Autoexpert é um software presente no mercado desde 1993. Ele disponibiliza aos seus clientes uma integração versátil, incluindo a administração centralizada de filiais. Um diferencial oferecido por esse sistema é o Canal Cliente. Por meio dele, os gerentes podem registrar as informações de abastecimento de cada cliente com privacidade.

Outra ferramenta encontrada no Autoexpert é o Livro de Movimentações de Combustíveis (LMC). Além disso, ele é atualizado de acordo com as exigências fiscais do setor. Você conhece ou já ouviu falar sobre esse software?

5. Meta Posto

Esse sistema é conhecido por facilitar a administração financeira e contábil dos postos. Com ele, é possível monitorar remotamente o andamento das vendas e do estoque por meio de um aplicativo disponível para smartphones e tablets. Portanto, você pode ter acesso às informações do seu posto e das filiais mesmo estando longe. 

As vantagens do Meta Posto incluem ainda a integração do sistema com os medidores de tanques para controlar o estoque e o ajuste automático do LMC. Eles também oferecem um módulo para o relacionamento com os clientes.

Você conhece algum desses softwares de gestão para postos de combustíveis ou tem indicação de outros? Conte para gente nos comentários. Não se esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais.

 

2019-06-17T18:01:08-03:0017 de outubro de 2018|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?