A comunicação visual no posto de combustível e sua importância nas vendas

A experiência de compra de um cliente passa por diferentes fatores presentes em um estabelecimento. É inegável que, assim como o excelente atendimento e a qualidade dos produtos, a comunicação visual no posto de combustível é fundamental para instituir uma conexão com os consumidores e maximizar as vendas.

Neste artigo, vamos abordar todos os detalhes sobre o tema para que você faça a implementação correta no seu negócio.

O que é comunicação visual

Para início de conversa, é importante deixar claro o que é a comunicação visual. E aqui a resposta é bem simples. Qualquer maneira utilizada para transmitir uma informação através de elementos visuais, se enquadra na definição de comunicação visual. É a expressão de ideias, conceitos, esclarecimentos, avisos etc., por meios não verbais.

No caso de uma empresa ou estabelecimento comercial, essa comunicação vai desde a identidade da marca, como o logo, até as sinalizações de segurança, passando por anúncios, materiais gráficos, entre outros.

Por que a comunicação visual é tão importante em um posto de combustível?

A experiência do consumidor, com qualquer tipo de marca, abrange um conjunto muito amplo de fatores. A percepção que ele tem, seu sentimento e identificação com determinada empresa, passam, entre outros aspectos, pela identidade visual que está sendo adotada.

Deixar as informações mais claras e criar uma condição visual atraente e agradável, favorece a interação do consumidor com o seu posto de combustíveis.

Consequentemente, isso facilita a retenção e fidelização de clientes. E é aí que entra uma das grandes vantagens para o seu negócio.

Uma comunicação visual correta favorece as vendas

Esse tipo de comunicação também é uma estratégia que possibilita um excelente retorno sobre o investimento.

Até porque, ao utilizá-la adequadamente, como aspecto determinante para aumentar a probabilidade de fidelização, as vendas se maximizam.

Imagine um posto de combustíveis — ou mesmo outro comércio — no qual as informações são confusas e o consumidor não consegue identificar os serviços e preços. A credibilidade do local vai por água abaixo. É preciso ser transparente para transmitir confiança.

Pode até ser que naquele momento, talvez por falta de outras opções, o motorista abasteça ou utilize os serviços do posto. Mas, por desleixo, se perde a oportunidade de estabelecer um diferencial que poderia assegurar a conquista de um cliente fiel.

A fidelização gera compromisso e transferência de valor, que vão resultar em mais vendas. E uma boa comunicação visual será sua aliada na obtenção desses resultados.

Cliente entrega cartão de pagamento ao colaborador de um posto de combustível

Uma boa comunicação visual no posto de combustível favorece a experiência do cliente e potencializa as vendas.

Como melhorar a comunicação visual no posto de gasolina

Além da fachada, logo, cores e outros aspectos da identidade visual (que vão depender se o posto é bandeirado ou não), alguns detalhes devem ser considerados para que a comunicação seja atrativa, traga a personalidade da marca e converse com seu público-alvo.

Preços e formas de pagamento visíveis

Além de ser item obrigatório — até mesmo para informar composição do preço de combustível —, deixar a precificação evidente, com placas e totens em excelentes condições, facilita a compreensão dos consumidores, transmitindo confiabilidade.

As formas de pagamento aceitas no local também devem ser informadas de maneira clara. É importante que adesivos e placas com as bandeiras dos cartões aceitos sejam visíveis para os motoristas que estão nos veículos no momento do abastecimento.

Nos casos de postos que trabalham apenas com forma de pagamento através de dinheiro, é primordial que essa informação seja comunicada já na entrada do estabelecimento. Isso evita alguns transtornos e possíveis constrangimentos.

Indicação de fluxo de veículos

Essa é uma comunicação que interfere diretamente na experiência dos clientes nos postos. Uma boa indicação do fluxo de entrada e saída dos veículos, bem como da disposição das bombas e da circulação interna, evita confusões, acidentes, facilita o abastecimento e o trânsito para os motoristas, além de possibilitar que os usuários identifiquem outros serviços ofertados.

Tipos de combustíveis vendidos no local

Comunicar os combustíveis disponíveis e seus diferenciais, tanto de preço quanto de qualidade, conduzem o cliente a uma escolha mais assertiva, além de simplificar o processo de venda. Essa comunicação também interfere positivamente na anterior, de indicação de fluxo dos veículos, já que direciona o motorista para o combustível que ele precisa.

Serviços adicionais

Aditivo fundamental para aumentar as vendas e maximizar a fidelização de clientes, os serviços oferecidos pelo seu posto precisam ser apresentados com uma comunicação visual que realmente estimule a curiosidade dos consumidores e, consequentemente, a adesão a eles.

Iluminação

Investir em iluminação de qualidade é fundamental para potencializar os atributos positivos da comunicação visual no posto de combustível. O velho ditado “é preciso ser visto para ser lembrado” faz todo o sentido aqui, principalmente à noite. É importante que os elementos estejam bem posicionados para gerar o efeito desejado e direcionar a iluminação nas informações prioritárias.

Uniforme da equipe

A apresentação da sua equipe também deve estar alinhada com a comunicação visual do seu posto. Quando falamos dessa apresentação, queremos dizer especificamente do uniforme utilizado. A identificação dos funcionários transmite aos clientes segurança e confiabilidade.

Vale destacar que aqui, mais importante que a preocupação com a identidade visual da marca, o bem-estar da equipe deve ser considerado. Por isso, priorize tecidos de qualidade e apropriados para as atividades que serão desempenhadas pelos colaboradores.

As vantagens para bandeirados Ruff

Quando se decide por utilizar a bandeira Ruff em um posto de combustíveis, além de oferecer aos consumidores produtos e serviços de qualidade, a comunicação visual será toda pautada em uma marca estabelecida e com credibilidade no mercado.

Ser Ruff é profissionalizar ainda mais suas atividades e conquistar e fidelizar novos clientes, através de um conceito moderno e atrativo.

Nossos parceiros também contam com assessoria comercial e treinamento técnico. Disponibilizamos ainda veículo-laboratório para realização de testes de qualidade e compartilhamos orientações gerais para garantir a gestão bem sucedida dos postos.

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2021-04-22T15:11:33-03:003 de maio de 2021|Dicas e Cuidados|
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