Como fidelizar clientes em postos de combustíveis?

Os proprietários de postos de combustíveis devem ter uma preocupação que vai além da simples necessidade de atrair novos clientes para o seu estabelecimento. Essa inquietação, que precisa ser constantemente trabalhada, é a de entender como buscar formas para garantir que as pessoas retornem ao seu posto. Quer saber como fidelizar clientes? Vamos te guiar através de dicas para maximizar a boa experiência deles com o seu negócio. Confira!

Fidelização no dia a dia

Ao pensarmos nos desafios dos proprietários de postos de combustíveis, um dos questionamentos que surgem é “como atrair novos clientes para o estabelecimento?” Essa é, de fato, uma questão primordial e importantíssima, mas que divide atenções com outro ponto fundamental: a fidelização desses clientes. Conquistar é vital para o funcionamento do negócio. Contudo, é no fidelizar que se encontra o grande trunfo de perpetuação e consolidação dele.

Em um cenário cada vez mais competitivo, é preciso ser eficiente na oferta de serviços fundamentais — combustíveis e produtos para os veículos — e criativo ao oferecer serviços aos motoristas e consumidores sem automóveis.

Posto de combustível organizado é posto de combustível atrativo

Seja para conquistar ou fidelizar um cliente, organização é fundamental. Por isso, antes de colocar qualquer estratégia ou plano de ação em prática, mantenha seu estabelecimento um local atrativo e que faça a diferença para quem o frequenta.

Organize as bombas em disposições bem sinalizadas, de modo que o fluxo de veículos seja coerente, seguro e fluido. Distribua os serviços oferecidos aos carros com espaçamento suficiente para manobras, filas de espera e até mesmo para situações de urgências. Deixe os locais de estacionamento bem identificados e, se puder, dedique um espaço para clientes preferenciais e até mesmo para clientes VIP.

Tenha certeza de que todas as ofertas de serviços veiculares e seus preços estejam visíveis e compreensíveis, evitando margens para problemas no pagamento. Certifique-se também de que todos os equipamentos estejam com o funcionamento em perfeito estado.

Na área externa de seu posto, ofereça banheiros confortáveis e higienizados para os frequentadores do ambiente — a tendência é que fatores como conforto e higiene determinem a decisão final dos clientes, ainda mais em tempos de pandemia.

Invista também na segurança de seu posto de combustível, principalmente se o seu funcionamento ultrapassar os horários comerciais. Ela pode ser oferecida através de mão de obra humana e/ou tecnológica. Além disso, proteja seu ambiente ao finalizar o expediente para garantir que o período inativo também seja tranquilo.

Produto de qualidade é sinônimo de cliente satisfeito

Esse é um dos itens primordiais de como fidelizar clientes em postos de combustíveis. Afinal, todo cliente se sente satisfeito ao visitar um estabelecimento e utilizar um produto de qualidade.

Ofereça somente produtos confiáveis e que entregarão performance e satisfação. Na parte de abastecimento, tenha disponível os melhores combustíveis possíveis e itens periféricos de qualidade, como óleos de motor. Até mesmo na trivial lavagem de para-brisas, é possível oferecer serviço diferenciado.

Se possível, ofereça também uma área de conveniência a seus clientes. Há sempre os que buscam por pequenas refeições, bebidas, gelo, tabaco, entre outros. Aliar uma área de consumo — interna e/ou externa — à loja de conveniências aumenta ainda mais as chances de fidelização. Não se esqueça de ofertar banheiros e, se quiser ir além, disponibilize caixas eletrônicos multi-bancos.

No entanto, é possível ainda fazer mais do que o tradicional. Caso seu posto de combustível seja perto de centros esportivos, por que não oferecer junto ao sistema de calibragem de pneus, bombas de ar para enchimento de bolas?

De fato, a diversificação de serviços oferecidos é muito impactante para os consumidores.

Homem branco no interior de uma loja de conveniência, com um dos braços apoiados em um balcão enquanto utiliza um tablet. Ao fundo, através de uma janela, um posto de gasolina.

Como fidelizar clientes em postos de combustíveis é o maior desafio imposto aos donos dos estabelecimentos.

Equipe preparada e atendimento personalizado

A relação de confiança entre quem oferece um serviço e quem o utiliza norteia a escolha de todos os clientes, em todos os setores. Nos postos de combustíveis, muitas vezes as desconfianças dos consumidores podem surgir por conta do mau atendimento ou da indiferença demonstrada por algum membro da equipe perante uma dúvida ou problema sério de algum motorista.

Para evitar que isso aconteça, invista em treinamentos para construir uma equipe qualificada não só nos serviços de abastecimento e manutenção veiculares, mas também no atendimento ao público.

Oferecer atendimento personalizado também é uma dica preciosa de como fidelizar clientes em postos de combustíveis. Um simples e eficiente cadastro ajuda a mapear os gostos e necessidades de cada cliente, permitindo que sua equipe ofereça serviços de acordo com cada perfil. Ao ser tratado de maneira exclusiva, o consumidor se sentirá querido e bem recebido em seu estabelecimento.

Flexibilidade no pagamento

Existe situação mais desagradável e inconveniente do que enfrentar problemas no momento de pagar aquilo que foi adquirido? Portanto, evitar que esse tipo de situação aconteça é outro fator fundamental em como fidelizar clientes em postos de combustíveis.

Para flexibilizar e facilitar o momento final da experiência do consumidor em seu estabelecimento, ofereça variados meios de pagamento. Se possível, todos os existentes. Aceite cédulas, cartões de débito, cartões de crédito, cartões de benefício combustível, folhas de cheque e também tenha em seu posto bombas com a tecnologia de cobrança após leitura de códigos de barras nos para-brisas dos veículos.

Na área de conveniência, aceite também os cartões de benefícios alimentação e refeição. Oferecer maquinetas com tecnologias que permitam o pagamento via aproximação de cartões e celulares também é uma boa pedida para se diferenciar e fidelizar clientes.

Lembre-se sempre que, por mais satisfatória que tenha sido a experiência em seu posto de combustível, encontrar dificuldades no momento de pagamento pode prejudicar todo o processo de fidelização.

Rede Ruff: credibilidade, atendimento diferenciado e alta qualidade

Em qualquer negócio, fidelização de clientes demanda esforços constantes e muita paixão por aquilo que se faz. Aqui na Ruff essa tarefa é levada muito a sério.

A Ruff é uma distribuidora de combustível consolidada no mercado e referência em qualidade e atendimento. Desde 1995, a nossa atuação tem sido abastecida pelo respeito aos clientes, consumidores, colaboradores e meio ambiente.

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2021-02-02T13:39:37-03:002 de fevereiro de 2021|Dicas e Cuidados, Ruff|
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