Aumento do etanol na gasolina está próximo

Os produtores de etanol esperam pela decisão do governo sobre o aumento do percentual do etanol anidro na gasolina. Segundo fontes, o sinal verde deve ser dado a partir da próxima safra, estimada para abril.  A idéia é que esse aumento da porcentagem diminua o impacto da alta da gasolina, que está sendo prevista pelo mercado, assim o biocombustível estaria contribuindo para redução do preço da mesma.

A quantidade de etanol na gasolina deve passar dos 20% para 25%. Um ponto positivo do aumento da porcentagem é o menor impacto das importações de combustíveis sobre a balança comercial brasileira, ela teve um déficit de US$ 100 milhões no início de 2013. A compra externa não deve diminuir, mas especialistas apontam que a medida já ajudará a reduzir os resultados negativos da balança.

O ministro de Minas e Energia já havia afirmado que o governo poderia aumentar a mistura do biocombustível na gasolina se a produção da cana voltasse a atingir níveis adequados.

Segundo a União da Indústria da Cana-de-Açúcar, a indústria vem retomando aos poucos a sua força e já tem resultados positivos. As usinas do Centro-Sul venderam 4.05% mais etanol de abril a dezembro de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011. O volume foi de 16,84 bilhões de litros, sendo 2,88 bilhões para exportação e 13,95 bilhões para o mercado interno.

A espera do anúncio do aumento do etanol deve impulsionar ainda mais a produção das usinas, que devem investir mais nos canaviais e se preparar para o crescimento da demanda.

2019-02-19T16:29:08-03:0023 de janeiro de 2013|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?